TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Trabalho acadêmico: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.741 Palavras (11 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE DOM ALBERTO

TRABALHO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Santa Cruz do Sul, 19 de junho de 2014.

TRABALHO ACADÊMICO

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 2014/01

Prof. MS. Luciano Marques

Instruções:

Este trabalho acadêmico é composto pela resolução de 10 (dez) exercícios dissertativos, a serem respondidos de 10 (dez) linhas, no mínimo, a 15 (quinze) linhas, no máximo, nos mesmos padrões esperados para as respostas das questões discursivas das avaliações parciais.

1. Recentemente uma empresa do ramo metalúrgico implantou um sistema integrado de gestão (ERP), disponibilizando informações para o setor financeiro, referentes a faturamento, custos, resultados, orçamento, originando vários relatórios gerenciais. Pela análise desses relatórios, a atual linha de produção será ampliada em 4.000 unidades por ano, sem necessidade de investimento adicional. Cite 03 (três) benefícios dos sistemas integrados de gestão (ERP), no suporte à tomada de decisões deste caso, explicando cada um deles.

• Melhoria da qualidade da informação disponível na organização: oferece a possibilidade de melhoria de relatórios, fidelidade de dados, consistência e comparação de dados, devido à utilização de um critério único em todas as atividades da empresa.

2- Redução nos limites de tempo de resposta ao mercado: o ERP propicia a informação correta, para a pessoa correta e no momento correto.

3- Habilidade de necessitar da entrada de informações uma única vez: por exemplo, um vendedor faz um pedido de compra no sistema ERP da empresa. Quando a fábrica começa a processar a ordem, o faturamento e a expedição checam a ordem de produção e estimam uma data de embarque. O estoque checa se a ordem pode ser atendida e o departamento de compras providenciam itens que devem ser comprados

4- Automatização das tarefas, como consequência da eliminação de interfaces manuais: o sistema opera, então, com uma base de dados comum, no coração do sistema. O banco de dados interage com todos os aplicativos do sistema. Desta forma, elimina-se a redundância e redigitação de dados, o que assegura a integridade das informações obtidas.

2. Faça uma explanação sobre o OUTSOURCING de TI.

A terceirização ou outsourcing é uma prática empresarial que visa ao aumento da qualidade nas suas atividades, podendo ser usada para atividade-meio e atividade-fim. É considerada uma forma de redução de custos com os trabalhadores das atividades-meio da empresa, pois se contrata uma empresa terceirizada para fornecimento da força de trabalho de um profissional.

Exemplo de outsourcing: gerenciamento de redes de computadores, gerenciamento de equipamentos de impressão de documentos, gestão de segurança corporativa e outros serviços que necessitem de equipamentos, know-how e mão-de-obra especializada.

“A transferência de atividades para fornecedores especializados, detentores de tecnologia própria e moderna, que tenham esta atividade terceirizada como sua atividade-fim, liberando a tomadora para concentrar seus esforços gerenciais em seu negócio principal, preservando e evoluindo em qualidade e produtividade, reduzindo custos e ganhando competitividade.” [Giovanna Lima Colombo]

3. Fale sobre a informatização dos processos da empresa e suas vantagens.

A cada dia que passa, a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas e nas empresas. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas.

Cresce o número de famílias que possuem em suas residências um computador. Esta ferramenta está auxiliando pais e filhos mostrando-lhes um novo jeito de aprender e ver o mundo. Quando se aprende a lidar com o computador, novos horizontes se abrem na vida do usuário. Nas organizações não poderia ser diferente, pois toda empresa necessita ser informatizada para se manter no mercado de trabalho e acompanhar as tecnologias. O computador veio para inovar e facilitar a vida das empresas. A informática talvez seja a área que mais influenciou o curso do século XX. Se hoje vivemos na Era da Informação, isto se deve ao avanço tecnológico na transmissão de dados e às novas facilidades de comunicação, ambos impensáveis sem a evolução dos computadores.

O fruto maior da informática em nossa sociedade é o de manter as pessoas devidamente informadas, através de uma melhor comunicação, possibilitando, assim, que elas decidam pelos seus rumos e os de nossa civilização.

Existe informática em quase tudo que fazemos e em quase todos os produtos que consumimos. É muito difícil pensar em mudanças, em transformações, inovações em uma empresa sem que em alguma parte do processo a informática não esteja envolvida.

Os benefícios de informatizar a empresa:

Rapidez nos processos – A realização de uma venda, emissão de uma nota fiscal ou a simples consulta ao saldo ou valor de um produto, acabam se tornando tarefas corriqueiras, sem a demanda de tempo necessária para efetuá-la da maneira correta.

Maior controle dos produtos (estoque) – Possuir um bom controle de estoque é a chave para garantir a saúde financeira da sua empresa. Sem um controle, fica difícil saber em quais segmentos ou produtos sua empresa realmente deve investir, além do fato de não existir um controle efetivo sobre o que realmente é vendido ou perdido. A proposta de um software para automatizar uma empresa comercial é a de que o fluxo de entradas e saídas do estoque sejam um processo totalmente automático. Quando sua empresa efetuar a compra de mercadorias, o lançamento da nota fiscal que acompanha o produto seria o meio de alimentar o seu estoque e o setor de contas a pagar, que receberia essas informações de forma totalmente automatizada.

Maior controle financeiro – A maioria das informações é proveniente dos processos mais básicos (entradas e saídas de produtos), gerando assim o seu setor financeiro. Dessa forma,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com