TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Por:   •  9/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.116 Palavras (17 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

ATPS – Administração Mercadológica

Campo Grande – MS

2014

[pic 2]

MAYRON CESAR PANÁ LOPES – 3240556843

ATPS – Administração Mercadológica

Trabalho da Disciplina de Administração Mercadológica do 7º Semestre do Curso de Administração, solicitada pelo Professor Amado Leite.

Campo Grande – MS

2014

ATPS – Administração Mercadológica 

ETAPA 1 - Passo 1 

1. Leitura dos materiais indicados. 

2. Pontos importantes para as empresas criar, conquistar, dominar e manter mercados para o século XXI. 

A nova pregação de Kotler não é dirigida a ativistas sociais, mas a executivos. A mensagem é simples: num mundo cada vez mais rico e informado, as preocupações sociais e ambientais das pessoas estão cada vez mais relacionadas ao desejo de adquirir bens e serviços. Não obstante, é preciso reconhecer que "o consumidor é mais do que um simples comprador", escreve Kotler. Ele também tem preocupações coletivas, ambientais e aspira a uma sociedade melhor. 
O livro nos amplia a visão de como devemos nos relacionar com o mercado de trabalho. Quando se que comprar um produto não pensar em apenas o mais barato, mas sim no que trará o maior benefício para o produto final e o cliente. Mostramos como o papel do Marketing é essencial para as empresas e para o empreendedor/gestores. 

Passo 2 

1. Empresa: Limpex – Produtos de Limpeza em Geral.
2.1 Dados da empresa: 

Nome: Limpex – Produtos de Limpeza em Geral. 
Produto: Produtos de Limpeza em Geral. 
Segmento em que atua: Produtos de Limpeza para casa e escritórios em geral e artigos de climatização para casa. 
Fone: (67) 9209-0988 
E-mail: limpex@gmail.com 
Localização: Rua Dos Andradas, nº 767 – Duque de Caixias, Campo Grande – MS. 
Contato: Os proprietários: Mayron César Paná Lopes. 

Sobre a Limpex: 

A empresa Limpex esteve no mercado informal há três anos, quando os donos levavam seus produtos em empresas e organizavam workshops. Com estas experiências, perceberam que mercado de limpeza em geral era muito promissor e, após avaliação, constataram que em Campo Grande tem muito potencial de compra, e que cada dia mais a população da cidade ficam mais exigentes e busca novas experiências, além do fato de que muitas pessoas, que moravam em outras regiões com culturas diferentes, e estabelecimentos maiores dentro do centro de Campo-Grande e precisam ter suas necessidades atendidas. Pensando nisso o proprietário decidiu criar uma loja de Produtos para Empresas, e em Março de 2014 fundaram a loja física em um bairro nobre da cidade. 

Missão 
Ser uma loja que comercializa produtos que possuam agregado ao seu valor a personalidade criativa e o bom gosto, existente em todos os setores da loja. 

Visão 
Consolidar-nos na cidade de Campo Grande  uma loja que vende produtos de qualidade, preço justo, e conta com um atendimento personalizado (entregas e funcionários rodando pelos bairros e comércios já fidelizados). 

Valores 

* Honestidade - Respondendo com seriedade às necessidades expressas pelos clientes. 
* Ética - Valorizamos a qualidade em tudo o que fazemos 
* Eficiência - Procura da Satisfação dos nossos clientes 
* Qualidade nos produtos e serviços – Priorizamos a qualidade de nossos produtos e oferecendo serviços que proporcionem bem estar e satisfação. 

Produtos/Serviços 

Produtos de limpezas de uso pessoal, e artigos de climatização para casas e escritórios. Os produtos comercializados de boa qualidade, com ótimo acabamento, e dentro das embalagem que especificam a normas, expressando um produtos de valor reduzido e variáveis. 

Descrição dos principais produtos: 

* Casa e Empresas:

 Amaciantes, Detergentes, Sabão de lavar Roupa, esponjas de Louça, Pasta para lavar Panelas de Inox, Sabonetes Líquidos, Desinfetantes, Shampoo para carros, Limpa pedra, Desengordurantes, Água Sanitária, Sabão para lavar quintal, Veja Multiuso, Pasta para Moveis, Cera Líquida, Desodor, Brilha Alumínio e Outros.


