TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO: CONCEITO E VALOR

Projeto de pesquisa: ADMINISTRAÇÃO: CONCEITO E VALOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.886 Palavras (16 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 16

ADMINISTRAÇÃO: CONCEITO E IMPORTÂNCIA

"Administrar é, portanto, um processo pelo qual o administrador cria, dirige, mantém, opera e controla uma administração." KWASNICKA (pág. 17, 1995)

A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO

Segundo Kwasnicka (1995, p.17), a tarefa de administrar, é um processo integrativo da atividade organizacional que permeia nossa vida diária que não se encontra restrito às fábricas, hospitais, lojas e escolas. É importante em qualquer atividade formalmente estruturada que envolva recursos humanos e materiais, tecnologia, restrição ambiental, entre outros. Trata-se de um processo consistente de tomada de decisões, envolvendo recursos e objetivos com o intuito de assegurar a eficiência e eficácia, na obtenção de resultados específicos. Portanto, administrar é um processo realizado em uma organização, um departamento, um setor ou área, independente da sua ordem de grandeza.

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO

Os princípios estabelecidos para a administração no início do século XX previam uma administração rígida, onde o chefe ou o proprietário, no caso da pequena empresa, eram os donos absolutos das decisões; a autoridade vinha de cima para baixo e as suas atividades principais eram mandar fazer as tarefas e controlá-las com muito rigor. O objetivo principal era produzir mais e com mais eficiência, para que o lucro fosse maior.

Não havia qualquer tipo de comunicação entre as pessoas do setor administrativo da empresa ou pessoas próprias para executar tal tarefa (administração); não havia confiança para delegar ou tomar decisões, apenas os donos das empresas executavam as ideias que achavam certas.

HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA

Onde se inicia a história da administração é puramente uma questão de escolha. Nós podemos, por exemplo, começar pela Antiguidade, Idade Média ou Renascimento; outros preferem iniciar pela Revolução Industrial.

A Antiguidade caracteriza-se por ter sido uma época particularmente profícua para as ciências. Seus pensadores e filósofos criaram e desenvolveram muitas áreas do conhecimento humano com tal profundidade que até hoje se fazem sentir os efeitos dos seus trabalhos.

No que se refere à administração, nunca foram encontradas obras que comprovem seu desenvolvimento na Antiguidade, entretanto, a construção de uma pirâmide, a estrutura da uma cidade como Atenas e a administração de um império tão vasto, como o Império Romano, certamente revelam conhecimentos de administração. É difícil compreender, à primeira vista, por que a administração não recebeu igual tratamento na época; porém, a realidade social contemporânea torna mais fácil a compreensão deste fenômeno. Predominava, nessa época, um forte preconceito em relação ao trabalho, a tal ponto que era considerado uma atividade desprezível.

Uma das principais razões para esse preconceito foi a escravidão, que na época era legalizada, oferecendo solução fácil aos problemas práticos e, ao mesmo tempo, criando uma inevitável correlação entre trabalho e escravo.

Outra razão, também importante, foi a orientação de povos primitivos para a guerra, na sobressai a importância do soldado e, consequentemente, a inferioridade social daqueles que trabalham e que, portanto, não podem dedicar-se às guerras.

Os antigos acreditavam que havia dois campos antagônicos de atuação: o intectual, cabível aos cidadãos, e o material, cabível aos escravos. A aplicação das ciências em problemas práticos era condenada.

CONTRIBUIÇÕES DE HENRY FAYOL

O trabalho de Henry Fayol foi considerado uma das maiores contribuições para o campo da gerência e da administração.

Ao contrário de Taylor, Fayol trabalhou nos níveis organizacionais, preocupado com a função administrativa da direção. Com isso, concluiu que há uma necessidade definida e uma possibilidade de ensinar administração. Publicou um trabalho em 1908 que intitulou "Os Princípios da Administração", onde procurou, de forma mais clara, os elementos primários do processo administrativo, que vêm sendo utilizados até hoje:

PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO, E CONTROLE.

A Tarefa

Você está sendo convidado a realizar um pequeno estudo de caso para verificar se ficou bem clara a distinção entre esses dois autores da abordagem Clássica. (Taylor e Fayol)

Processo

1) Após a leitura, resolva este "case".

O Faraó Quéps reúne-se com dois grandes consultores em administração que vieram do futuro.O Faraó pretende construir uma grande pirâmide, com cerca de 2.300.000 blocos de pedra. Ele quer recomendações desses consultores para assegurar a realização do projeto. Um escriba anota as recomendações, mas registra erradamente os nomes dos consultores. Corrija o trabalho do escriba. Escreva embaixo de cada recomendação o nome do consultor que pode tê-la feito. Os consultores que estavam presentes na reunião eram: Taylor e Fayol.

Recomendações:

a) Não se esqueça de que você é o Faraó. Sua principal tarefa é garantir a construção da Pirâmide. Não se perca com detalhes operacionais. Mantenha-se em seu papel de executivo do projeto.

Autor:________________

b) Uma das formas para você atingir seus objetivos é o trabalho ser realizado de acordo com ferramentas padronizadas, uma rotina de programação, e com trabalhadores adequados.

Autor:________________

Aprofundando o conhecimento: Explore mais esse assunto por meio da leitura da Unidade 2 da sua apostila (Teorias da Administração).

Continuando:

Considerações: Esta leitura auxilia no desenvolvimento das habilidades conceituais, para que se possa compreender o que são as teorias e sua importância para a administração.

Conclusão

Este exercício tem como objetivo mostrar a contribuição desses dois autores para a administração.

ABORDAGEM HUMANÍSTICA

A Tarefa

Dando sequência à contextualização teórica, vamos aprofundar o conhecimento sobre a Abordagem Humanística.

Leia o texto abaixo:

RELACÕES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com