TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AI fgv Liderança e motivação

Por:   •  3/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.296 Palavras (10 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 10

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Liderança e Motivação

Módulo: 7

Aluno: Iverson Benvenutti

Turma: LIDMOTEAD

Tarefa: Analisar o comportamento e atuação de lideranças no filme Steve Jobs

Introdução

Vamos analisar a atuação e comportamento de lideranças em base as modernas práticas de gestão, iniciada graças a era da informática e que propiciou a evolução da gestão graças a criação de tecnologia e uma transformação digital que causou uma ruptura nos modelos de negócio e nas estratégias de gerenciamento de equipes (gestão 4.0).

O objetivo é identificar e apresentar o líder e seu impacto nas pessoas e ou grupos que ele atinge, com seu perfil e modelos de liderança, bem como uma avaliação da sua atuação e análise do seu perfil, e buscar um paralelo com a minha experiência profissional.

O filme Steve Jobs que mostra a sua trajetória, trajetória é dividida em 3 fases, os bastidores do lançamento do computador Macintosh, iniciando-o ainda na faculdade, descontente com o formato de sua formação acadêmica, conhece o Wosniak que tinha este computador como seu robe e vai até o seu lançamento, na segunda fase sobre a empresa NeXT e a terceira fase 12 anos após no ano de 2001, com o lançamento do Ipod.

Avaliando as modernas teorias de gestão, iniciamos na pessoa individualmente, as grandes corporações multinacionais são formadas em sua base por pessoas, como em uma analogia ao corpo humana, por células. As fundações onde as grandes corporações se apoiam, são as pessoas, e a soma do produto do trabalho gerado por essas pessoas é que movimentam estas corporações, por isto a forma como estas pessoas são geridas é fundamental para o sucesso destas corporações.

Pessoas individualmente não produzem tanto e de uma forma tão eficiente e eclética como um grupo, um grupo não produz rapidamente com eficiência como uma equipe. A diferença entre grupo e pessoa é a quantidade, em um grupo temos várias pessoas. Já a diferença entre grupo e equipe é um líder. Um bom líder consegue fazer sua equipe produzir muito, feliz e que evolua continuamente o que vai fazer com que esta equipe entre em um círculo virtuoso, pois uma equipe que evolui, produz mais, continua feliz e continua se aperfeiçoando.

Vamos analisar o modelo de liderança do Steve Jobs que era um líder que sabia ouvir e perceber as oportunidades em seu entorno e transformar em projetos, na maioria das vezes vencedores.  

Desenvolvimento

O filme a ser utilizado como base de estudo para este trabalho é Steve Jobs.

O filme inicia na faculdade pouco antes de Jobs conhecer Wosniak, e juntos fundar a Apple, chamando uma equipe de profissionais especialistas (amigos) para colocar a visão deles em pratica, neste inicio com sua visão e capacidade de ouvir as vozes de todos e buscar as melhores ideias transformando o grupo em equipe, conseguiu direcionar esta equipe nos objetivos que ele havia captado e transformado em comum ao grupo, conseguindo muito êxito e coesão desta equipe mesmo tendo um estilo de liderança questionável conseguiu unir a equipe com sua liderança técnica e focada nos objetivos. No contraponto, temos o Wosniak que foi como a argamassa de uma parede, e com seu estilo de liderança, nos momentos de maior tensão, ajudou a unir a equipe em torno do líder Jobs e de suas ideias.

Sobre o perfil pessoal da liderança de Jobs, temos um estilo composto, muitas vezes a academia seleciona um ponto de maior intensidade para fazer a análise por ser mais didático, porém é muito difícil alguém se encaixar em uma única característica, e para melhor exemplificar o Sr. Jobs, vamos classificar em uma mescla de autocrático e Marcador de Ritmo, completando com liderança técnica.

O líder Autocrático, levando em conta a teoria do estilo de liderança seguindo o foco da relação interpessoal entre líder e liderado, Cavalcanti et al. (2009) o Steve Jobs se encaixa no estilo Autocrático, que é um líder centralizador, com decisões unilaterais, tendo as tarefas e método de trabalho determinados pelo líder nenhuma participação do liderado. Mas com ele alcançou um resultado positivo com sua equipe.

Já o estilo Marcador de Ritmo segundo o especialista em inteligência emocional, Daniel Goleman, traz em seu livro “A Inteligência Emocional na formação do líder de Sucesso, o identifica como um líder que exemplifica pessoalmente o que cada membro da equipe deve fazer, diretamente e objetivando as execuções de cada ação/tarefa na sua excelência. Tem o foco no micro gerenciamento das atividades para garantir que tudo saia de acordo com o programado, mas isto causa um sentimento de falta de autonomia no trabalho, neste estilo ao invés de orientar, ele assume a realização, o que pode gerar desmotivação e não desenvolvimento pessoal. Este estilo pode causar nos funcionários um sentimento de pressão e controle sobre os funcionários.

