TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUE

Por:   •  8/7/2017  •  Resenha  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUE

A Administração de estoque envolve todo um processo        , desde a compra de um produto ate sua organização. È muito importante dentro do processo, pois dependendo da forma como é administrada será determinado o sucesso ou o fracasso da empresa. A administração de estoque de um modo geral é formada por um conjunto de atividades realizadas dentro da empresa, que para Petronio Martins (2006), são: Compra de mercadoria, recebimento e inspeção de material, armazenagem, técnicas de separação de pedidos, transporte de mercadorias dentro do ambiente, entre outras.

Com a alta competitividade existente entre as empresas na atualidade a área de materiais deve ser um ponto de muita atenção na obtenção dos lucros. Na administração de estoques o ponto principal é o planejamento. Administrar estoques é abastecer a mercadoria no momento certo, na quantidade certa, a preço de custos, afirma Petronio Martins (2006). Enquanto muitas empresas não conhecem a palavra administração de estoques, outras obtêm lucros através da eficácia da administração.

A gerência de um estoque implica lidar com dois fatores básicos, que segundo o autor Corrêa (1975) são: a) o controle físico e contábil da movimentação das peças e artigos; b) o seu ressuprimento periódico, a fim de que haja, em tempo hábil, disponibilidade de material.

O objetivo maior na administração de estoques é não deixar faltar material para consumo ou fabricação. As perdas com uma destas ocorrências causarão perdas financeiras irreparáveis. Segundo Pozo (2007), cabe à administração de estoques, o controle da disponibilidade e das necessidades totais do processo produtivo, envolvendo não só os almoxarifados de matéria-prima e auxiliares, como também os intermediários e os de produtos acabados. O objetivo é não deixar faltar material ao processo de fabricação, evitando alta imobilização aos recursos financeiros.

Conforme autor Pozo (2007), controle de níveis de estoque evita uma série de problemas. Sabe-se que todas as organizações de transformação devem-se preocupar com o controle de estoque, visto que desempenham e afetam de maneira bem definida o resultado da empresa. De acordo com o mesmo, a função principal da administração de estoques é maximizar o uso dos recursos envolvidos na área logística da empresa, e com grande efeito dentro dos estoques.

Para Bertaglia (2006), existem vários fatores que afetam os estoques, tais como: estoque por antecipação, estoque de segurança, tempo de vencimento ou período de vigência da validade e estoque de proteção. Segundo Martins (2006), a manutenção de estoques trás vantagens e desvantagens para a empresa. Vantagens no que se refere ao pronto atendimento de clientes e desvantagens no que se refere aos custos decorrentes de sua manutenção. Compete ao administrador encontrar um ponto de equilíbrio. Devemos fazer um paralelo entre a quantia do estoque e o giro do mesmo.

Podemos concluir que estoques são quantidades armazenadas com a função principal de criar uma independência e que existem vários tipos de estoques quando se trata de administração de empresas, entre os quais o mais importante aos administradores é o estoque de segurança.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

POZO, Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais: uma abordagem logística, 4° ed , São Paulo: Atlas, 2007;

CORRÊA. Gerência Econômica de estoques e compras. FGV,1975.

MARTINS. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais 2° Ed, editora Saraiva, São Paulo, 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com