TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD GESTÃO DE PESSOAS II

Por:   •  8/12/2015  •  Exam  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

       [pic 3]

  1.   Avaliação a Distância

   

Disciplina: Gestão de Pessoas II

Curso: Administração

Professor:

Nome do aluno:

Data:  Out 2013

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Uma conceituada rede de Fast Food de Florianópolis solicitou um estagiário em Administração pelo seguinte motivo: "meus funcionários não sabem o que tem que fazer. Todos os dias eu preciso dizer a função de cada um. Um não sabe o que esperar do colega, é uma confusão!" Quando observamos o cotidiano verificamos que o próprio gestor muda as atribuições dos colaboradores a cada semana. Desta forma, sugerimos ao gestor que se faça, com urgência, uma Análise e Descrição de Cargos. Explique, de forma fundamentada e baseada nos estudos da disciplina (3,0 pontos):

a) Por que fazer Análise e Descrição de cargos?

R: Porque para a organização o cargo se constitui como a base e como a referência para a gestão de pessoas, pois todas as práticas, os programas e as ações normalmente estão vinculados ao cargo.

b) Como se faz uma Análise de cargos?

R: Através da análise de competências e do seu nível de contribuição. As competências podem  ser, assim, levantadas por meio de: entrevistas com os gestores; visualização, conhecimento do processo; descrição de funções; e das descrições de cargos amplos.

c) Como se faz uma Descrição de Cargos?

R: A descrição de cargo orienta as pessoas na sua organização e interação. Cada colaborador trabalha em uma organização desempenhando um determinado cargo. Os níveis de responsabilidade, atribuições e resultados esperados ficarão distribuídos entre os cargos que compõem a estrutura formal e serão documentados por meio do perfil ou da descrição de cargo. A descrição tende a assumir uma descrição ampla e abrangente das principais atividades inerentes de cada um dos vários departamentos existentes na organização.

2. Estudamos em nossa disciplina que a avaliação de desempenho é o processo que busca mensurar objetivamente o desempenho e fornecer aos colaboradores informações sobre a própria atuação, de forma que possam aperfeiçoá-la sem diminuir sua independência e motivação para a realização do trabalho. Nas Lojas Renner este processo foi implantado há 13 anos, mas no início a empresa enfrentou algumas dificuldades para implantar o sistema, principalmente por que os gestores apresentaram certa resistência em dar e receber feedback sobre o seu desempenho, ou seja: não estavam acostumados a ouvir a opinião de quem eles avaliavam periodicamente, ou seja, os seus subordinados. "Por sua vez, os liderados apresentaram uma receptividade melhor, pois eles passaram a ter a oportunidade de mostrar o próprio pensar", complementa Clarice Martins Costa, uma das Gerentes Renner. Diante de uma empresa que ainda não adotou este processo no Gerenciamento de pessoas, como você implantaria a Avaliação de Desempenho? Explique cada uma das etapas, em um texto dissertativo-argumentativo, de no mínimo 15 linhas. (3,0 pontos)

R:

- auto-avaliação: através de uma reflexão sobre o trabalho da empresa, o seu papel profissional, seus pontos fortes e os fatores que precisam ser desenvolvidos;

- avaliação do gestor: promovendo um diálogo entre avaliador e avaliado, no qual possa ocorrer a troca de informações sobre as percepções quanto aos pontos fortes e aos que precisam ser desenvolvidos;

- análise e discussão do resultado: através do debate entre os lideres e os liderados;

- estabelecimento do compromisso de desenvolvimento: estabelecendo metas a serem atingidas pela empresa ao longo de determinado período estabelecido;

- acompanhamento dos compromissos estabelecidos: através de uma comissão criada para este fim, com objetivo fiscalizar os resultados que foram programados.

3. As questões relativas ao salário têm sido os principais alvos de reclamações por parte dos trabalhadores. O desconhecimento do plano de remuneração da organização e as percepções de injustiças provocam insatisfação e, em casos mais extremos, a saída do colaborador. Gerenciar a remuneração é um dos processos que estão sob a responsabilidade do Gestor de Pessoas. Por que uma empresa deve se preocupar em gerenciar estrategicamente a remuneração dos seus colaboradores? Explique, de forma fundamentada e baseada nos estudos da disciplina (2,0 pontos):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (320.3 Kb)   docx (77.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com