Já o líder técnico possui todo o conhecimento técnico e sabe mais do que qualquer membro da equipe. Competente, suas decisões são muito respeitadas e seguidas pelo quadro de funcionários.

Os profissionais trabalham de forma segura porque sabem que haverá sempre a supervisão de alguém que entende do assunto e que poderá ajudar quando houver alguma dúvida. Dessa maneira, o gestor passa a ser visto como um modelo a ser seguido.

Mas, ao mesmo tempo, ele pode não ter tantas habilidades comunicativas, por ter desenvolvido sua habilidade técnica e deixado de lado o aspecto emocional. Em casos mais extremos, nos quais há a falta do perfil comunicativo, o líder técnico pode ser muito confundido com o autoritário.

Esta mescla de estilo de liderança, Autocrática, Marcador de Ritmo e Técnica tem em comum um traço muito forte, o  “autoritarismo” que em certa medida, por ser uma empresa em formação necessitava de uma direção que naquele momento o Jobs tinha certeza, por isto juntamente com as características técnicas, do seu foco no resultado e no método e da grande percepção de aglutinar as ideias e transforma-las em produtos exitosos, uniu a equipe junto a ele, meio um amor e ódio mas que o resultado justifica os meios. Isto também foi possível por dois pontos muito importantes:

  1. Sua equipe era extremamente técnica (nerds da informática) e que tinham um perfil aderente a esta liderança técnica e pelos resultados suportavam as outras características autoritárias e extremamente direcionadas a produção (Marcador de Ritmo) e que pelas características mais Laissez-faire de sua equipe, fez com que eles realmente produzissem no ritmo e quantidades necessárias a empresa naquele momento.
  2.  O Wosniak como um líder complementar na equipe, ele era um líder democrático com uma atitude de apoiador, que dá apoio e se preocupa com as necessidades dos liderados, estas características ajudavam a complementar a liderança, pois o Wosniak acompanhava a equipe mais de perto no seu dia a dia. A característica da liderança democrática é permitir que todas as decisões da empresa sejam tomadas levando-se em consideração a opinião da maioria dos funcionários. O líder está sempre aberto a críticas ou sugestões e promove atividades de integração da equipe, fazendo com que seus membros se sintam parte de uma família, um time de vencedores. Além disso, é construído um ambiente organizacional agradável para que o colaborador trabalhe e exponha suas ideias. Esse estilo de liderança preocupa-se com o trabalho de todos e considera que cada um é extremamente importante para o sucesso da empresa. São promovidos laços de relacionamento baseados em confiança, troca de informações e credibilidade.

Claro que o Wosniak não pode implementar 100% esta liderança, já que o Jobs era o principal líder, mas conseguiu como já comentei aglutinar a equipe e reduzir as características negativas do líder principal, foi como em uma reação química, o catalizador, potencializando a liderança principal do líder Jobs, que teve sua ação como líder exitosa por contar coma equipe certa e com o complemento da liderança do Wosniak, junto a isto a sua visão acertada nos produtos a serem desenvolvidos, garantiram a experiência exitosa do início da Apple. Pois apesar de criar muita pressão nos funcionários, o trabalho fluía com o grande carisma e liderança técnica (causando um extremo respeito e admiração) e sua capacidade de concatenar as ideias da equipe e obter bons resultados com os produtos gerados no trabalho, fez ele obter resultados.

Para Rosa Krausz (1991), o poder pode permear uma organização, uma nação, uma cidade, uma empresa privada ou pública. Até na vida familiar e social, o poder pode estar presente. Com características subjetivas, de dimensão intrapessoal e interpessoal, uma temática difícil de ser compreendida e admitida por quem usa, deseja ou inveja, o poder é visto como a capacidade potencial de influenciar as ações de indivíduos ou grupos no sentido de atuarem de uma determinada maneira.

No caso da liderança do Sr. Jobs temos um mix de poderes envolvidos, sendo eles, o poder de legítimo, por ser ele o dono da empresa, o poder coercitivo pois como ele cobrava o andamento dos trabalhos de forma enérgica, autoritária e intensa, e o poder de perícia, pois tinha o conhecimento técnico superior juntamente com o poder de aglutinar as ideias do seu pessoal em produtos exitosos.

.

Conclusão

O Filme Steve Jobs mostra a história do início da Apple, e mostra o estilo de liderança da Jobs o líder natural, autoritário e técnico, e da coliderança de Wosniak, que era um líder democrático e acolhedor. Este mix mostrou uma eficiência incrível, pois a liderança de Jobs empurrava a empresa para frente, e a coliderança de Wosniak ia aglutinando a equipe e dando equilíbrio para que continuassem eficiente, junto a isto uma composição de equipe adequada aos objetivos, extremamente técnica, que além de tudo era motivada pelos resultados positivos dos produtos. Além disto não podemos esquecer a capacidade de Jobs de captar a ideia de todos e transforma em produtos o que auxiliava muito a equipe se unir a ele.

