TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRADOR FINANCEIRO

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

               A Importancia de um Administrador Financeiro

O administrador financeiro é quem cuida de modo geral dos custos, despesas e recebimentos de uma empresa. Cabe a ele gerenciar todo ativo e as obrigações que ela precisa cumprir. Tambem precisa analisar, controlar e planejar para poder entender e organizar a área financeira, e tomar decisões e criar metas para melhorar o desenvolvimento da empresa. Um profissional de má qualidade, pode levar a empresa a falência, mais o contrario tambem pode acontecer. Como ele irá lidar diretamente com investimentos e pagamentos, ele precisa conhecer todo mercado financeiro.

                        Finalidade dos Indices de Liquidez

Os indices de liquidez são usados pelo administrador para avaliar a capacidade que a empresa tem de pagar suas obrigações geradas por ela mesma, como por exemplo, encargos com funcionários, matéria prima, energia, entre outras coisas. Por meio da comparação entre os direitos realizáveis e as obrigações, é possível encontrar o valor liquido que esta disponível para aplicação. Pode ser usado tambem para avaliar a capacidade de continuidade da empresa.

Esses indices são apurados a partir do Balanço Patrimonial, que demonstra os valores que a empresa tem no seu ativo. Mais existem quatro formas de apura-los: na liquidez corrente, é preciso considerar quanto temos disponível em curto prazo, considerando o ativo e passivo circulante; na liquidez seca, é desconsiderado apenas o estoque, ele não é usado nos cálculos para o indice; a terceira forma é a liquidez imediata, é considerado o valor disponível no momento, em curto prazo; e o quarto é a liquidez geral, que como o nome mesmo diz, leva em conta tudo que a empresa possui dinheiro, bens, direitos a curto, medio e longo prazo.

Enfim, o administrador tem que ter conhecimento de todas as formas possíveis de apurar o indice, e saber como aplicá-los na empresa, para gerar mais lucros, e diminuir os prejuízos.

                     Finalidade dos Índices de Atividades

O indice de atividades é a medição da capacidade da empresa de transformar seus ativos em lucro para a empresa, desde a aquisição de matéria-prima até o recebimento das vendas realizadas, ou serviços prestados. Por isso, o administrador precisa uma visão geral da parte operacional da empresa, material usado, gastos com funcionários, estoque, o bom administrador saberá como organizar e controlar os gastos nesse sentido, levando em consideração os indices da empresa.

              O uso e as Prerrogativas da Alavancagem Financeira

A alavancagem financeira são os recursos de terceiros usado pelos administradores para aumentar o capital da empresa, sem que seja necessário desembolso de valores pelos sócios, como por exemplo, o uso de empréstimos financeiros. Assim, mesmo sem investimentos da pessoa física responsável, a empresa obtém aumento no caixa para usar visando o lucro.

Essa ação é arriscada, e tem certo risco, por isso é necessário que o administrador tenha conhecimento do mercado financeira, para saber sobre acréscimos e o custo que será gerado a longo prazo.

                         Risco Econômico e Financeiro

Risco é a incerteza de obter retorno de um investimento ou aplicação. Ao fazer um investimento não sabemos se o retorno será positivo ou negativo, mais optamos por fazê-lo e esperar pelo melhor, isso é o risco que passamos em troca da possibilidade de obter lucro.

O risco econômico e financeiro é afetado pela economia do país, á política, o mercado financeiro, procura e oferta de produtos e de mão de obra, as taxas de cambio, juros e etc; se a economia estiver estável os riscos serão menores, pois saberemos qual retorno espera. Como as questões financeiras de modo geral atingem diretamente a empresa, então mais uma vez vemos a necessidade de ter um administrador apto para analisar o mercado como um todo, e saber como, quando e quanto investir, controlando e gerenciando o capital dos sócios e de terceiros visando a rentabilidade e a continuidade da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com