TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Por:   •  5/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.419 Palavras (6 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 6

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO EAD

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS:

              Conceito de produtividade e produção. Exemplos de processos e atividades.

        

Brasília, D.F

2019.

Sumário

1.        PRODUTIVIDADE        1

2.        PROCESSOS        1

3.        ATIVIDADES        3

4.        PRODUÇÃO        3

5.        BIBLIOGRAFIA        3

  1. PRODUTIVIDADE

Produtividade, segundo o dicionário online de significados, é o resultado daquilo que é produtivo, ou seja, do que se produz, do que é rentável. Sendo assim pode-se dizer que é a relação entre os meios, recursos utilizados e a produção final. Também pode ser definido como sendo o resultado da capacidade de produzir, de gerar um produto, fruto do trabalho, associado à técnica e ao capital empregado. Sendo assim pode-se dizer que é a relação entre os meios, recursos utilizados e a produção final. Também pode ser definido como sendo o resultado da capacidade de produzir, de gerar um produto, fruto do trabalho, associado à

técnica e ao capital empregado.

 A produtividade está diretamente ligada à eficiência na produção, eficiência de qualquer negócio. Relaciona-se ao processo de produção, os indicadores da produtividade de uma empresa, que auxilia na geração de produtos ou serviços. As falhas na produção, quando corrigidas em tempo evitam prejuízos na produtividade. Fazer mais utilizando cada vez menos recursos, em menos tempo, esse é o conceito de ser eficiente, e está ligada à visão de produtividade. E é vista, também, como forma de minimizar de forma científica o uso de recursos materiais, mão de obra, máquinas e equipamentos. Para reduzir custos de produção, expandir mercados, aumentar o número de empregados, melhoria de vida e etc.

O objetivo principal relacionado à produtividade é estimular o trabalho e a busca por melhores resultados, e assim auxiliar o crescimento da total da empresa. A produtividade se preocupa mais com que é entregue. Algumas ações pode aumentar a produtividade, tais como: identificar os problemas de produção, achar onde está o desperdício; seja de matéria prima, tempo ou qualidade e aplicar as correções necessárias como criar um bom ambiente corporativo, melhorar os canais de comunicações, investir em conhecimento etc. de Podemos citar como exemplo.” O bloco econômico denominado “Tigres Asiáticos”, formado pela Coréia do Sul, Cingapura, Taiwan e Hong Kong, localizados no sudeste da Ásia, a partir da década de 80, apresentaram uma elevada produtividade, com a implantação de táticas agressivas, com a atração do capital estrangeiro, a isenção de impostos e mão de obra barata, visando à exportação. Produtividade = Medida de desempenho. E é importante que esteja alinhado ao projeto, o processo e o controle de qualidade.”.

O economista José Alexandre Scheinkman diz em entrevista ao UM BRASIL, que a falta de pesquisa e inovação reduz a produtividade nas empresas brasileiras. As empresas têm empregado esforços contínuos na busca de instrumentos que possam contribuir para melhorar o seu processo. Segundo o NBR ISSO 9001:2000-3.4.1, processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas ou em interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas). Processos de uma organização são geralmente planejados e realizados sob condições controladas para agregar valor.

  1. PROCESSOS

“Os processos são as atividades sequenciais que agregam valor, recebe entradas, transformando-as em resultados para a empresa. Os processos devem ter o começo e o fim determinados, além de contar como ações lógicas e claras para gerar os resultados de forma independente.” E a questão do como executar todos os passos para alcançar o resultado, produto. Desempenhadas por uma unidade organizacional específica, as ações realizadas em um processo ou subprocesso, envolvem as atividades descrevendo o que deve ser feito para o alcance do objetivo do processo. Ou seja, responder a pergunta o que fazer?

“Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa sem um processo.”Processos são executado a todo tempo, toda organização é uma coleção de processos.

Veja na figura abaixo tirada do site.

[pic 1]

Exemplo 1: A elaboração de um sapato feminino. 

[pic 2]

O processo começa antes mesmo da preparação para a fabricação dos produtos, já no planejamento de toda preparação necessária à execução do mesmo. Os estilistas e toda a equipe de desenvolvimento decidirão quais produtos efetivamente serão produzidos.

         Busca-se, desde já, entender as necessidades das consumidoras. São utilizados todos os recursos possíveis. Os especialistas tem que chegar a um fator comum que atenda às expectativas do público, tais como conforto, preço e design e etc. Informações internacionais com dados nacionais e regionais, desde a escolha de materiais, técnicas e outros mais, tecnologia e grandes parcerias. Neste momento, todos os requisitos são mais do que necessários. Tudo para obter um produto de qualidade.

Organiza-se detalhadamente todo processo: o corte do couro – principal matéria prima dos sapatos-, conforme seu design. A tecnologia empregada; navalhas de aço, cortes a laser. Setores de costura, de montagem, de trabalho de limpeza e de preparação para revisão Até os bordados os componentes dos sapatos são largamente fiscalizados, visando a melhor qualidade e conforto do produto final. Aprovado, é feita a embalagem e o produto está pronto para ser despachado para seu destino, que são as lojas físicas e lojas online.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (168 Kb)   docx (72.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com