TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE MERCADO NATURA

Por:   •  4/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  10.532 Visualizações

Página 1 de 5

2. ANÁLISE DO CENÁRIO DA EMPRESA:

A segmentação de mercado da empresa NATURA é o principal foco de sua análise mercadológica. Hoje a NATURA S/A conta com 1,5 milhão de consultoras no Brasil e também atua em frentes no Mercosul e Europa (mais abrangente na França).  Sua sede, o chamado “loja conceito” fica aqui em São Paulo, na região da Oscar Freire, a organização também conta com uma loja virtual no mesmo local.  Sua concorrente direta é a ‘’O Boticário’’ que recentemente entrou forte com seus consultores. A NATURA é mundialmente citada e muito reconhecida por focar suas ações na SUSTENTABILIDADE e em projetos sociais como Crer para Ver, Natura Musical, etc. Para manter suas práticas alinhadas com valores e missão da empresa, a NATURA constantemente aplica treinamento em seus funcionários e fornecedores (muitas vezes por meio de suas campanhas publicitárias). Como objetivo principal, a NATURA tenta passar a mensagem que os consumidores não comprem somente o produto para bem-estar pessoal, mas sim, comprar a ideia do desenvolvimento sustentável adotado pela organização como estratégia mercadológica.

SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA DE MERCADO

Ela atua em três frentes, começando pela segmentação DEMOGRÁFICA, antes uma citação de estudiosos Philip Kotler e Gary Armstrong, sobre como funciona essa segmentação: “A segmentação demográfica divide o mercado em grupos com bases em variáveis como sexo, idade, tamanho da família, ciclo de vida da família, renda, ocupação, grau de instrução, religião, etnia, geração e nacionalidade.”

Em suma, a NATURA trabalha no conceito Demográfico com seus produtos para todas as etapas da vida (criança, adolescente, fase adulta e terceira idade), também visando a renda dos consumidores, sexo e as diferentes divisões de grupos étnicos. O objetivo principal da NATURA é o cuidado e a contínua preocupação com as necessidades dos consumidores em cada fase de sua vida.

Um bom exemplo de segmentação é o ramo de Maquiagens Estéticas NATURA, divididos em linhas FACES – voltado para rendas baixas. AQUARELA – para rendas intermediárias e linha UNA – voltada para rendas altas. Sobre a segmentação por Sexo pode se verificar nas colônias e perfumes que são lançadas ora para um público feminino, ora para um masculino, haja vista os produtos específicos que são lançados no mercado.

SEGMENTAÇÃO COMPORTAMENTAL DE MERCADO:

Outra segmentação aplicada fortemente na NATURA é a COMPORTAMENTAL, antes de explicá-la vamos a mais uma definição dos estudiosos.

“Segmentação baseada no comportamento do consumidor divide os compradores em grupos com base no conhecimento em relação a determinado produto e nas atitudes direcionada à ele, no uso que se faz desses produtos e nas reações à ele.” (KOTLER, PHILIP; ARMSTRONG, GARY; 2003, p. 168). Em relação a essa definição a empresa adota uma posição sustentável procurando agregá-lo nos seus produtos, seja passando a informação aos seus consumidores de como seus produtos são fabricados, a origem de suas matérias primas, e a reposição (ações praticadas) para repor essas matérias primas usadas no processo produtivo na Natureza. A mão de obra que utiliza é bastante explorada pela empresa, a fim de usar o conhecimentos das comunidades locais como forma de manter sua essência totalmente brasileira, e reforçando o aspecto social da entidade. Em relação a comunicação, a NATURA chega até nós consumidores via Televisão, Rádio, Internet e seu próprio catálogo. Esses meios de comunicação, facilitam o entendimento dos consumidores sobre as práticas socioambientais praticada dentro da empresa, tanto como seus benefícios e vantagens.

O resultado dessa segmentação comportamental está nos produtos que a empresa fabrica, como por exemplo produtos reutilizáveis (embalagens), seus refis, além do preço que naturalmente é mais barato, estimula na prática os Consumidores do benefício do uso sustentável e da facilidade econômica em adquiri-lo.

SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA DE MERCADO:

Uma outra frente de segmentação aplicada na NATURA e talvez a mais simples é a segmentação Psicográfica, vamos a definição:

“Divide os compradores em diferentes grupos com base na classe social, no estilo de vida ou em características da personalidade.” (KOTLER, PHILIP; ARMSTRONG, GARY; 2003, p. 167). É notada basicamente nos produtos que são focados no estilo de vida do consumidor final. Por exemplo a linha Kaiak, possui o perfume Original e as linhas Aventura para quem pratica esporte,  Urbe – para homens que vivem na cidade, entre outras linhas.

É também estimulada na Natura a conexão e alinhamento daquilo que faz bem para os consumidores, pois nessa rotina estressante do dia-a-dia o foco é manter o cuidado com o seu corpo, e procurar a simplicidade, o prazer nos pequenos detalhes, como tomar um banho por exemplo, levar seu cachorro para passear, brincar com seus filhos, etc.

A Natura através de sua segmentação de mercado procura atender à todos os públicos independentemente da idade, raça, sexo ou classe social com a melhor qualidade, tecnologia e pensando nas necessidades específicas de cada público alvo. A garantia de qualidade, a responsabilidade social e a acessibilidade de seus produtos através de suas consultoras fazem com que a marca seja a líder de mercado no segmento de vendas por catálogo.
É notável a preocupação da empresa em transmitir seus valores e crenças através de seus produtos e campanhas publicitárias. De diversas maneiras a Natura estimula seu consumidor a desenvolver uma atitude de consumo responsável e sustentável, não somente na hora de consumir seus produtos, mas, também estender estes pequenos gestos para nosso dia-a-dia.
A essência da Natura é brasileira e é o que ela também transmite em seus produtos a sua ‘brasilidade’ através da utilização de matéria-prima e mão de obra das comunidades locais das florestas brasileiras e da valorização do conhecimento e da cultura dos nativos.
O bem estar também está muito presente na marca. A Natura procura levar momentos de conexão consigo mesmo e com seu corpo à seus clientes, fazê-los ter aquele momento prazeroso dentro de sua rotina agitada e desconectar-se do caos do dia-a-dia para se conectar com o que mais importa: você.
Com iniciativas como estas, a Natura é hoje uma empresa reconhecida e premiada pelas suas atitudes de responsabilidade social e ambiental, valores estes que são incorporados aos seus produtos e transmitidos à seus consumidores de maneira indireta, mas, que aos poucos começa também a mudar os hábitos de consumo de seus clientes. Isto demonstra que a empresa está sendo eficaz em seu objetivo de agregar valor ao seu produto por meio da conscientização de seu consumidor, colaborando para uma sociedade mais consciente e responsável com as gerações futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (167.5 Kb)   docx (111.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com