Público-consumidor / Público-alvo 

O publico consumidor atualmente consiste em mulheres de todas as classes, que buscam produtos de qualidade e preço justo, segundo dados oferecidos pelos proprietários. 

2.2 Material base para o desafio proposto: Como Elaborar um Plano de Marketing. Rede SEBRAE de Atendimento. 

Passo 3 

1. “Satisfação, valor e retenção do Cliente”. 

Os clientes de hoje são mais difíceis de agradar. São mais inteligentes, mais conscientes em relação aos preços, mais exigentes, perdoam menos e são abordados por mais concorrentes com ofertas iguais ou melhores. O marketing de relacionamento é a chave para a retenção de clientes, o que envolve o fornecimento de benefícios financeiros e sociais, bem como recursos estruturais que auxiliem os clientes. Para criar a satisfação dos clientes, a empresa deve gerenciar a cadeia de valor, bem como seu sistema de entrega de valor, com o foco no cliente. A empresa necessita examinar seus custos e seu desempenho em toda atividade que gera valor e buscar meios de melhorá-los. A empresa deve ter os custos e o desempenho de seus concorrentes como modelos com os quais comparar seus custos e desempenho. Á medida que for capaz de  apresentar desempenho superior aos de seus concorrentes, ela poderá alcançar uma vantagem competitiva. 
Infelizmente, a maior parte da teoria e prática de marketing concentra-se na arte de atrair novos clientes, em vez de na retenção dos existentes. Tradicionalmente, a ênfase tem sido na realização de vendas, em vez de na construção de relacionamentos; em pré-vendas e vendas, em vez de na assistência pós-venda. Para fortalecer a retenção de clientes, é essencial construir elevadas barreiras à mudança. Os clientes são menos propensos a mudar para outros fornecedores quando isso envolve altos custos de capital, altos custos relacionados à pesquisa de fornecedores ou a perda de descontos para clientes fiéis. Para ter  sucesso, a empresa deve buscar vantagens competitivas, além de operações nas cadeias de valor de seus fornecedores, distribuidores e clientes. Tornando mais difícil para os concorrentes ultrapassar as barreiras a mudança oferecendo simplesmente preços mais baixos ou incentivos, 

2. Texto referente à análise da Figura 1: 

É importante para a empresa conhecer as necessidades e desejos dos clientes para que os produtos possam oferecer o valor e a satisfação desejada, otimizando-se os meios e mecanismos necessários para oferecê-lo o mais rápido e no maior número de pontos de venda. 
O mercado é composto por desejos e necessidades, cada um deles pode ser alcançado pelos consumidores e parte do profissional de Marketing dar ao mercado o que o mercado deseja. São muitos estudos feitos, pesquisas realizadas, planejamentos, estratégias, conhecimento sobre seu público-alvo etc. 
A maior diferença que pode ser percebida é que um desejo é um sonho almejado, um pouco diferente disso é uma necessidade, pois a necessidade é o básico que um consumidor precisa, é uma comparação difícil de ser entendida porque normalmente as pessoas confundem os termos, mas sabe-se que uma pessoa tem necessidade por estar vestida, alimentar-se ou locomover-se, isto é uma necessidade do ser humano, por sua vez usar a melhor roupa de certa grife comer em um restaurante luxuoso e andar com o carro mais caro que o dinheiro pode comprar deixa bem claro o que é um desejo. 
Cabe ao profissional de Marketing dar ao seu consumidor o produto ou serviço desejado, posicionado corretamente seu produto, usando a estratégia correta para atingir o público-alvo e fazer com que seus produtos ofertados sejam consumidos. 
O maior desafio que um profissional de Marketing pode encontrar é quando um desejo transforma-se em necessidade, a forma como o produto é visto pelo consumidor muda, suas características devem ser alteradas e o ciclo de vida do produto diminui drasticamente, como exemplo, existe o telefone celular, que há alguns anos era um artigo altamente desejado pelos consumidores e hoje é indispensável a todos, até mesmo uma pesquisa recente já forneceu um resultado esperado, o telefone celular já possui mais unidades vendidas que os telefones fixos, esta é uma mudança de conceito que pode pegar os menos preparados, neste caso marqueteiros, eliminando a empresa do mercado. 
Cada vez que o mercado muda conceitos, cabe ao profissional de Marketing ter a visão e preparar muito bem suas estratégias, conhecendo e estudando o mercado constantemente, caso contrário será mais um marqueteiro que adivinha o que o mercado quer e só fracassa. 
O consumidor fornece os dados, dá o feedback necessário para a que as tendências sejam percebidas, defende o que necessita e busca o que deseja, quando um profissional de Marketing esquece que o mercado é composto por concorrentes e consumidores, deixa de lado o profissionalismo e perde a oportunidade que o mercado oferece, mas o profissional de Marketing sempre deve avaliar cada ponto, seja forte ou fraco de sua empresa, dos produtos e dos concorrentes, Pesquisas de mercado geram os dados necessários para que nada seja feito em vão, mas principalmente deve existir dentro do profissional de Marketing o desejo e a necessidade de aprender constantemente, sem transformar a necessidade em desejo. 

