TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACESSO E NECESSIDADES DE INFORMAÇÕES PROFISSIONAIS BRASILEIROS:UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.504 Palavras (11 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

administração

Josué fernandes francisco da silva

acesso e necessidades de informações profissionais brasileiros:um estudo exploratório

[pic 3]

Tangará da Serra

2014

josué fernandes francisco da silva

acesso e necessidades de informações profissionais brasileiros:um estudo exploratório

Trabalho apresentado ao Curso Administração  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Introdução a contabilidade, Matemática, Introdução a Economia, Teorias da Administração, seminarios.

Prof.Sebastião de Oveira, Ivan Ferreira de campos

Tangará da Serra

2014

Introdução

O objetivo desse trabalho tem como finalidade  responder de forma satisfatória as 4 questões indicadas, baseado no texto sugerido de título: 
Acesso e necessidades de informação de profissionais brasileiros: Um estudo exploratório. Para a realização deste trabalho, foi necessário analisar e compreender o texto sugerido, além da realização de pesquisas para assuntos específicos, estas inseridas de forma resumida e objetiva estão respondidas de acordo com o que se pede as perguntas.


1 Os principais relátorios Financeiros e sua estrutura das áreas de finanças e contabilidade.

 Os dados revelam, ainda, a predominância de relatórios e mensagens escritas para se veicular informações relativas a transações de nível operacional, ou seja, aqueles referentes a produção/operações (51,7%), vendas (50,6%) e finanças/contabilidade (45,9%). Esses meios são também os mais relevantes para transmitir informações sobre normas e regulamentos. Embora com frequência menor, os relatórios internos constituem o veículo mais importante para a comunicação nas áreas de marketing (38,6%) e jurídica (34,8%).

As informações sobre pessoal são transmitidas essencialmente de duas maneiras, sendo que o meio mais importante são os contatos formais (44,3%). No entanto, os relatórios internos também constituem veículos importantes para informações nessa área, tendo sido assinalados por 35,2% dos profissionais. Não obstante a existência de canais formais, as informações nas áreas de recursos humanos, pessoal e jurídica são difundidas, predominantemente, por intermédio de contatos informais (47,8%, 44,3% e 35,9%, respectivamente). Esse dado revela, provavelmente, a inexistência de sistemas de informação apropriados nessas áreas.

Um outro aspecto interessante é a grande porcentagem dos profissionais (34,1%) que indicaram as reuniões planejadas como meio predominante para se veicular dados referentes ao planejamento estratégico das empresas. Esse dado sugere que tratam-se de informações de caráter reservado, impróprias de serem divulgadas por meios escritos mas que, no entanto, são transmitidas por meios pessoais e formais. Isto é coerente com a ideia de que tais informações, por sua natureza, precisam ser discutidas em grupo para que assim sejam devidamente analisadas e interpretadas. 


2 Teoria da informação e outras teorias relacionadas

A Teoria da informação ou Teoria matemática da comunicação é um ramo da teoria da probabilidade e da matemática estatística que lida com sistemas de comunicação, transmissão de dados, criptografia, codificação, teoria do ruído, correção de erros, compressão de dados, etc. Ela não deve ser confundida com tecnologia da informação e biblioteconomia. Claude Shannon (1916-2001) é conhecido como "o pai da teoria da informação". Sua teoria foi a primeira a considerar comunicação como um problema matemático rigorosamente embasado na estatística e deu aos engenheiros da comunicação um modo de determinar a capacidade de um canal de comunicação em termos de ocorrência de bits. A teoria não se preocupa com a semântica dos dados, mas pode envolver aspectos relacionados com a perda de informação na compressão e na transmissão de mensagens com ruído no canal. É geralmente aceito que a moderna disciplina da teoria da informação começou com duas publicações: a do artigo científico de Shannon intitulado Teoria Matemática da Comunicação ("A Mathematical Theory of Communication"), no Bell System Technical Journal, em julho e outubro de 1948; e do livro de Shannon em co-autoria com o também engenheiro estadunidense Warren Weaver (1894-1978), intitulado Teoria Matemática da Comunicação (The Mathematical Theory of Communication), e contendo reimpressões do artigo científico anterior de forma acessível também a não-especialistas - isto popularizou os conceitos.

A teoria da informação dedica-se ao estudo de medidas de informação e suas propriedades e aplicações,nomeadamente em problemas de telecomunicações. Não se pode afirmar que existe a teoria da informação, mas sim
diversas teorias da informação, com fundamentações conceptuais diversas, as mais
famosas são a teoria da informação de Shannon (TIS) e a teoria da informação de
Kolmogorov (TIK.) A TIS, desenvolvida por Claude Shannon nos anos 40, suportase numa perspectiva probabilística, enquanto que a TIK adopta uma perspectiva
computacional. Para além da sua clara importância prática em telecomunicações, a TIS tem influência e aplicabilidade em várias áreas científicas e tecnológicas: biologia (em particular, na biologia molecular, na neurobiologia, na biologia teórica);física (física estatística, física quântica e cosmologia); química; Matemática (por exemplo, teoria das probabilidades e estatística, teoria ergódiga, sistemas dinâmicos, cálculo combinatório, álgebra, optimização); economia (em particular, na analise de estratégias de investimento e no estudo de mercados bolsistas).
A complexidade de Kolmogorov é uma teoria da informação e da aleatoriedade, profunda e sofisticada, que trata da quantidade de informação de
objetos individuais, medida através do tamanho de sua menor descrição algorítmica. Ela é uma noção moderna de aleatoriedade, e refere-se a um conceito pontual de aleatoriedade, aoinvés de uma aleatoriedade média como o faz a teoria das probabilidades. Ela é um ramo derivado da teoria da informação de Claude
Shannon, embora hoje possa ser considerada uma área de pesquisa madura e
autônoma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com