TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRECTA E INDIRETA

Trabalho acadêmico: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRECTA E INDIRETA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.031 Palavras (13 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO ..............................................................................................4

2.1 CARACTERISTICAS DAS EMPRESAS ...............................................................4

2.2 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA E INDIRETA..............................................4

2.2.1 Orçamento Público .............................................................................................5

2.2.2 Poder Legislativo ................................................................................................5

2.3 POLITICAS PÚBLICAS .........................................................................................6

2.3.1 Exemplos de Políticas Públicas ..........................................................................6

2.3.2 Marketing Social .................................................................................................6

2.3.2.1 Ferramentas do marketing social ....................................................................7

2.3.3 Merchandising Social .........................................................................................8

2.3.4 Mídia e sua influencia .........................................................................................9

3 CONCLUSÃO .........................................................................................................10

REFERÊNCIAS .........................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade um estudo de caso extraído da Casoteca de Gestão Pública – ENAP onde relata um CASO DE ENSINO NO MARKETING SOCIAL: foi formada uma parceria entre a administração pública e uma empresa de comunicação, ou seja, uma abordagem metodológica de investigação que focará em compreender, explorar e descrever os acontecimentos descritos no texto.

Com base nos conteúdos estudados nas disciplinas de Direito público, Licitação, Contratos e Terceirização, Administração Pública e Gestão de Políticas Públicas e Metodologia Cientifica serão utilizados como embasamento para o desenvolvimento do texto acima citado, promovendo integração entre teoria e prática. A produção textual contará com a caracterização das empresas envolvidas no estudo, apresentação do histórico da parceria entre as duas organizações narradas e ainda identificar os principais objetivos para realização das campanhas.

Fundamentando o caso ocorrido, descrições do que representam a administração pública direta e indireta com ênfase ao que é orçamento público e métodos para sua elaboração serão salientados. Outras questões como: poder da Assembléia legislativa, o que são políticas públicas e sua estrutura, identificação de ferramentas de marketing, assim como Merchandising Social, responsabilidade dos profissionais da área de marketing acerca da promoção das campanhas, dentre outras também serão discutidas e evidenciadas para que haja completa compreensão do estudo de caso.

2 DESENVOLVIMENTO

A produção textual contará com a caracterização das empresas envolvidas no caso, apresentação do histórico da parceria entre as duas organizações narradas e ainda identificar os principais objetivos para realização das campanhas.

2.1 CARACTERISTICAS DAS EMPRESAS

As empresas formadoras da parceria entre a administração pública e uma empresa de comunicação, sendo a administração pública representada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul – DETRAN/RS que possui por competência regulamentar, normatizar, coordenar e fazer cumprir a legislação de trânsito, que engloba toda área de conscientização e formação dos conhecimentos específicos aos usuários do tráfego.

E o Grupo VIT que representa a emissora MTV nas relações para discussão e lançamentos de novas campanhas e propagandas no Estado do Rio Grande do Sul. O DETRAN/RS vem durante muitos anos firmando parcerias com a MTV para projetos de apoio a segurança no trânsito, conscientização da população e tudo o que envolve o cumprimento da legislação no que concerne ao marketing. A emissora assinava a campanha com o DETRAN e lhe cobrava somente a produção, em um espírito de parceria pela causa, o que mais tarde rendeu prêmios à emissora.

2.2 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA E INDIRETA

A Administração Pública centralizada ou direta é aquela exercida diretamente pela União, Estados e Municípios que, para tal fim, utiliza-se de ministérios, secretarias, departamentos e outros órgãos, apresentando, assim, uma estrutura eminentemente piramidal.

Por outro lado, a Administração Pública descentralizada ou indireta é exercida por outras pessoas jurídicas que não se confundem com os entes federados, criadas pelos mesmos, a saber: autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista, associações públicas. Administração pública é, em sentido prático ou subjetivo, o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado, bem como das demais pessoas coletivas públicas (tais como as autarquias locais) que asseguram a satisfação das necessidades coletivas variadas, tais como a segurança, a cultura, a saúde e o bem estar das populações.

A administração pública é o conjunto das normas, leis e funções desempenhadas para organizar a administração do Estado em todas as suas instâncias. A Administração Pública tem como principal objetivo o interesse público, seguindo os princípios constitucionais da legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência. .

2.2.1 Orçamento Público

O Orçamento público é um instrumento de planejamento e execução das Finanças públicas. Na atualidade o conceito está intimamente ligado à previsão das Receitas e fixação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com