TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Projeto Brasiliana

Por:   •  21/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 2

PROJETO BRASILIANA GUIDA E JOSÉ MINDLIN

FICHA TÉCNICA

CONCEPÇÃO DO PROJETO: EDUARDO DE ALMEIDA – ARQUITETOS ASSOCIADOS/ RODRIGO MINDLIN LOEB ARQUITETURA

ÁREA CONSTRUÍDA: 22 MIL m²

LOCAL: CIDADE UNIVERSITÁRIA – USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO / SÃO PAULO

DURAÇÃO: 12 ANOS (2001/2013)

INAUGURADA: MARÇO/2013

JUSTIFICATIVA E CONTRIBUIÇÕES

O projeto Biblioteca Brasiliana Guida e José Mindlin foi a união de um sonho com a arquitetura, a partir do desejo do bibliófilo José Mindlin de doar sua coleção de livros brasiliana. São cerca de 17 mil exemplares que foram colecionados por quase um século, assim surgiu o primeiro conceito de criar um centro que pensasse a memória brasileira e pensasse a cultura brasileira, pois era isso que toda essa coleção remetia. Depois veio o desejo de criar um local que unisse essa coleção rara com o acervo do IEB (Instituto de Estudos Brasileiro)

O projeto foi pensado em cada detalhe, desde o partido até a concepção final do edifício e os materiais a serem utilizados. Partiu da concepção de 2 eixos (Norte/ Sul; Leste/Oeste) com edifício em solução horizontal dividido em duas alas: ala leste Biblioteca José Mindlin, ala oeste IEB e no centro áreas comuns de convivência. O IEB e a Biblioteca José Mindlin estão ligados por esse centro que é chamado “Praça Coberta” que é totalmente permeável com a simples intenção de permitir acesso por todos, além de integrar a as faculdades de filosofia, letras e ciências humanas com a Reitoria, ou seja, ou seja, não é somente uma praça no meio da biblioteca é uma praça com biblioteca na USP.

O projeto é um conceito integro por isso o edifício foi projetado de forma integra, de forma única. É diferenciado, pois não seguiu um programa de necessidades padrão para realizar o projeto de uma biblioteca, esse programa foi desenvolvido com as verdadeiras necessidades do que espaço precisava, e foi criado pelos Arquitetos Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin.

E por fim a principal ideia e desejo é quebrar o paradigma de que tudo que é público é ruim. Mostrar que um projeto de alto padrão e alta qualidade, e uma construção de alto padrão e alta qualidade pode ser um local público, de todos sim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com