TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Por:   •  11/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.308 Palavras (14 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 14

PRÁTICA TUTORIAL:

PPP

ANÁLISE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

PORTIFÓLIO

CURSO GEOGRAFIA

ANDRÉA ANGELINA CERAMITARO

RU:  1213661

UNINTER

CENTRO UNIVERSITÁRIO

BAURU/2015

PRÁTICA TUTORIAL :   PPP

ANÁLISE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

PORTIFÓLIO

ANDRÉA ANGELINA CERAMITARO

RU:  1213661

Identificação da instituição de ensino                                                                                                            2.1. Nome:    Centro Educacional de Jovens e Adultos – CEJA I

  1. . Endereço

Rua: Engº Saint Martin nº 20-81 Bairro   Vila Santa Teresa        

Bairro   Vila Santa Teresa

Cidade:  Bauru   S/P CEP:

Telefone: (14)    3214-4402/3214-4403    

E-mai: ceja@bauru.sp.gov.br

Histórico da instituição

Histórico da unidade escolar (data de fundação, motivo para sua criação, mudanças ocorridas na estruturação da unidade e justificativa do nome escolhido para a escola)

 Na ausência de um Sistema Municipal de Educação, o CEJA foi autorizado em 12 de maio de 1998, portaria da Dirigente Regional de Ensino do Estado de São Paulo, publicada no Diário Oficial do Estado, Seção I, pág. 12 e instalado no Município de Bauru, conforme Decreto Municipal nº 8477 de 30.03.99.

         No D.O.E. de 29.12.07, pág. 56, Seção I, nova autorização para funcionamento do CEJA devido a mudança de endereço e atualização do Regimento Escolar do CEJA, retroagindo os efeitos a partir do inicio ao ano letivo de 2007.

O CEJA oferece curso presencial de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, gratuito, na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos, para alunos com idade igual ou superior a 15 (quinze) anos no início do período letivo. Curso equivalente às quatro primeiras séries do Ensino Fundamental de 8 (oito) anos.

Atualmente funciona em três turnos: manhã, tarde e noite, conforme necessidade para atendimento a demanda escolar.

        Nossas classes localizam-se nos bairros da periferia da cidade atendendo a demanda de alunos que ali residem. Funcionam nas unidades vinculadas denominadas Polos do CEJA, em EMEIs e EMIIs (Escola Municipal de Educação Infantil), EMEFs (Escola Municipal de Ensino Fundamental), Centro Comunitários, Igrejas, Entidades ou em qualquer espaço que tenha infraestrutura adequada para comportar alunos, sendo: 22 classes nos Polos de alfabetização, 22 classes funcionam em EMEIs ou EMEFs e sete classes em lugares distintos (igrejas e associações).

As classes vinculadas que compõem o CEJA funcionam em diversos locais da cidade e em unidades denominadas Polos de Educação de Jovens e Adultos:

  • CEJA II - POLO Jardim Petrópolis, Rua Capitão Mario Rossi, nº 7-71, CEP: 17064-115;
  • CEJA III - POLO Núcleo Redentor/ Jd.Carolina, Rua Olavo Moura, nº 2-36,  CEP: 17032-552;
  • CEJA IV - POLO Núcleo Mary Dota, Rua Maria Elisa N. de Oliveira, nº 1-100,  CEP: 17026-670,
  • CEJA V - POLO Jardim Godoy, Rua Joaquim Felipe de Melo, nº 2-33, CEP: 17022-114;
  • CEJA VI - POLO Vila São Paulo, Rua Sebastião Ferraz da Costa, quadra 04, CEP: 17022-114;
  • CEJA VII - POLO Edson Francisco da Silva, Rua Profª Floripes Silveira de Souza, nº 8-1,

CEP: 17065-420;

  • CEJA VIII - POLO Jardim Eugênia/ Santista, Rua Paraguai, quadra 01, CEP: 17054-160;
  • CEJA IX- POLO Núcleo Fortunato Rocha Lima, Rua Alcino Pinheiro Chaga, quadra 01,

CEP: 17066-742.

  • CEJA X – POLO Parque das Nações, Rua augusto Bastazini, nº 3-71, CEP 17053-020

Obs: O endereço das classes poderá ser alterado em função da demanda de alunos nos locais.

 Caracterização da comunidade onde a escola está inserida

  1. Classe social;
  2. Nível socioeconômico;
  3. Particularidades da região (geografia, atividades econômicas);
  4. Principais características da população que ali reside.

O Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA) oferece a Educação de Jovens e Adultos, curso presencial de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, gratuito, para alunos com idade igual ou superior a 15 (quinze) anos no início do período letivo.

A Educação de Jovens e Adultos de 5ª a 8ª séries é oferecida pela Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF “Cônego Aníbal Difrância”.

O CEJA atende uma população heterogênea quanto a: idade; sexo; estado civil; fator socioeconômico; nível de aprendizagem; necessidades educacionais especiais; menores em liberdade assistida, alunos transferidos do sistema Regular de Ensino com defasagem idade/série.

A análise dos dados observados nas fichas de matrícula dos alunos indica que muitos são originários de outros estados do país, principalmente das regiões Norte e Nordeste. A maioria destes indivíduos, por não apresentar a qualificação necessária para buscar um trabalho nesta região, acaba se integrando à economia informal, não tendo a carteira de trabalho assinada, ficando assim impossibilitada de ser amparada pelos direitos sociais e trabalhistas. Verificamos também que estes alunos residem em bairros distantes do centro da cidade, com pouca infraestrutura, condições materiais reduzidas e baixa remuneração mensal.

As classes apresentam especificidades e diversidades que direcionam o trabalho a ser realizado.

Além das diferenças individuais e do respeito ao ritmo de cada um, numa sala de aula de jovens e adultos há muitos outros desafios: o conflito de gerações, a integração do aluno portador de necessidades especiais, a baixa estima, evasão, os menores em liberdade assistida, entre outros.

           Estes alunos são jovens, adultos e idosos que não frequentaram a escola ou dela se evadiram logo cedo por diversos motivos como trabalho, dificuldade de acesso à escola, desvalorização da educação escolar pelos cônjuges e pais ou fracasso escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (240.9 Kb)   docx (61.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com