TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Mercado

Por:   •  24/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.011 Palavras (13 Páginas)  •  805 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        A EMPRESA ESTUDADA        

2.1        IDENFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO MERCADO        

2.2        PERFIL DOS CLIENTES        

2.3        POLÍTICA DE PREÇOS        

3        ANÁLISE DAS VARIAÇOES DE VENDA DO MERCADO BASSANI NO MÊS DE AGOSTO DE 2015        

3.1        TABELA DE DADOS E ANÁLISE        

3.1.1        Medidas de Tendência Central        

4. ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE NAS EMPRESAS.        

5.  CONCLUSÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O objetivo principal deste trabalho é demonstrar como as mais diferentes variáveis podem influenciar no desempenho de uma empresa. No caso, em especial vamos falar sobre o setor supermecadista, já anteriormente estudado nos trabalhos individuais. Nesse contexto é importante salientarmos alguns conceitos relacionados a economia aplicados à administração de empresas.

Uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos; contudo as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva aos vários grupos da sociedade (VASCONCELLOS, 2004).

 As análises econômicas têm por base dois diferentes métodos de estudo:

• Microeconomia, que trata do comportamento das empresas, famílias, Indivíduos. Lida com a oferta de um determinado bem ou serviço em relação as preferências dos consumidores (demanda). Estuda os monopólios, oligopólios, formação de Cartel e concorrência perfeita. Também é denominada como Teoria dos Preços.

• Macroeconomia, que estuda o funcionamento da economia de um país de uma forma mais abrangente. Este estudo abrange o nível geral de preços, emprego e desemprego, renda, produto nacional, investimentos, taxa de câmbio, balanço de pagamento, inflação, poupança e consumo, estoque de moeda, políticas fiscais, monetárias, cambiais entre outros fatores.

Diferenciando de forma mais simplificada microeconomia de macroeconomia, pode-se dizer que a microeconomia se preocupa com o particular, com o individual, enquanto que a macroeconomia se preocupa com o todo de modo geral.

Entre as variáveis analisadas estão a forma como a empresa está estruturada, qual o mercado e o perfil de clientes que atende (a preferência por algumas marcas, por exemplo), como funciona a política de preços, entre outros.

Além disso, vamos tratar da gestão de pessoas e do clima organizacional, aspectos diretamente relacionados aos conceitos de valores éticos e as estratégias que buscam melhorias no desempenho das empresas, a partir do conhecimento do dia a dia de uma empresa no setor supermercadista, sua localização, as características principais, estratégias, marketing, promoções e oportunidades que são dadas aos funcionários.

O grande desafio deste trabalho é mostrar como os gestores de uma empresa, indiferente de seu porte, devem direcionar seus esforços para entender e utilizar os talentos humanos na empresa, de forma a torná-la mais competitiva.  


  1. A EMPRESA ESTUDADA
  1. IDENFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO MERCADO

O supermercado estudado está localizado na cidade de Fraiburgo, em Santa Catarina. A cidade situa-se no meio-oeste catarinense e possui aproximadamente 35.000 habitantes e uma economia que se baseia principalmente na agricultura, nas agroindústrias e no comércio.

O Mercado Bassani está no bairro São Sebastião, que tem em torno de 2.000 habitantes, e por estar relativamente distante do centro da cidade e dos demais bairros, tem nas suas redondezas localidades do interior do município, tem portanto sua clientela basicamente na população do bairro e do interior. E mesmo com a existência de supermercados maiores na região central da cidade, o estabelecimento não é tão afetado pelo seu caráter local.

A empresa atua no mercado há 24 anos, e possui como marcas: qualidade, conforto e comodidade, na busca pela fidelização de seus clientes. Nunca houve mudança de endereço ou mesmo ampliações significativas.

Além de produtos para alimentação básicos do dia a dia, para higiene e cuidado pessoal, possuem ainda açougue, venda de materiais escolares e materiais para construção e venda de pão, que não é feito no local, ou seja, é terceirizado.

Em conversa informal com Douglas Bassani, proprietário e administrador do estabelecimento, ele nos relata que o mercado conta com 10 colaboradores sendo 6 deles da própria falmilia, todos há mais de dois anos trabalhando no estabelecimento, e que a princípio, não há previsão de novas contratações ou mesmo de expansão dos negócios, tendo em vista o atual momento da economia brasileira, que segundo ele não é convidativo para novos investimentos.

  1. PERFIL DOS CLIENTES

A partir da conversa com o administrador Bassani, concluímos que o supermercado não tem um perfil específico, que atende a qualquer público podendo ser de crianças, jovens, idosos e de ambos os sexos. Quando questionado sobre o grau de escolaridade mais comum entre os clientes, ele define ensino médio como mais significativo, mas é apenas um dado baseado em sua opinião. Cita também que as crianças são fregueses comuns, que costumam aparecer todos os dias, porém são responsáveis por um consumo bem pouco significativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (248.5 Kb)   docx (64.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com