TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA - ATPS

Por:   •  22/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.124 Palavras (17 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 17

                                                

[pic 1][pic 2]

                             ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Profª. Márcio Ferreira

6/7º SEMESTRE

        

THABATA ROBERTA           RA: 7635723914

THAIS SIERRA                       RA: 7037516469

KAROLINE DUARTE            RA: 7092574763

CAROLINE DINIZ                  RA: 6277256449

RENATO SILVA                     RA: 2484657404

RUBINEI CARDOSO             RA: 7679755502

ANDRÉ LUIZ                          RA: 7093582286

ALEX SILVA                           RA: 7630731095

2016

                                  ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

ETAPA 1

Passo 1

  Mix de Marketing é o conjunto de ferramentas de marketing que uma empresa usa para alcançar os seus objetivos de comercialização no mercado. Essas ferramentas são classificadas em 4 grupos amplos, chamados de 4P’s de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Esses 4 termos vêm do inglês product, price, placeandpromotion.

DEFINIÇÃO DOS 4P’s DO MIX DE MARKETING

PRODUTO              PRAÇA                PREÇO                             PROMOÇÃO

Variedades                Canais                   Preço de lista                      Promoção de vendas

Qualidade                  Cobertura             Descontos                           Publicidade

Design                       Variedades           Concessões                          Força de vendas  

Características Locais Prazos de pagamentos   Relações públicas

Nome da marca     Estoque         Financiamento                Marketing

Embalagem           Transporte

Serviços

PRODUTO é qualquer coisa que possa ser oferecida e que satisfaça necessidades e desejos de um mercado. O Produto não inclui só bens ou serviços, mais também marcas, embalagens, serviços ao cliente, entre outras características.

PREÇO é a quantidade de dinheiro cobrado por um produto e/ou serviço. Esse valor em dinheiro é adquirido para garantir sua propriedade ou o uso de um produto.

PRAÇA conhecida também como ponto-de-venda ou canal de distribuição sendo responsável por disponibilizar o produto ou serviço ao cliente de uma forma mais fácil e conveniente para ser adquirido.

PROMOÇÃO o produto precisa ser conhecido para ser vendido, por isso, podemos considerar como sendo cinco as principais ferramentas da promoção. São ela:  PROPAGANDA, PROMOÇÃO DE VENDAS, RP E PUBLICIDADE, FORÇA DE VENDAS E MARKETING DIRETO.

Os 4P’s representam as ferramentas de marketing disponíveis do ponto de vista do vendedor.

PRODUTO            
            SOLUÇÃO PARA O CLIENTE

PREÇO                              CUSTO PARA O CLIENTE

PRAÇA                              CONVENIÊNCIA

PROMOÇÃO                     COMUNICAÇÃO

ETAPA 1

Passo 2

Mix de Marketing

  Também conhecido com o Mix de Marketing, os 4 P do marketing, que formam um conjunto de ferramentas para se alcançar estratégias relacionadas ao mercado. Ligados diretamente a área de marketing estão, o preço, praça, produto e promoção, tendo este uma porcentagem proporcional de atenção.

1 – Preço

É o volume de dinheiro cobrado por um produto ou serviço. O consumidor ao comprar um produto paga o preço e recebe os benefícios dele, apenas uma parte do custo total que os clientes pagam numa troca, que inclui vários outros fatores para tomada de valor.

 O único componente do mix de marketing que gera receita e é um dos principais elementos na determinação da participação de mercado de uma empresa e de sua rentabilidade. Ao se elaborar a estratégia de preço de um produto, deve observar os seguintes pontos: ele deve ser suficientemente alto, para proporcionar lucro a quem o está produzindo ou comercializando, porém não pode ser tão alto que desestimule a compra. Afinal, sempre se procura comprar produtos mais baratos. Ele também deve ser suficientemente baixo, a fim de que seja atrativo aos clientes. Contudo, não pode ser demasiadamente baixo, pois pode depreciar o produto aos olhos dos clientes, que podem pensar que há algo de errado nele, além de não ser interessante produzi-lo e comercializá-lo, pois não gerará lucro significativo.

2 - Praça

 Após um produto ser produzido, com o seu preço estabelecido, ele precisa ser distribuído no mercado até os pontos de vendas. A praça ou distribuição de um produto no mercado tem um importantíssimo papel no Mix de marketing. Pois é a partir da distribuição que o consumidor terá acesso a oferta do produto. Um exemplo para ilustrar nosso pensamento: quando o consumidor interessa-se pelo produto, mas vai até o ponto de venda (normalmente varejista) e não o encontra, ficando irritado. Os produtos depois de produzidos precisam,  portanto chegar ao consumidor final, e para isso passam por      diversos elos da cadeia de distribuição, sendo importante destacar os intermediários (revendedores), transportadores e armazenadores que fazem a ligação entre a empresa produtora e o consumidor final.

3 - Produto

 Produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo, as empresas devem estar além da estratégia de produto, tomar a decisão de comercializar seus produtos com uma marca própria, utilizando sinais, símbolos, nomes, que identifiquem e diferencie seus bens e serviços dos concorrentes. Neste caso estariam utilizando-se da estratégia de marca. As organizações utilizam-se do "P" produto oferecendo uma série de produtos visando atender a praticamente todas as necessidades do mercado. Em geral as empresas possuem diversas linhas de produtos, de acordo com a participação de mercado. Existem os considerados "carros-chefes", outros para atender simplesmente alguns clientes, outros considerados intermediários e os temporários ou sazonais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (442.8 Kb)   docx (261.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com