Nas leituras dos autores e pela minha experiencia participando de equipes e liderando equipes, um líder não é de todo ruim como também não é de todo bom, pois dependendo da necessidade de sua instituição, da constituição de perfis de sua equipe e dos objetivos e prazos a serem alcançados, podemos ter uma necessidade de perfil de líder que vai se adequar melhor, como no caso do filme Steve Jobs, ele tinha um perfil que avaliado isoladamente poderíamos dizer que não teria êxito, mas quando o inserimos dentro das necessidades de sua empresa, composição de sua equipe e objetivos a serem alcançados, foi perfeito para as suas necessidades.

Uma outra característica que temos em líderes, é sua evolução, como apresentado no filme, quando ele após vários anos voltou para salvar a empresa, apresentando basicamente as características iniciais, mas com sutis evolução, principalmente sendo menos autoritário e mais aglutinador.

Para mim isto mostra que tanto a falta como o excesso de líderes pode trazer problemas para a equipe. Tive alguns estilos de liderança, na maioria das vezes não líderes, mas chefas, que deixavam o trabalho ambiente do trabalho melhor ou pior, mas uma característica que sempre que aparecia transformava a equipe em mais produtiva era a parte de proteção da equipe pelo seu líder, ou chefe, criando assim um ambiente onde as pessoas se sentiam pertencendo a um grupo e isto sempre transforma o ambiente de trabalho em um lugar melhor.

Uma característica muito marcante de um líder é a necessidade de evolução, pois conforme vimos os liderados estão mudando, na forma de trabalhar, de se relacionar com os colegas e de se relacionar com a instituição. Um líder que não evolui deixa de liderar e se transforma em chefe. Penso sinceramente que por mais que possamos escolher o perfil dos liderados, um líder moderno tem que se adaptar a equipe para poder tirar o máximo desta equipe, pois um líder tem duas funções principais no seu trabalho:

  1. Fazer a equipe produzir o máximo para a corporação dentro das suas capacidades, e sempre buscando mais;
  2. Com a equipe, criar um ambiente saudável, alegre, de desenvolvimento pessoal, sempre proporcionando uma evolução desta equipe, ou seja, um lugar que os liderados queiram estar;

Na minha experiencia, a pior característica de um líder é a falta de segurança, pois um líder pode não ter conhecimento técnico, pode não saber aglutinar a equipe, mas se ele conseguir dar retaguarda e proteção para a equipe no seu trabalho, teremos um líder com possibilidades de obter resultado de sua equipe por empatia e cumplicidade. Na minha vida já fui comandado por líderes deste formato e liderei por circunstâncias de que eu era o único disponível para comandar uma equipe que estava desacreditada e considerada ineficiente.

A forma de recuperar a equipe foi dando autonomia de definição na forma de trabalho, ouvindo e decidindo com a equipe forma e horários de trabalho para poder obter o resultado solicitado pela matriz, além disto foi dado liberdade de ações desde que no horário combinado tivéssemos o produto do trabalho entregue, e além disto mais ninguém poderia autorizar nenhuma alteração de trabalho ou função na equipe além de mim (criei uma barreira de proteção nesta equipe para que trabalhasse tranquila). A equipe em 2 meses está sendo elogiada pela alta direção por seu excelente trabalho e evolução, sendo que alguns meses depois a equipe seguiu trabalhando sem líder direto, mas com as bases ajustadas, e com muita eficiência.

Se um líder conseguir cumprir estas duas obrigações simples, ele sempre será um líder moderno, e para isto com certeza terá que usar as ferramentas disponíveis para atingir.

Referências bibliográficas

Aprenda a identificar e a aplicar 6 tipos de liderança | IEEP. Disponível em: <https://www.ieepeducacao.com.br/seis-tipos-de-lideranca/>. Acesso em: 27 fev. 2022.

Os 6 estilos de liderança e seus impactos no clima organizacional e nos resultados. Disponível em: <https://vbmc.com.br/estilos-de-lideranca/>. Acesso em: 27 fev. 2022.

ADOROCINEMA. Steve Jobs. Disponível em: <https://www.adorocinema.com/filmes/filme-207616/trailer-19545639/>. Acesso em: 27 fev. 2022

6 estilos de liderança e as vantagens e desvantagens de cada um deles - AIESEC no Brasil. Disponível em: <https://aiesec.org.br/6-estilos-de-lideranca-e-as-vantagens-e-desvantagens-de-cada-um-deles/#:~:text=Lideran%C3%A7a%20t%C3%A9cnica>. Acesso em: 27 fev. 2022.

‌BORTOLIN, A. Liderança e Motivação. Brasil: Fundação Getúlio Vargas, 2018. p. 82

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (215.7 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com