TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRADOR COMO AGENTE ACTIVO NO PROCESSO DE PESQUISA DE SUCESSO DA ORGANIZAÇÃO

Trabalho acadêmico: ADMINISTRADOR COMO AGENTE ACTIVO NO PROCESSO DE PESQUISA DE SUCESSO DA ORGANIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 6

4. ETAPA 04 - O ADMINISTRADOR COMO AGENTE ATIVO NO PROCESSO DE BUSCA PELO SUCESSO DA ORGANIZAÇÃO

4.1. Introdução

Durante este relatório apresentaremos em uma linguagem clara e objetiva as funções e a importância do administrador dentro da organização, tomando como base alguns artigos apresentados no desafio proposto pela Atividade Prática Supervisionada.

Discorreremos sobre a importância da cautela nas decisões e como elas impactam o nível institucional, intermediário e operacional e ainda a importância tanto da implementação de tecnologias de gestão, enfatizando a Aprendizagem Organizacional, como a importância de ter como foco a equipe da organização, motivando-a, dando-lhe condições de trabalho satisfacientes e tornado-a parceira da organização.

Por fim, falaremos sobre como o administrador se situa dentro de cada etapa do processo administrativo, cito: planejamento, organização, direção e controle. E a importância destes para a maximização dos resultados organizacionais e conseqüentemente o sucesso empresarial.

4.2. Desenvolvimento

O artigo O trabalho do gerente executivo (de autoria de Antonio Cure e Suzana BRUNO, disponível em http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/view/85/83, Acesso em 02 de jun. 2013, as 14:00h) e Aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem (Márcio Carreira, disponível em: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/view/795/641>. Acesso em: 02 de jun 2013, as 16:00h) compartilham sobre uma critica de "o que deve o administrador fazer" para ser eficaz e eficiente, a partir da análise de obras teóricas e pesquisas empíricas sobre o assunto.

Observamos que ainda existem algumas ideias distorcidas sobre o administrador, como a daquele executivo que fica trancado por horas em sua sala realizando um planejamento, quando na verdade suas ações são pautadas na brevidade, variedade e fragmentação em consequência de ser um respondente, em tempo real, das pressões do cargo.

Uma das principais funções apresentadas é que o administrador deve executar ou delegar tarefas que consistem em realizar ações concretas e específicas, isoladamente, sem a intervenção de outras pessoas, a organização é um conjunto de partes em constantes inter-relacionamentos; a organização é orientada para finalidades e está em interdependência com o ambiente. Assim são unidas as competências para a criação de valores.

È mostrado ainda que o planejamento é implícito, mutável e que o contato verbal é muito importante, as vezes um café com outro empreendedor vale mais do que várias paginas de um relatório.

Por fim, a administração é vista como uma ciência e profissão bastante dinâmica e o administrador é tido como um representante, um líder, um contato, portavoz das informações, empreendedor, alocador de recursos, solucionador de problemas, um verdadeiro negociador.

Nos dias atuais em que a competitividade vem crescendo rapidamente por cima das organizações, aquelas que pararem no tempo ou não buscarem novas informações, aprenderem e tentar sair na frente dos concorrentes tem uma forte tendência a cair ou ficar pra traz no mundo organizacional. E não basta apensa adotar tecnologias de gestão, é preciso ter uma equipe parceira que entenda que trabalha não para uma pessoa, mas para uma organização de tal modo que se ela melhorar as coisas melhorará para si também.

O segredo de toda vantagem competitiva sustentável esta na capacidade da empresa aprender em pouco tempo para ter a oportunidade de sair na frente da concorrência. Uma das alternativas na busca de melhoria seria na gestão chamada de Aprendizagem Organizacional, que é um novo tipo de gestão organizacional onde a empresa caminha com aprendizagem, valorizando o capital intelectual e a gestão do conhecimento.

Sege, apresentou um conjunto de 5 disciplinas de aprendizagem que se colocadas em pratica dentro da organização visam estimular criatividade, trabalho em equipe, habilidade para enfrentar novos e qualquer tipo de desafio e se adaptar as contínuas mudanças, são elas: Pensamento Sistêmico, Domínio Pessoal, Modelos Mentais, Visão Compartilhada e Aprendizagem em equipe. As empresas que se dispõe a aprenderem já saem na frente com diferencial competitivo.

É de vital importância que seja inserido e entendido por todos da organização as 5 disciplinas e que sejam todos desenvolvidos em conjunto para que se crie sinergia, para que consiga obter resultados provenientes da inter-relação das disciplinas.

As organizações têm que se interar implantar todas as disciplinas pra que possa tirar todos os benefícios possíveis de cada uma dela, sendo assim acelerando o processo de aprendizagem, como o próprio texto diz uma organização que aprende tem uma cultura e um conjunto de valores que promovem a aprendizagem continuamente e aquela que se propõe e se dispõe a aprender sempre estará na frente.

4.3. Considerações Finais

Ao longo deste relatório vimos que a administração é uma profissão complexa e essencial no mundo dos negócios, que ela exige pessoas criativas, pró-ativas, que tenham boa comunicação e sejam verdadeiros líderes capazes de planejar, organizar, dirigir e controlar todas as atividades e processos de decisão.

Vale ressaltar que o planejamento é o ponto inicial para direcionar a empresa na maximização dos resultados e minimização dos riscos prevendo sua ação futura, tornando a empresa mais forte diante das intempéries do ambiente externo e que para isso o administrador precisa ter informações, pesquisas e especulações de mercado, prevendo o novo antes de acontecer. Após o planejamento vem a importância da organização para se alcançar melhores resultados e funcionar adequadamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com