TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD PLANEJAMENTO ECONOMICO

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Planejamento Econômico

Professor: Leandro Luís Darós

Nome do aluno: EMY KARLA MACEDO PEREIRA

Data: 19/10/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1

Entre no site do Banco Central do Brasil e procure pelas atas do Comitê de Política Monetária - COPOM. Essas atas são ricas em informações sobre a nossa economia e sobre como a condução da política monetária do governo interfere diretamente em vários setores. Selecione uma ata (não se esqueça de informar qual é o número) e comente sobre os impactos da decisão do COPOM na economia, entre 10 a 15 linhas. (5,0 pontos).

RESPOSTA:

O COPOM é um comitê formado pelo presidente e os diretores do Banco Central, que se reúnem a cada 45 dias e tem por objetivos, suscintamente, fixar a taxa básica de juros, a Selic.

Em linhas gerais isso impacta diretamente na vida do cidadão, pois os índices variantes determinam o poder de compra das pessoas que oscilam para maior, quando a taxa de juros está em baixa, e para menor quando em alta.

Ao observarmos a Ata da 193ª reunião do COPOM podemos observar três partes distintas: o histórico do comportamento da economia no período anterior; a avaliação da inflação e suas projeções futuras e por fim as conclusões, recomendações e resoluções.

Desta forma, na Ata em epígrafe, no item 29, o COPOM decide, unanimemente manter a taxa Selic em 14,25% a.a., por acreditar que “é necessária para a convergência da inflação para a meta no final de 2016” pois uma das bases das decisões do COPOM são as metas previamente decididas pelo próprio comitê como forma de manter a inflação sob controle

Vale ressaltar que a referida Ata retrata esmiuçadamente diversas vertentes da economia, como o comportamento do comércio, da indústria, do mercado internacional, bem como investimentos no país e também, a preocupação com a integridade das famílias em manter suas necessidades e capacidade de cumprir com seus compromissos financeiros.

FONTES:

- http://www.bcb.gov.br/?COPOM193

- http://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/423475/copom-entenda-como-funciona-quais-sao-suas-principais-tarefas

- http://www.universitario.com.br/noticias/n.php?i=5015

Questão 2

Você lembra que um dos principais objetivos do planejamento econômico é o de desenvolver de forma equitativa todas as regiões do país, sendo que o governo investe em serviços não atrativos para a iniciativa privada, mas estratégicos para o desenvolvimento do país. A partir desse fundamento, entre no hotsite do Programa de Aceleração do Crescimento 2, escolha uma obra do programa e escreva sobre a importância econômica da obra para região onde está sendo executada, entre 10 a 15 linhas. (5,0 pontos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (365.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com