TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

Planejamento da Administração Financeira

O Planejamento Financeiro é o que dá suporte ao gestor dentro de uma organização, o seu desenvolvimento envolve o conhecimento de variáveis ambientais que possam vir á afetarem os resultados do negócio e a projeção de resultados esperados, possibilitando a prevenção quanto a necessidades ou excessos de caixa, oportunizando uma gestão eficiente.

É essencial para a função administrativa o conhecimento dos procedimentos financeiros e contábeis disponíveis. O demonstrativo do Fluxo de Caixa é o instrumento financeiro que permite ao administrador monitorar a evolução do equilíbrio ou desequilíbrio entre a entrada e a saída de dinheiro durante um período determinado, possibilitando a adoção antecipada de medidas que possibilitem assegurar a disponibilidade de recursos para o atendimento das necessidades de caixa.

Elaborado em períodos, o fluxo de caixa deve compreender um resumo do cronograma das despesas e investimentos, das receitas previstas e épocas de realizações, dos pagamentos parciais ou totais de obrigações, estabelecendo os controles, das movimentações financeiras, o controle de pessoal (estrutura de Recursos Humanos existente), o controle de máquinas, veículos e equipamentos, e o controle de estoques.

O custo de capital pode ser definido como o custo dos recursos financeiros próprios e/ou de terceiros utilizados pela empresa em seu ciclo operacional ou empreendimento. A boa administração financeira propõe que todo investimento ou uso de capital mereça uma rigorosa análise de viabilidade buscando avaliar as alternativas perante o custo do capital. Como as alternativas existentes para o financiamento do ciclo operacional e ou capital de giro são diversas, é de extrema importância que o administrador financeiro busque conhecer o custo efetivo de cada uma destas fontes, através dos instrumentos de análise competentes, para posterior tomada de decisão, verificando os seus custos relativos e o custo médio ponderado de capital.

Interferência do tempo sobre a moeda

O campo das finanças está intimamente associado ao da teoria econômica, os administradores financeiros precisam entender a estrutura da economia e estar alertas para as conseqüências de níveis variáveis de atividade econômica e de mudanças de política econômica. A interferência do tempo sobre a moeda ocorre devido à valorização e desvalorização da moeda:

Para um cenário de valorização da moeda nacional, imagina-se uma empresa brasileira que atua com o mercado de exportação, quando acontece a valorização da moeda nacional, a empresa brasileira tem dificuldade de competir com os produtos de outros países. Uma empresa que exporta para a Europa, onde o real valendo mais que o euro a empresa brasileira não conseguirá vender, por exemplo: uma mercadoria brasileira que valha mil reais vai aumentar de preço para um europeu mesmo que o brasileiro continue vendendo por mil reais, pois lá na Europa, na hora de converter sua moeda em estrangeira, eles terão que dar mais euros para obter a mesma mercadoria. Esse momento é favorável para a moeda de mais valorização, pois para converter o mesmo valor será necessário maior valor e volume de uma moeda de valor inferior.

Se o país estiver passando por um processo de desvalorização da moeda, onde a moeda nacional está perdendo o seu valor, enquanto que outras estão mantendo ou ganhando, para a empresa que atua com o comércio exterior com importação de matéria-prima e com moeda inferior, por exemplo, com a inflação em alta, o insumo torna-se mais caro e o preço de produto final aumenta, alimentando ainda mais a alta da inflação. Sendo o oposto citado no momento da conversão da moeda.

Para o administrador que leva em consideração o uso da moeda como objeto de investimento deva estar atento as suas movimentações, seu planejamento financeiro deve antecipar situações que possam ocorrer desde o início até o término

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com