TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE PROJETO INOVAPLAST

Por:   •  3/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.212 Palavras (9 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ISCS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Termo de Abertura do Projeto, EAP, Cronograma e Custos do Projeto

INOVAPLAST

SÃO PAULO

2015

• Temo de abertura do projeto

O projeto Inovaplast, visa a criação de uma nova embalagem universal a cartela plástica expositora de produtos diversos, desenvolvida para expor e agregar valor a diversos produtos, seus principais objetivos, são a redução de custos e a padronização de embalagens. O projeto em questão foi demandado pela área comercial, com o propósito de atender aos requisitos pesquisados pela mesma para atender as necessidades do mercado nacional.

 Projeto Inovaplast

O projeto Inovaplast, lançara no mercado brasileiro um novo padrão de embalagem universal: CARTELA PLÁSTICA EXPOSITORA DE PRODUTOS DIVERSOS. Essa novidade busca atender às necessidades do mercado interno, com padronização de embalagens, que também pode ser modificado para atender segmentos de empresas que importam produtos a granel. Outra finalidade se trata do atendimento das necessidades internas da própria empresa, eliminando custos com a importação e agregando valor aos produtos, que nela estarão expostos.

O projeto em questão foi demandado pela área comercial, com o objetivo de atender aos requisitos pesquisados pela mesma.

O propósito do projeto, consiste na substituição de vários tipos de embalagens, garantindo a uniformização, agilizando a produção e expedição eliminando as despesas, garantindo uma melhor estética do produto na exposição do mesmo. Isso se dá de maneira prática, pois a embalagem não obstrui a visibilidade do consumidor.

Esta nova cartela tem como característica principal, servir como embalagens para produtos que serão vendidos principalmente em lojas “faça você mesmo” permitindo assim que o produto seja disponibilizado em expositores, onde o próprio cliente possui acesso e escolhe de acordo com a necessidade.

Tendo como proposta, para a composição desse item os componentes PVC (Plolicloreto de polivilina) E.V.A (Espuma Vinílica Acetinada), que são de baixo custo

A duração do projeto será de sete meses, iniciando-se com o desenho da peça, confecção do molde e a produção das primeiras amostras que serão enviadas para de setor de qualidade, Posteriormente, serão feitos os testes para a aprovação do comitê diretivo, responsável por dar a direção executiva do projeto e resolver questões de impasses que podem surgir ao longo do projeto, o comitê é composto pelo diretor comercial e marketing, engenheiro de produção, gerente de produção e gerente de qualidade. Posteriormente segue para a assinatura do sponsor.

O custo do projeto está totalizado em R$ 660.000,00 (Seiscentos e sessenta mil reais). Esse valor inclui despesas, como aquisição de maquinário, primeiro lote de matéria prima, despesas comerciais, contratação de mão de obra, moldes, despesas administrativas e despesas com análise técnica.

Para alcançar o sucesso no projeto, será investido na qualidade do produto, utilizando insumos de primeira qualidade e normatizado, isso o tornará mais resistente e competitivo.

Os principais riscos financeiros são: não obter o retorno do investimento, uma vez que as vendas podem não atingir a expectativa, supervalorização da matéria prima, o que tornaria a produção inviável ou ainda uma mudança na legislação que impossibilite o uso e comercialização.

Outro risco associado trata-se do risco de imagens relacionando diretamente com a qualidade do produto e com o atendimento às expectativas do consumidor final.

A decisão de ser ou não bem sucedido é tomada pela diretoria comercial, a qual identificou falta do produto no mercado nacional através pesquisas, identificando assim um novo nicho de mercado.

Após a aprovação do comitê diretivo, o projeto receberá a assinatura do sponsor (patrocinador), representado pelo CEO da organização.

Sendo o plano de negócio da organização buscar um crescimento contínuo, o projeto, permite a pulverização da marca e melhoria no market share. Isso calha no atendimento desse objetivo.

As questões ambientais que são levadas em consideração são: ampliação do espaço para a instalação das máquinas, adequação das normas técnicas de segurança, garantindo a integridade dos colaboradores e o atendimento das normas regulamentadoras.

O comitê diretivo, formado pelo diretor comercial/marketing, engenheiro de produção, gerente de produção e gerente de qualidade, deu seu parecer favorável à continuidade do projeto, levando em conta o mercado potencial e significativo que abrange todas as regiões do pais em razão da sua versatilidade. O produto é de vital utilidade para a exposição de itens comercializados em gôndolas de lojas voltadas a ferramentas, materiais de construção, papelarias e até mesmo para materiais hospitalares e auto-serviços, por ser multiuso.

As aquisições necessárias para a realização do projeto são a máquina injetora de plástico Trong Cherng modelo S-160, o molde de injeção com as características aprovadas pelo engenheiro de produção, a matéria prima já definida pelo engenheiro de produção e de qualidade e a contratação da mão de obra especializada, pelo recurso humano, para operação da mesma.

O gerente do projeto Júlio Silvo, faz o acompanhamento de todos os processos realizados, seguindo os diretores do comitê diretivo. Os departamentos envolvidos; financeiro, área comercial/marketing, engenharia, jurídico/fiscal e produção dão feedback, para uma boa execução e sucesso do projeto, facilitando a mediação entre as partes envolvidas, validando assim a metodologia utilizada, o planejamento, as entregas e o faturamento mensal do projeto.

O sponsor (patrocinador) é quem apoia o projeto tanto em termos financeiros quanto com respaldo político, garantindo os recursos [Verba e tempo do pessoal] quando o necessário. Após a análise de mercado desde a verificação da demanda, para este novo projeto, até os custos que o envolvem, tendo em vista o retorno do empreendimento à médio prazo gerando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (112.9 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com