TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALGUMAS CARACTERISTICAS DA ADMINISTRAÇÃO JAPONESA

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.955 Palavras (24 Páginas)  •  1.303 Visualizações

Página 1 de 24

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

1. ADMINISTRAÇÃO JAPONESA 5

1.1. CARACTERISTICAS DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO 5

1.1.1. Just in time (JIT) 5

1.1.1.1. Principais funções do JIT 6

1.1.1.2. Vantagens do sistema JIT 6

1.1.2. Kanban............................................................................................................................ 7

1.1.2.1. Vantagens do Kanban 7

1.1.3. Kaizen.............................................................................................................................. 8

1.2. ALGUMAS CARACTERISTICAS DA ADMINISTRAÇÃO JAPONESA 10

1.3. INSTRUMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO JAPONESA 11

2. ADMINISTRAÇÃO HOLÍSTICA 12

2.1. AS PRINCIPAIS PRÁTICAS DA ADMINISTRAÇÃO HOLÍSTICA 12

2.2. PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO HOLÍSTICA 13

2.3. APLICABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO HOLÍSTICA 13

3. GERENCIAMENTO COM FOCO NA QUALIDADE 14

3.1. O PROGRAMA 5S 16

3.2. DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO (ISHIKAWA OU ESPINHA DE PEIXE) 18

3.3. SEIS SIGMA 19

3.4. 5W2H............................................................................................................................... 20

4. BENCHMARKING 22

4.1. VANTAGENS E DESVANTAGENS DO BENCHMARKING 22

5. DOWNSIZING 24

5.1. OBJETIVOS DO DOWNSIZING 24

5.2. ETAPAS DO PROJETO DE DOWNSIZING 25

5.3. DESVANTAGENS DO DOWNSIZING 25

6. REENGENHARIA 27

6.1. COMO UTILIZA-LA? 27

6.2. CRITICAS À REENGENHARIA 28

7. READMINISTRAÇÃO 29

8. CONCLUSÃO 30

REFERÊNCIAS 32

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho visa apresentar as novas configurações de administração e as modernas técnicas de gestão, partindo do principio do sistema Toyota, que foi um sistema de produção criado no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial, quando o país se encontrava derrotado e com sua economia prejudicada.

O sistema foi desenvolvido e adaptado, sempre com um único objetivo: a eliminação de desperdícios e a satisfação dos clientes, até mesmo porque anteriormente, o Japão tinha uma má reputação, sendo conhecido por sua produção de baixa qualidade, e estava caindo consideravelmente no conceito de administração, em relação ao mercado mundial.

Com o sistema totalmente implementado, o Japão começou a mudar sua forma de produção, deixando de lado os conceitos de Fayol e Taylor e seguindo uma nova teoria de qualidade, foi quando conseguiu se reerguer. Surgiu desde então, diversas formas de administração com foco na qualidade, espelhadas na experiência vivenciada pelo Japão, pois foi com esse objetivo em mente que o país conseguiu se recolocar no mercado e tornar referência. Conforme foi conseguindo se reestruturar, foi criado um padrão de qualidade, que hoje é reconhecido mundialmente, e copiado por diversas empresas de sucesso.

Sabemos que toda e qualquer organização que deseja obter sucesso e se manter ativa no mercado, deve ter pleno conhecimento de todas as teorias, processos e ferramentas criadas no Japão depois de sua crise econômica. Iremos mostrar com detalhes os principais modelos de gestão, e as ferramentas básicas da qualidade.

1. ADMINISTRAÇÃO JAPONESA

Nascida nos anos 50, especialmente na empresa automobilística Toyota Motor Company, projetada pelo engenheiro Taiichi Ohno, ela foi iniciada no chão da fábrica com o intuito necessário de evitar o desperdício e de promover o melhoramento contínuo. Logo após a Segunda Guerra Mundial os japoneses iniciaram sua produção de automóveis. A princípio os japoneses desejavam utilizar os métodos da produção em massa, mas devido a uma série de problemas a produção de automóveis em larga escala não foi possível e foi então que a administração japonesa, para contornar os obstáculos voltou-se para a participação dos funcionários, ou seja, numa produtividade e experiência voltada para a tarefa.

Administração Japonesa é um modelo de gestão empresarial fortemente embasado na participação direta dos funcionários, ou seja, na busca do aprimoramento continuo com o envolvimento de todos os funcionários e executivos.

Os produtos japoneses alcançaram um diferencial competitivo no mercado internacional devido à busca de conhecimento e tecnologias avançadas a produção e ao favorecimento da política econômica governamental.

O sistema de produção japonês tal como é estruturado atualmente surgiu nos vinte e cinco anos seguintes a Segunda Guerra Mundial, daí decorre as duas outras denominações do método: Sistema Toyota de Produção ou Ohnoismo.

1.1. CARACTERISTICAS DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO

São características básicas do Ohnoismo: Just in time, Kanban, Kaizen, existem outras característica do Sistema Toyota de produção, mas de certa forma são decorrentes dessas citadas e outras parcialmente independentes.

1.1.1. Just in time (JIT)

A filosofia JIT nasceu no início do ano de 1950, com o objetivo de reeguer as empresas das cinzas do pós-guerra. Pioneira no uso dessa ferramenta, a Toyota que sofria com a escassez de recursos, se adaptou à cultura do pouco desperdício e o alto valor agregado.

O Just in Time ou Sistema JIT como é conhecido, significa “no momento exato”, que é nada mais nada menos, uma abordagem empresarial que visa a qualidade perfeita e estoque zero, ou seja, sempre produzir (bens e serviços) no momento exato em que são necessitados, afim de evitar os peças paradas em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.9 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com