TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Havaianas

Pesquisas Acadêmicas: Análise Havaianas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  4.063 Visualizações

Página 1 de 2

HAVAIANAS

Todo mundo usa. Recuse imitações

Havaianas é uma marca brasileira mundialmente conhecida, atua no mercado há 52 anos sendo hoje líder no setor de calçados, seus produtos são produzidos pela Alpargatas. A marca possui 80% de participação no mercado brasileiro de chinelos de borracha, anualmente comercializam cerca de 162 milhões de pares de chinelos, as exportações chegam a 22 milhões.

A empresa possui cerca de 11.000 funcionários com a missão de desenvolver e comercializar produtos inovadores dando um toque de sofisticação, atingido todas as classes sociais e misturando seus produtos aos diferentes segmentos, desde crianças á idosos, tirando as regiões polares devido ao frio, o restante são alvos do produto.

Principais concorrentes são Dupé (Alpargatas) Ipanema (Grendene) e Melissa (Grendene).

Pontos Fortes

O produto do concorrente não tem uma identidade, as marcas e os modelos são tantos que a Grendene não significa nenhum produto específico. O que deixa a empresa em uma posição menos vantajosa na mente do consumidor. A havaiana possui uma fórmula exclusiva de borracha difícil de imitar e possui um grande valor agregado, se diferenciando do concorrente.

Pontos Fracos

Os concorrentes vêm desenvolvendo sandálias de dedo para o mercado, desde linhas básicas até linhas temáticas, para fazer frente com as Havaianas. Isso pode ser uma ameaça devido ao preço competitivo e a distribuição em massa. As Havaianas não estão presentes em supermercados e lojas locais, o que da mais espaço para Grendene com as sandálias Ipanema.

Análise do Ambiente interno e Externo

A revolução da marca começou com a criação do departamento de comércio exterior, até então, as vendas para o exterior era algo ausente, não havia um movimento em direção a esse mercado. A decisão de explorar as Havaianas deu-se pelo fato de ser um produto tipicamente brasileiro, colorido, e sem concorrência interna e externa.

Havaianas se tranformou num ícone, graças a um engenhoso programa de relações públicas e eventos que resultam em visibilidade do produto na mídia e claro inovações constantes, as sandálias passaram de item popular a acessório de moda, encontradas nos pés de algumas das maiores celebridades. O desafio de criar uma marca global como a Alpargatas fez, foi manter o foco em um único produto, simples e identificado com a cultura brasileira, produzir versões que variam o preço, sempre com distribuição em butiques e lojas de departamento, difundir o produto entre celebridades e personalidades do mundo da moda é o que garantiu às havaianas o sucesso de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com