TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.761 Palavras (20 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

PÓLO: MANAUS

CURSO: ADMINISTRÇÃO

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Elaboração de um relatório sobre o controle administrativo financeiro de uma organização, e analise dos riscos e  impactos da desvalorização da moeda em relação a taxas da inflação, com foco na análise de investimentos.

MANAUS - AM

2015

[pic 2][pic 3]

Atividade Prática Supervisionada (ATPS apresentada à professora de ensino a distância (EAD) do curso de administração do Anhanguera Educacional – UNIDERP da tutora presencial: Sônia Maria Barbosa e professor à distância: Wagner Luiz Villalva, como requisito para obtenção parcial de nota na disciplina de Administração Financeira e orçamentária).

MANAUS – AM

2015

[pic 4][pic 5]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................................4

2. ETAPA 1 – CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.........................5

3. ETAPA 02 – A INTERFERÊNCIA DO TEMPO SOBRE A MOEDA ....................6

4.ETAPA 03 – AVALIAÇÃO DE AÇÕES E TÍTULOS...............................................10

5.ETAPA 04 – MÉTODOS DE ORÇAMENTOS E CAPITAIS DE RISCO (Brasil)17

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................25

[pic 6]


INTRODUÇÃO

A Administração Financeira e Orçamentária tem o objetivo de coordenar as atividades e avaliar a condição financeira da empresa. Influencia em tomadas de decisões estratégicas com relação ao rumo total da empresa, buscando êxito nas suas operações.

Visa identificar os riscos e retornos da empresa. Ao longo deste trabalho será abordado sobre alguns aspectos financeiros, tentando mostrar de uma forma diferente o seu planejamento, suas funções e possibilidades de riscos. Iremos apresentar de forma clara e objetiva Métodos de avaliação, Métodos de Orçamento de Capital sem risco e com risco. Apresentando cálculos e tabelas.

Administradores capazes têm discernimento e instinto para saber quais planos de ação devem implementar e qual o momento de fazê-lo. Sabem quando levantar fundos e como controlar os ativos. Fica claro assim, que o objetivo maior da matéria desta ATPS é coordenar o administrador para traçar melhor seus alvos com segurança e lucratividade (tanto financeiro quanto profissional).

[pic 7]

Etapa 1

PLANEJAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO

O planejamento financeiro estabelece o modo pelo quais os objetivos podem ser alcançados. Manter o controle financeiro é de suma importância para qualquer empresa.

O controle e o planejamento financeiro se fazem necessários em qualquer tipo de empresa, independente de seu ramo de atuação, em geral, as micros e pequenas empresas, apresentam um quadro crítico, devido ao fato de possuírem baixo conhecimento de técnicas administrativas, associado aos problemas de falta de capital de giro. O planejamento financeiro estabelece o método pelo qual as metas financeiras devem ser atingidas. A meta mais frequente adotada pelas empresas é o crescimento.

Existem empresas que traçam toda sua estratégia num minucioso mecanismo de planejamento. É uma forma de gerenciamento dentre várias. Porém o planejamento financeiro pode contemplar um orçamento gerencial de forma a associá-los às demais necessidade de controle. Por isso, o planejamento financeiro pode ser visto como uma ferramenta ampla no atendimento às necessidades de gerenciamento das empresas.

Ferramentas de Controle Financeiro

Existem diversas ferramentas que podem contribuir para o processo de gerenciamento de uma empresa, aqui restringida a duas ferramentas de grande importância para o controle financeiro das organizações, como fluxo de caixa e orçamento, entende-se como fluxo de caixa o registro e controle sobre a movimentação do caixa de qualquer empresa, expressando as entradas e saídas de recursos financeiros ocorridos em determinados períodos de tempo. O fluxo de caixa é considerado um dos principais instrumentos de análises e avaliação de uma empresa, pode-se afirmar que o fluxo de caixa é demonstração visual das receitas e despesas distribuídas pela linha do tempo futuro. O fluxo de caixa constitui ferramenta de fundamental importância para a boa administração e avaliação das organizações. A sua adoção possibilita uma boa gestão dos recursos financeiros, evitando situações de insolvência ou falta de liquidez que representam sérias ameaças à continuidade das organizações. Orçamento é uma ferramenta de gestão que explicita as intenções da empresa em termos financeiros. O orçamento é uma ferramenta adotada para o controle de suas finanças, sendo que contemplam duas das funções básicas propostas por TAYLOR (1978): o planejamento e o controle. O orçamento é um resumo dos planos da empresa, e estabelece metas específicas das atividades de venda, produção, distribuição, financeira, etc. e, que geralmente, é representado por um orçamento de caixa, uma demonstração de resultado orçada e um balanço patrimonial orçado.[pic 8]

Etapa 2

A INTERFERÊNCIA DO TEMPO SOBRE A MOEDA

As três razões mais importantes pelas quais o valor do dinheiro decresce progressivamente ao longo do tempo são as seguintes:

1. inflação;

2. risco;

3. preferência pela liquidez.

Inflação refere-se ao aumento geral de preços na economia. Quando os preços aumentam, o valor do real diminui, e já que se espera que os preços subam no futuro, o valor do real nos anos futuros será menor do que o atual. Por isso é possível comprar em maior quantidade de bens com um real daqui a um ano do que daqui a dois anos e assim por diante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (277.4 Kb)   docx (60.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com