TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O cenário contemporâneo da mulher no mercado de trabalho brasileiro: Estudo de caso das estratégias adotadas por trabalhadoras visando driblar as barreiras impostas

Por:   •  1/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.412 Palavras (14 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 14

        [pic 1]

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

“O cenário contemporâneo da mulher no mercado de trabalho brasileiro: Estudo de caso das estratégias adotadas por trabalhadoras visando driblar as barreiras impostas”

Iuri do Nascimento Cardoso Ribeiro

Marcelo Mendes F. de Jesus

Ronaldo Luiz Damazio

Max Vinicius M. da Silva

RIO DE JANEIRO

DEZEMBRO DE 2019


Iuri do Nascimento Cardoso Ribeiro

Marcelo Mendes F. de Jesus

Ronaldo Luiz Damazio

Max Vinicius M. da Silva

“O cenário contemporâneo da mulher no mercado de trabalho brasileiro: Estudo de caso das estratégias adotadas por trabalhadoras visando driblar as barreiras impostas”

Trabalho da disciplina de TCC, apresentado para obtenção de conclusão de curso de ADMINISTRAÇÃO do Centro Universitário Celso Lisboa, sob a orientaçãodo ProfessorMestre Luiz Henrique Santos e Silva.

RIO DE JANEIRO

DEZEMBRO DE 2019

Sumário

Sumário        1

RESUMO        2

ABSTRACT        3

1.        Introdução        4

1.1 Objetivos        5

1.1.1 ObjetivosGerais        5

1.1.2 Objetivos Específicos        5

1.1.3 Problema        6

1.2 Justificativa        6

2.        Revisão daLiteratura        6

2.1 Mercado de Trabalho e a Administração de RecursosHumanos        6

2.2 Turnover        9

2.3 Burnout        11

2.4 Engajamento no trabalho        12

3.        Estudo de Caso        13

3.1 Banco Itaú Unibanco        13

3.1.1 Histórico e descrição da empresa        13

3.1.2 Missão        14

3.1.3 Visão        14

4. Métodos de pesquisa aplicado        14

8. Apêndice        20

8.1 .Respostas do questionário aplicado        20

9.Referencias Bibliográficas        24

RESUMO

Palavras-chaves: Qualidade de vida, Produtividade e Satisfação

ABSTRACT

Keywords: Turnover, burnout, engagement at work, itaú

  1. Introdução
  1. Objetivos
  1. ObjetivosGerais

Pesquisar e Identificar no cenário contemporâneo brasileiro as barreiras e percalços que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho, assim como as estratégias que adotam para “driblar” as dificuldades impostas, mesmo sendo bem qualificadas, às vezes, até mais que os homens.

1.2 ObjetivosEspecíficos

  • Realizar pesquisas bibliográficas
  • Realizar pesquisas de campo buscando relatos
  • Mostrar percentuais de desemprego da mulher no mercado de trabalho
  • Identificar a dificuldade e preconceito sofrido pelas mulheres de chegar a um nível hierárquico
  • Mostrar estratégias diversas aplicadas no mercado para lidar com as barreiras

1.3 Problema

O Mercado de trabalho já tão competitivo e preconceituoso para a mulher, se tornou muito mais difícil para elas, diante do cenário atual vivido por todos nós trabalhadores brasileiros, mesmo sendo bem qualificadas. Com isso, a pergunta que nos norteia neste trabalho é:

Por que a mulher é tão desvalorizada no mercado de trabalho e quais as estratégias que elas adotam para lidar com essa adversidade no mercado de trabalho brasileiro

1.4 justificativa

O mercado de trabalho já tão competitivo normalmente ainda sofre com crises constantes, e a mulher que, historicamente, já tem uma dificuldade grande para se estabelecer e conseguir um emprego, ainda sofre com a desconfiança a falta de oportunidade, com as diferenças salariais, comparadas a homens que ocupam o mesmo cargo que elas.

Podemos ver que cada vez mais as mulheres estão tendo dificuldades para se recolocar no mercado de trabalho, por isso, resolvemos fazer o nosso trabalho com esse tema optando por esse assunto tão impactante no mercado brasileiro.

  1. Revisão daLiteratura

2.1 Cenários mercadológicos: definição geral

Até meados do século XVIIIa produção era artesanal, dessa forma a concorrência era mínima, não havendo necessidade da criação de estratégias para vender seus produtos. Com o passar do tempo surgiu a revolução industrial e com ela veio as máquinas o que gerou um novo cenário para o mercado porque deu-se início a concorrência e a busca por um diferencial para a venda de seus produtos, que passou a ser necessária para sobreviver a um mercado tão competitivo (Ekman, 2015).

O empreendedor ganhou uma força muito grande, mas também uma grande responsabilidade, pois surgiram novas tecnologias que resultam uma mudança no relacionamento entre as empresas e os consumidores, que vão se tornando cada vez mais exigentes, selecionando os produtos disponíveis no mercado(Barros e Lehfeld,2000).

Na década de 1950 surge a teoria de marketing para entender as necessidades e os desejos do consumidor e criar estratégias para despertar o desejo pela obtenção do produto ou serviço, o marketing se torna um dos principais fatores para o sucesso de uma empresa, assim desenvolvendo o composto de marketing ou Mix demarketingque é uma combinação de acessórios estratégicos usados para criar valor para os clientes e alcançar os objetivos da empresa.  Destaca-se quatro ferramentas primarias sendo estas as mais evidentes: o produto, o preço, o ponto de venda e a promoção, assim formam os “4 P’S de marketing ‘’(Biessa, 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (307.7 Kb)   docx (212.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com