TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM de empresas

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Administração de Micro e Pequenas Empresas
Aula-tema 03: Desenvolvimento econômico











Atividade de Autodesenvolvimento











Daiane Aparecida da Silva

RA: 9911153638

Segundo (KLAES, 2011):

A globalização da economia funcionou como vetor das principais transformações do século XX. As avançadíssimas tecnologias propiciaram a criação de um mercado mundial desterritorializado, cujas partes são interdependentes e hegemônicas; a emergência de uma cultura global, com base em idéias comuns compartilhadas por pessoas de todas as nacionalidades em todo o planeta, e o deslocamento do poder da esfera política para a esfera econômica, com o conseqüente enfraquecimento do Estado-nação como ator internacional. Essas são algumas das mudanças positivas mais perceptíveis, permeadas, entretanto, pelo crescimento da miséria, exploração, opressão, desagregação, desvalorização e degradação da condição humana e do meio ambiente.

Podemos verificar que a globalização é o que movimenta o mundo, no aspecto político as nações podem se unir em um simples passo já que a internet possibilitou aproximar todos os países.

As redes sociais vêm sendo muito utilizadas às vezes de maneira muito inadequada, com as eleições os internautas manifestaram suas opiniões um tanto quanto agressivas, porém no cada um com seu ponto de vista.

A política cresce cada dia mais, pois através dela pode-se obter a igualdade e a amizade entre as nações.

No caso da cultura a globalização mudou com o tempo, novos pensamentos, foram capazes de transformar a idéia de que todos são um só, pois, cada país tem uma cultura diferente, por exemplo: no Japão sua população come peixe cru, é de sua origem foram criados assim, no Brasil o pescado é consumido frito empanado, porém a influência dos colonos japoneses trouxeram suas raízes com eles, novos hábitos para o nosso País, novas culturas.

Isso proporcionou que os nativos se habituassem à cultura de outro País, assim como Italianos, Espanhol, Português, Francês, Argentino dentre outros, todos com culturas diferentes, porém com a globalização puderam de certa forma se unir, mesmo estando dentro de outra localidade com costumes diferenciados.

Através desta miscigenação a economia do País Brasil foi crescendo e tomando novos rumos estando agora entre os BRICS.

Outro ponto crucial para o desenvolvimento econômico de algumas empresas não necessariamente brasileiras se dá ao fenômeno outsourcing onde os serviços são terceirizados e Segundo Hätönen e Eriksson (2008) A busca por vantagens competitivas faz com que as organizações considerem estrategicamente a delegação da responsabilidade pela execução de algumas de suas funções a terceiros. O fato desses “terceiros”, caracterizados doravante neste estudo simplesmente como provedores, serem capazes de oferecer economia de escala, conhecimento especializado, tecnologia atualizada, entre outros recursos desejáveis, é que tem posto a terceirização em destaque nas últimas décadas e, tem como prática adotada nos mais diversos setores da atividade econômica.

Mediante este fenômeno temos a empresa FIAT para melhor entender como ela se adaptou ao processo de globalização.

Fundada por Giovanni Agnelli em 11 de julho de 1899, depois da segunda guerra mundial, teve apoio político e cresceu com o passar dos anos, passando de herdeiros para herdeiros.

A FIAT é o maior grupo automotivo da Itália, projeta e fabrica automóveis, caminhões, tratores, entre outros. Está em diversos países e emprega mais de 223.000 pessoas, sendo que 111.000 são fora da Itália, e encontra-se instalada em mais de 61 países, sendo uma das pioneiras nos negócios automotivos.

A empresa passava por diversos problemas relacionados à estrutura funcional da empresa, ou seja, a de TI (Tecnologia da Informação), e sabendo que esta função é primordial para o funcionamento e crescimento da empresa, precisavam resolver esta questão, pois, as outras grandes marcas se tornaram muito competitivas mediante o crescimento global e populacional, com a era da informática cada vez mais avançada e desenvolvida.

O CIO (Chief Information Officer) da FIAT Gilberto Ceresa, decidiu então como estratégia terceirizar todo o serviço de comunicação do grupo, ou seja, deveria ser terceirizado por uma empresa competente e confiável além de experiente no ramo de comunicações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (299.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com