TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DAS HAVAIANAS

Por:   •  14/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O presente trabalho foi elaborado com base na vivência de um dos integrantes do grupo e na análise de todos feita na empresa Supermercado Francis- que cordialmente contribuiu disponibilizando as informações de que necessitamos - mais concretamente abordar o histórico da empresa, seu organograma e departamentalização, produtos e mercado e a qualidade do ambiente de trabalho.

Objetivamos a partir desta análise, conhecer a estrutura da empresa, bem como suas atividades, e caso haja necessidade, propor sugestões de melhorias e procedimentos que venham a interliga-las de forma sistêmica, as quais são tratadas pela disciplina OSM (Organização, Sistemas e Métodos.).

O trabalho está organizado em quatro capítulos. No capítulo 1 será abordado o nome da empresa, nome fantasia, o histórico da empresa, o tipo de organograma e departamentalização utilizados, os produtos e mercado na visão sistêmica. No capítulo 2 mostraremos o processo produtivo de um produto ou serviço da empresa no modelo ISO 9000-2008. No capítulo 3 apresentaremos a qualidade do ambiente de trabalho. Por fim, no capítulo 4, daremos sugestões com o propósito de garantir maior racionalidade nas tarefas para que não ocorram atividades desnecessárias.

A metodologia utilizada foi à visita ao estabelecimento, na qual foram entregues vários questionários para que os colaboradores pudessem respondê-los, retratando a realidade da empresa, disposição física e informações sobre alguns processos e atividades rotineiras, os quais foram coletados, analisados e dispostos no trabalho.

CAPÍTULO I –

1.1 – Nome da empresa

Supermercado Francis LTDA

1.2 – Nome fantasia

Supermercado Francis

1.3 – Histórico da empresa

Missão: Não tem

Objetivos: Não tem

1.4 – Organograma e departamentalização

Apesar de não documentado, identificamos que a departamentalização utilizada é a funcional exposta no organograma vertical a seguir:

1.5 – Produtos e mercado (visão sistêmica)

Processo de compras de mercadorias

Vendas

Compras

Capítulo II

2.1 - Descrição do Processo:

Compras de Mercadorias para o Supermercado

2.2 – Fluxograma Proposto:

2.3 – Técnica de Levantamento e Análise de Processos:

As técnicas utilizadas para fazer o levantamento e a análise dos processos da empresa foram o questionário – entregue aos funcionários e aos gestores – e posteriormente a observação de campo – onde pudemos ver e confrontar as informações obtidas anteriormente pelo questionário.

2.4 – Tipos de Manuais usados pela empresa:

A empresa não utiliza manuais de conduta ou outros quaisquer que normatizam ações internas ou mesmo externas.

Capítulo III

O layout da empresa, pelo que podemos notar, está bem localizado e disposto no ambiente físico. As prateleiras bem organizadas (cada qual contendo os produtos de seu setor específico), os maquinários e equipamentos bem dispostos auxiliando na redução dos manuseios e espaços percorridos pelos colaboradores, os riscos são menores, a satisfação - neste quesito - é grande.

Não foi necessário utilizarmos o programa 5S, pois tanto nas atividades administrativas quanto na produção, os critérios estão bem estabelecidos e são seguidos à risca.

Constatamos que a harmonia na relação entre o homem e máquina está presente na organização, se bem que as empresas fabricantes de ferramentas de trabalho, cada vez mais prezam pela ergonomia dos seus produtos.

As cores predominantes são o branco e o bege, tornando o ambiente mais claro, agradável, com um clima amistoso que incentiva a coletividade.

Em todos os setores da empresa, a segurança dos funcionários é levada a sério. No açougue, cada açougueiro possui roupa específica, luvas de metal (para evitar cortes), protetores do afiador de facas, e botas. No caixa as cadeiras são confortáveis, e tanto o computador quanto a balança são fáceis de operar, evitando a LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

Quanto à análise da ambiência observamos que o espaço como um todo é organizado e animado, propiciando um bom convívio dos colaboradores e à receptividade dos clientes, exceto no ambiente externo do supermercado, pois a fachada não está pintada adequadamente, enfeando a entrada.

A cultura do supermercado foi dificilmente compreendida, mas chegamos à conclusão que existem valores religiosos muito profundos, há nos principais espaços, imagens sacras e crucifixos, evidenciando a fé dos gestores e também dos colaboradores ao observarmos que os mesmos, ao chegarem à empresa, fazem o sinal da cruz antes de começar às atividades.

Capítulo IV

4.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com