TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD 1 CIÊNCIAS POLÍTICAS

Por:   •  14/2/2016  •  Exam  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade avaliativa 1

Aluno: Cléo Teixeira Gomes                                                 

Mat.:13113110048

Atividade Avaliativa 1

Questão n° 1

Para Aristóteles, democracia tinha um significado muito distinto do conceito de democracia do século xx, pois para ele significava que o governante pensava somente em si, logo entendia-se democracia como sendo tirania da maioria sobre a minoria. Já a partir do século xx, passou a existir uma nova concepção de democracia, que quer dizer governo da maioria que respeita os direitos da minoria. Por que para Aristóteles o conceito de democracia era diferente do conceito de democracia do século XX?

Questão n° 2

O estado exerce poder político sobre os indivíduos (governados) quando os obriga a pagamentos de impostos, cumprimento das leis as quais estão subordinados e a matar ou morrer em períodos de guerra, logo o uso ou ameaça do uso da força é o meio pelo qual o poder político se exerce, porém não é condição suficiente para que seu exercício se configure como poder político, pois se fosse dessa forma todos os que usassem a força para obterem o que desejassem também estariam exercendo poder político, como por exemplo, a milícia que cobra taxas por uma segurança que não é pedida. Por que as outras pessoas não podem exercer poder político e ainda assim muitos tentam usufruir dessa prerrogativa?

Questão n°3

O poder não se detém, mas se exerce, ou seja, uma pessoa não é considerada poderosa pelos bens que possui, mas sim pela sua capacidade de influenciar a outrem. Baseado nisso, cite uma situação em que uma pessoa possa ser considerada de fato, poderosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com