TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 5

ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

A administração de materiais é um conjunto de atividades que tem a finalidade de assegurar o suprimento de materiais necessários ao funcionamento da organização, no tempo correto, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo melhor preço. Nas empresas é uma atividade integrada da logística empresarial, que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção.

Os materiais podem ser classificados conforme a necessidade e cultura de cada empresa. Assim existem classificações segundo diversos critérios.

Quanto á utilização pode classificar em: equipamentos, material de consumo, matéria prima e insumos.

Os principais recursos são: Materiais, Patrimoniais, de capital ou financeiro, humanos e tecnológicos.

Os recursos materiais englobam a seqüência de operações que tem início na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem com o produto acabado, e finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.

Já a administração de recursos patrimoniais é conjunto de riquezas das empresas, são as instalações, os prédios, equipamentos e veículos da empresa. E essa transação trata de uma seqüência de operações que tem início na identificação do fornecedor, passado pela compra e recebimento do bem, para depois lidar com sua conservação, manutenção ou, quando for o caso, alienação.

Capital é o dinheiro investido na empresa ou disponível em caixa, sua importância está na escassez e no custo do dinheiro utilizado é o recurso mais facilmente reconhecido, por sua característica de liquidez, que faz com que ele possa ser utilizado inclusive na aquisição de outros recursos.

Recursos Humanos são as maiores riquezas das organizações atuais, envolvem as pessoas que atuam na empresa e devem ser bem-geridos para não desperdiçar mão de obra.

A tecnologia é outro recurso que vem ganhando cada vez mais importância. Assim, tecnologias mais avançadas produzem um diferencial em relação às anteriores, normalmente traduzido em menores custos, ou outro diferencial que possa ser transformado em algum tipo de vantagem econômica, como maior lucro. Isso significa saber como ela é adquirida, como se aprimora e como é transmitida, aplicada e preservada.

Em quase todos os teóricos da área de administração de materiais são unânimes em considerar a tecnologia como um fator de produção, ao lado dos recursos clássicos: Natureza, Trabalho e Capital.

GESTÃO DE ESTOQUE E COMPRAS

Atualmente muito se fala sobre custos logísticos, gerenciamento da cadeia de suprimentos bem como gestão de estoques. Um bom planejamento pode trazer muitos pontos positivos à organização evitando imprevistos, problemas involuntários e aumentando a dedicação na venda. Tudo isso se implica a redução de custos, identificação e correção de problemas durante o processo e melhor gerenciamento no status dos pedidos dos clientes.

Toda organização deve colocar seu cliente em primeiro lugar, e claro que o foco deve estar voltado para os lucros e resultados positivos que favorecem a organização.

Muitas empresas buscam manter estoques mínimos para tentarem obter vantagens competitivas no mercado, com os baixos valores agregados aos estoques, elas conseguem ter a oportunidade de investir o capital ao invés de deixá-lo ocioso em forma de estoques, entretanto outros pontos devem ser analisados, como por exemplo, a variação da demanda. Se a empresa não possui o estoque para atendimento imediato ao seu cliente, ela gera oportunidade para que o mesmo busque seus concorrentes correndo riscos de perdê-los, ou então se ela não cumpre os prazos, seja por falta de matéria-prima devido a um atraso do fornecedor ou qualquer outro aspecto, Isso pode deixar a empresa com a imagem denegrida junto ao mercado e para conseguir restabelecê-la serão gerados grandes custos, por tanto as organizações devem se antecipar com um bom planejamento e gerenciamento, ao invés de chegar a esse ponto para identificar a necessidade de se estudar uma melhor forma para manter um estoque de segurança.

Esses pontos devem ser moderados identificando qual a melhor forma de organização dos estoques, o ideal é manter seus estoques organizados de acordo com o padrão da empresa, mantendo o acompanhamento adequado para minimizar os riscos da falta ou excesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com