3. Descrição do público-consumidor ou Público-alvo 

O publico consumidor atualmente consiste em mulheres de classes B e C, que buscam acessórios de moda e artigos de decoração. As mudanças sociais, econômicas, tecnológicas e comportamentais estão formando novos tipos de personalidade, mas principalmente novos hábitos, atitudes e novos tipos e perfis de consumo. Segundo informações da consultoria Data Popular publicado na revista Veja/2011, a classe C, que tem a renda domiciliar mensal entre 1.015 e 3.384 reais, cresceu 10% entre 2002 e 2010 senda mais da metade da população brasileira. Junto com a classe B, com renda domiciliar de 3.385 a 6.787 reais ao mês, muitos deles são egressos da própria classe C, ajudam a compor o novo público consumidores, que com um poder aquisitivo maior desejam consumir mais e melhor. Com tantas mudanças acontecendo, o possível consumidor da Use, é composto por mulheres de classes B e C, em plena ascensão social, buscando nos acessórios de moda e artigos de decoração, a valorização do visual, diferenciação, e status, incorporando nesses objetos, qualidades que desejam para si mesmos, inserindo-os dentro do grupo social em que está incluído ou que vem aspirando. 
O mercado da moda, onde o segmento de acessórios está inserido no Brasil, movimenta mais de US$22 bilhões (de produção), com uma participação superior a 4% do PIB, sendo que 41 % dessa produção é destinada para o publico feminino, considerado o maior consumidor de moda e acessórios, e 35% para público masculino. Sendo que últimos seis anos o mercado de acessórios deixou de ser um elemento secundário para ocupar um lugar de destaque tanto no mercado interno quanto no externo. 
Isso se deve a economia aquecida nos últimos anos, onde o país teve um crescimento de mais de 4 % antes da crise de 2009, alavancando a economia brasileira, gerando empregos, e aumentando o credito e o poder de compra das classes C e B, que somando as duas chegam 114 milhões de consumidores aptos a consumir. 
Nas classes C e B, temos inserido o público feminino, que vem se destacando financeiramente, e seu poder de consumo cresce a cada dia, passando a valorizar esses produtos, tornando ―objetos de desejos‖ na composição de seus looks e da sua vaidade. 
O crescimento no setor também se deve às mudanças de comportamento dos lojistas que, de olho na economia aquecida e no mix de variedades ofertadas, passaram a explorar o potencial desses produtos passando a investir em ofertar um leque de variedades chamando a atenção do consumidor. 
A comunicação da Limpex! tem como diferencial a comunicação direta com o dono da loja, mas o seu objetivo maior é com a comunicação indireta, através das  vendas nos bairros direto com o consumidor. 

