TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E LOGÍSTICA

Projeto de pesquisa: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E LOGÍSTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.706 Palavras (15 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 GESTÃO DE PROJETOS 4

2.2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA 7

2.2.1 Gestão por Competência ................................................................................... 7

2.2.2 Administração da Produção, Conceitos e Viabilidades...................................... 9

2.2.3 Aplicabilidade da Logística............................................................................... 10

2.3 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS 12

2.3.1 Empreendedor, Administrador e Intraempreendedor...................................... 12

2.3.2 Análise de Mercado e Plano de Marketing....................................................... 13

2.3.3 Estudo de Mercado....................................................................................... 14

3 CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS 17

1 INTRODUÇÃO

O empreendedorismo é um termo novo ainda, principalmente para os brasileiros, somente se despontou para nós a partir da década de 90 e veio crescendo juntamente com o processo de privatização de grandes empresas estatais e com a abertura do mercado interno.

A definição de empreendedorismo é muito subjetiva, todos parecem conhecer, mas não conseguem conceituar realmente o que seja. Por isso a importância de desenvolver empreendedores que ajudem o país no seu crescimento e gere possibilidade de trabalho, renda e maiores investimentos.

O empreendedorismo vem sendo uma tendência, o número de pequenas empresas e trabalhadores autônomos, cresce a cada ano, mas crescem também o número de pessoas despreparadas para administrar, essas unidades de negócios. Sendo assim é de suma importância que nós, graduandos saiam das instituições de ensino superior, sabendo como elaborar um plano de negócios, pondo em prática as funções administrativas que aprendemos no decorrer do curso.

Neste trabalho, irei primeiramente simular um pré-projeto para uma empresa, citar sobre a gestão por competência, administração da produção e seus conceitos, aplicabilidade da logística dentro de um negócio, as características de um empreendedor, a semelhanças e diferenças de serem administrador e empreendedor, fazendo uma análise e estudo de mercado e plano de marketing, unindo teoria e prática na elaboração de planos de negócios, preparando-os e desenvolvendo o espírito empreendedor.

2 DESENVOLVIMENTO

O Empreendedorismo é um assunto muito discutido hoje em dia, porém sua definição é muito complexa, pois seu conteúdo pode variar dependendo do lugar e do autor, isso porque o empreendedorismo recebeu fortes contribuições vindas da psicologia e também da sociologia, o que pode ter provocado variações em sua definição. Apesar de o empreendedorismo ser um assunto comum nos artigos, revistas, internet, livros e aparentar ser um termo “novo” para os profissionais, é um conceito antigo que assumiu diversas vertentes ao longo do tempo.

A palavra empreendedorismo se origina do termo francês “entrepeneur” que significa fazer algo ou empreender.

Para Drucker (1974) empreendedorismo é: prática; visão de mercado; evolução, e diz ainda que o:

“trabalho específico do empreendedorismo numa empresa de negócios é fazer os negócios de hoje serem capazes de fazer o futuro, transformando-se em um negócio diferente” [...] Empreendedorismo não é nem ciência, nem arte. É uma prática.(DRUKER, 1974:p25 )

Na prática o empreendedorismo costuma ser definido como o processo pelo qual as pessoas iniciam e desenvolvem seus negócios. É um fenômeno complexo, no qual envolve o empreendedor, a empresa e o cliente, que fazem parte deste processo.

2.1 GESTÃO DE PROJETOS

Empresa Linda Cosméticos

Para abrir uma empresa, foi preciso fazer o Registro da Junta Comercial – o nascimento, Registro da Receita Federal do Brasil – CNPJ, Registro na Prefeitura – alvará de funcionamento e ISSQN, o Registro na Secretaria Estadual da Fazenda – Inscrição Estadual e o Contrato Social.

Segue informações da empresa:

Nome Empresarial: Linda Cosméticos Empresa Ltda.

Nome do Estabelecimento (Fantasia) Linda Cosméticos

Código e Descrição da Atividade Econômica Principal: 2099-1 Empresa de Produtos Diversos

Código e Descrição das atividades Econômicas Secundárias 2063-1 Empresa de Cosméticos

Código e Descrição da Natureza Jurídica 206-2 Empresa ME

Logradouro / numero/ complemento Av. Porto Velho, nº 1010

Bairro/Cidade/UF Centro, Cacoal – RO

CEP 76.789-000

Situação Cadastral ATIVA

Data da Situação Cadastral 20/10/2014

CNPJ 04078223/0001-90

Para montarmos o projeto da empresa, foram necessários a contratação de engenheiro e arquitetos para o levantamento da empresa. A parte da estrutura e alicerce. O orçamento para tal, desde de estrutura e acabamento, foi de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), com prazo de entrega com tudo pronto de 60 dias.

Segue o modelo da empresa:

Abrimos esta empresa com intuito de vender cosméticos de melhor qualidade e preços acessíveis aos clientes. Portanto, para abrir uma empresa é preciso analisar os concorrentes da mesma jornada em que escolhemos ingressar, observando as qualidades e deficiências das empresas concorrentes.

No decorrer da construção da empresa, elaboramos um plano de marketing, um norteador para nossa empresa. O plano de marketing pode ser definido como o processo de conquistar e manter os clientes.

Segue nosso plano de marketing:

PLANEJAMENTO

Público-Alvo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com