TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE MULTINACIONAIS

Por:   •  9/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.377 Palavras (10 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

ALISON CATAPAN

BRUNO JUSTINO BARBOSA

RODRIGO DA SILVA CESÁRIO

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE MULTINACIONAIS

PALMAS

2017

ALISON CATAPAN

BRUNO JUSTINO BARBOSA

RODRIGO DA SILVA CESÁRIO

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE MULTINACIONAIS

Trabalho apresentado ao Curso de Administração do Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas, na disciplina de Administração Financeira ll, como requisito parcial de avaliação.

Orientador: Everaldo de Souza.

PALMAS

2017

INTRODUÇÃO

A administração financeira é o conjunto de ações que envolvem o controle, planejamento e análise de todas as movimentações financeiras de uma empresa, residência ou conta bancária. Este tipo de administração permite que o investimento de capital seja realizado de maneira mais racional e otimizado, gerando lucro e economia.

O principal objetivo da administração financeira é aperfeiçoar e ampliar os resultados da empresa por meio da geração de lucro e do aumento do patrimônio financeiro. Trata-se de uma medida que proporciona uma constante análise e avaliação do fluxo de entrada e saída de capitais, promovendo estabilidade financeira e crescimento dos negócios.

Os mercados financeiros estão se tornando cada vez mais internacionais. A tecnologia permite a disponibilização em tempo real da informação em todos os mercados, bem como a rápida transferência de recursos financeiros, com custos cada vez menores. Assim, tentaremos demonstrar nesse trabalho como a administração financeira de empresas multinacionais se diferencia de uma administração financeira nacional e alguns aspectos relevantes do mercado financeiro mundial.

EMPRESAS MULTINACIONAIS

A complexidade da gestão financeira aumenta a medida que as empresas ampliam suas áreas de atuação, buscando muitas vezes os mercados internacionais para tentar aumentar os lucros. Esse contexto faz com que o administrador financeiro aumente seu conhecimento, passe a entender sobre práticas cambiais, taxas de conversão de moeda, linhas de financiamento para importação e exportação e das especificidades das negociações internacionais.

Empresas multinacionais são empresas que tem atuação em vários países, geralmente expandem-se para todo o mundo em busca de novos mercados consumidores, fatores mais favoráveis de custos, tecnologia, suprimentos, legislação e tributação favorável. Nas últimas décadas, os principais participantes do mercado internacional foram empresas americanas, japonesas, alemãs, italianas, holandesas e suecas.

O Brasil também tem criado empresas multinacionais, que atuam hoje em diversos países, destacando-se o Banco Itaú, Banco do Brasil, Rede Globo, Votorantim, Ambev, Boticário, Petrobrás, Odebrecht, Gerdau, entre outras.

O papel da empresa multinacional fica mais evidente a partir do aumento da internacionalização dos processos produtivos. Cada vez mais, as empresas atuam de forma global, adquirindo insumos, matérias-primas e embalagens de várias origens e vendendo produtos finais e componentes no mercado interno e externo.

POR QUE SE TRANSFORMAR EM MULTINACIONAL

Cada empresa que se transforma em multinacional tem os seus motivos, mas os principais são:

  1. Buscar novos mercados: a saturação do mercado nacional é o principal motivo. A empresa não sabe como continuar se expandindo e busca novos mercados para continuar aumentando seus lucros. Exemplos disso são empresas como a General Motors, Ford, Sony, Ambev, que viram nos mercados externos amplas possibilidades de expansão.
  2. Buscar suprimentos: para muitas empresas, o fornecimento de matérias-primas, insumos, energia elétrica, minérios é fundamental. São os casos de empresas químicas, de mineração, cimento e alimentos.
  3. Buscar novos parceiros e novas tecnologias: amplas alianças e parcerias em negócios trazem grandes sinergias nas áreas tecnológicas, de produção e distribuição, em pesquisa e desenvolvimento e em marketing.
  4. Vantagens competitivas: todos os países têm suas particularidades e condições, por exemplo, o Brasil tem em abundância a madeira para papel e celulose, soja e milho, bovinos, suínos e frangos. A China e a Índia tem muita mão-de-obra por terem uma população numerosa. O fato é que existem vantagens competitivas que podem advir de localização geográfica, existência de mercado local, competências específicas, cultura, educação, entre outros.
  5. Vantagens tributárias: as legislações dos países são diferentes e algumas são altamente favoráveis para certa empresa, existem problemas legais, tributários, políticos que forçam as empresas a buscarem melhores soluções.
  6. Diversificação de riscos: é um motivo que tem crescido à medida que as empresas tornaram-se muito grandes e complexas. Passam a incorrer em enormes riscos ambientais, políticos, financeiros e outros. O próprio desempenho econômico e financeiro do país de origem pode se tornar uma ameaça.

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA INTERNACIONAL

        A administração financeira internacional começa com a compreensão dos mecanismos de conversão das diversas moedas envolvidas nas operações internacionais. Cabe ao administrador financeiro conhecer as políticas econômicas do país em que está estabelecido e dos países com os quais estabelece relações comerciais, importação e exportação, e dos países com os quais estabelece relações financeiras, captação e aplicação de recursos. Finalmente, o administrador financeiro precisa conhecer como são realizadas as operações internacionais.

MERCADOS DE MOEDAS

A moeda é um ativo financeiro que tem valor ou preço. É instrumento de troca que possui três características básicas: conversibilidade, aceitabilidade e durabilidade. A moeda desempenha quatro funções: meio de troca, reserva de valor, padrão comum de valor e padrão de pagamentos diferidos.

A moeda nacional tem essas características no seu país, para fazer transações com outros países, a moeda de aceitação geral é o dólar americano. Normalmente, as moedas estrangeiras têm seu valor estabelecido em dólares americanos e são trocadas conforme o valor de cada uma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com