Passo 4 

1. Reunir-se para debater os materiais lidos e o perfil da empresa escolhida. 

2. Relatório: 

A Limpex! é uma empresa nova no mercado atual, é evidente que muitas adaptações devem ocorrer para que ela possa se colocar no mercado de uma maneira eficaz e positiva, onde sua missão, visão e valores serão apresentadas para seu Target. 
É importante que a oportunidade de comunicação seja bem enquadrada, pois quando a empresa possui seu Target já traçado junto à uma estratégia de comunicação eficiente no mercado, poucas são as chances desta empresa se quebrar logo no começo e perder dinheiro. 
Para que a empresa Limpex! se posicione no mercado, é importante que ela se comprometa primeiramente a atender seu Target positivamente, superando sempre a expectativa dos serviços prestados, mostrando ao consumidor que são inovadores e que estão sempre preocupados com sua satisfação. Verificar sempre se os produtos e marcas estão atendendo à necessidade do consumidor, para que ele possa futuramente ser um cliente fidelizado, apostar em um ambiente aconchegante e atrativo, para que o mesmo se sinta em casa no ato da compra e desperte a vontade de repetir a experiência, assim passamos pelo fator psicológico emocional. 
Buscar em formas de pesquisas com o cliente as opiniões sobre a empresa, para que sugestões e criticas possam ser levadas de uma maneira positiva para a empresa, e o atendimento não deve ficar a desejar, fazer sempre o melhor. Para que todas as oportunidades sejam positivas, a ênfase está em fidelizar a marca na mente do consumidor. Um erro não só da Limpex!, mais de várias unidades de negócio, é ignorar quem são e o que querem seus clientes. O resultado disto é fracasso para a empresa e insatisfação do consumidor. 

A promessa da Limpex e que os seus consumidores adquiram de excelente qualidade. 
Quando a marca não consegue manter a promessa, os consumidores tornam-se confusos e insatisfeitos, por isso a Limpex! procura aprimorar seu atendimento e satisfazer os desejos de seus clientes, oferecendo produtos exclusivos e diferenciados, fazendo com que se sintam únicos e especiais. 
A Limpex! quer fixar sua marca na mente do seu Target, e que os atributos e benefícios contidos e desejados estejam agregados não apenas na primeira compra, mas em todas as futuras compras realizadas, tornando assim o produto de qualidade, preço justo e um local aconchegante, satisfazendo a necessidade de compra do cliente. 
O objetivo da Limpex! em seu plano de marketing para o século XXI é aumentar em 35% a lembrança de marca da Limpex!, gerando elevação de vendas em pelo menos 20%, visando os lucros, que atualmente são baixos devido a seu posicionamento de marca. 
Com este fator de posicionamento, focar na visibilidade do nome da marca de modo a se fortalecer, criando uma imagem sólida no segmento em que atua, já que a empresa passa pelo processo de construção de marca, e por este motivo a análise desse percentual torna-se dificultosa e incerta. Sua busca de posicionamento diante do mercado é através de uma relação direta com seus clientes, visando alguns pontos específicos em sua satisfação, como o atendimento bem realizado, contato pessoal com cada cliente, demonstrando particularidade com cada um, e também um pós venda mais elaborado, para que através dele possam-se atrair novos clientes e passar a idealizá-los. 
Analisando este conceito, ao propósito de assimilar seu atendimento e as novidades exclusivas em seu mix de produtos, garantindo a qualidade do processo de compra desde o início, quando o cliente vem em busca de um entendimento realizado com excelência e exclusividade, até a busca por qualidade e diferenciação no produto em que deseja. Porém, não há essa percepção de um atendimento diferenciado e nem a oferta adequada de seus produtos, já que sua imagem não é solida, e não se tem um plano para a criação desse posicionamento de marca. 
Dentro deste conceito, a agência criará um plano totalmente voltado ao posicionamento adequado da Limpex!, e também a divulgação e penetração da marca dentro do mercado da cidade de Campo Grande, já que as pesquisas realizadas mostram que o público alvo desconhece a existência da empresa Limpex!. E é primordial que antes de investir em qualquer ação voltada a vendas especificamente, é necessário que a marca já esteja inserida e posicionada de forma a atrair o público, pelas ações que evidenciam seu nome. 
A empresa procura estar sempre em contato com seus clientes, através de meios de comunicação direta com seus clientes possibilitando um vinculo direto entre ambos. 
Manter o alto nível de qualidade dos produtos, oferecendo preço justo e atendimento diferenciado, está busca é realizada exclusivamente pelos donos do negócio, o que torna o interesse e a dedicação pelo target ainda maior, fortalecendo ainda mais suas promessas. 

Etapa 2 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (313.4 Kb)   docx (178.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com