TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISAR RELAÇÃO ENTRE A RENDA E A CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  24/11/2019  •  Artigo  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

A RELAÇÃO ENTRE A RENDA E A CONSTRUÇÃO CIVIL

O crescimento econômico de um país está diretamente ligado ao crescimento de diversos setores, especialmente o industrial, no qual se destaca o seguimento da Construção Civil. Sendo assim, o principal objetivo desta atividade é investigar a relação entre o crescimento da indústria da construção civil no Brasil e seus custos de produtividade no período de 2009 a 2014, assim como foi sugerido.

Nos últimos 40 anos, o crescimento deste setor sofreu mudanças decorrentes do crescimento econômico e momentos de crises financeiras. De acordo com Amorin (2014), uma pesquisa desenvolvida pelo Sindicato da Indústria da Construção de Minas Gerais (SINDUSCON–MG), utilizando dados ligados ao desenvolvimento da ICC nos últimos 20 anos, verificou que na última década houve uma elevação de 52,10% no setor, ou seja, uma ascensão média anual de 4,28%; e, nos últimos 20 anos, esse crescimento foi de 2,82%. Ainda segundo o estudo, o desemprego teve uma queda significativa, passando de 8,9%, em 2003, para 2,5%, em 2014.

Por outro lado, um estudo realizado pelo Sistema FIRJAN (2014), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e importantes lideranças empresariais e acadêmicas do setor da construção civil, investigou as principais dificuldades relacionadas ao crescimento da competitividade e produtividade da ICC no Brasil. Dentre as diretrizes apontadas, podem-se destacar aquelas capazes de aumentar a produtividade e competitividade no setor: melhorar a capacitação da mão de obra em todos os níveis e intensificar o emprego de modernas práticas de gestão, métodos racionalizados, industrializados e inovadores de construção. Os principais resultados obtidos indicam que o crescimento do ramo da construção civil está diretamente relacionado à situação econômica do país; assim, em momentos de crise ocorre queda no setor.

É o grande responsável pelo aumento da renda da população e consequente diminuição do desemprego. A criação e investimento de políticas públicas proporcionaram crescimento do setor e, consequentemente, da economia do Brasil. constatou-se, principalmente, que existe uma forte correlação entre o crescimento da construção civil e a geração de emprego de baixa qualificação no período estudado. Além disso, observou-se que este setor proporcionou maiores salários para os indivíduos de baixo nível educacional quando comparado a outros setores econômicos, como, por exemplo, o setor agrícola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com