TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE E DIAGNOSTICO DA EMPRESA: O BOTICÁRIO

Por:   •  15/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  9.468 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE TIRADENTES

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

 

BEATRIZ FERREIRA DE ANDRADE

ANALISE E DIAGNOSTICO DA EMPRESA: O BOTICÁRIO

ITABAIANA

2017

BEATRIZ FERREIRA DE ANDRADE

ANALISE E DIAGNOSTICO DA EMPRESA: O BOTICÁRIO

Trabalho apresentando ao curso      de Administração como requisito     parcial de avaliação     da     disciplina Diagnostico Organizacional ministrado      pela       Prof.ª Maria de Lourdes Santos F. Leite,    no 1º semestre                                                                                                     de 2017.

Itabaiana

2017

ANALISE E DIAGNOSTICO

      Empresa Analisada: O Boticário

  1. HISTORICO: O grupo O Boticário começou como uma pequena farmácia de manipulação no centro de Curitiba fundada pelo farmacêutico Miguel Krigsner em 1977. Hoje é a maior rede de franquias em perfumaria e cosméticos do mundo com quase 4 mil pontos de vendas, em 1750 cidades. Multiplicando por quatro toda a beleza que o grupo produz por meio das marcas de consumo: O Boticário, Eudora, Quem Disse Berenice? , The Beauty Box. De todas essas indústrias saem 300 milhões de produtos a cada ano. É mais de uma unidade por brasileiro. Quando o assunto é varejo, o grupo Boticário está por todo o Brasil pelo e-commerce, a marca chega aos consumidores de 100% do Brasil e colocando a loja dentro de catálogos com a venda direta. e ainda firmando parcerias com outros varejistas além disso os produtos chegam a outros 8 países.

  1. VISÃO: Conectar as pessoas aos ideais de beleza, sendo a marca preferida, com rentabilidade e crescimento acima do mercado.

  1. MISSÃO: Ser lembrada pelos clientes como referencia em produtos de beleza, buscando a fidelidade para garantir a continuidade do negocio.
  1. PRINCIPAIS PRODUTOS: dentre os produtos oferecidos pelo O Boticário os principais são: as fragrâncias, cremes hidratantes, produtos de maquiagem, protetores solares, desodorantes, sabonetes e shampoos.
  1. PRINCIPAIS FORNECEDORES: É por meio do programa de avaliação e desenvolvimento de fornecedores do grupo Boticário (PADF) que a empresa busca alinhar e afinar o trabalho com seus principais fornecedores, avaliando-os sob diferentes aspectos e apontando onde estão as possibilidades de melhoria no trabalho. Eles têm uma visão de colaborar e ajudar o fornecedor a melhorar sem recriminar. Hoje é composto por 70 empresas divididas entre empresas de insumos diretos  empresas de insumos indiretos e serviços.
  1. PRINCIPAIS CLIENTES: O Boticário possui 4 públicos alvos: Jovens, Mulheres, Homens e crianças, para cada um a empresa desenvolve suas linhas de produtos
  1. PRINCIPAIS CONCORRENTES:
  • Natura
  • Avon
  • Mary Kay
  • Jequiti
  1. NEGOCIOS DA EMPRESA: Cosméticos, Perfumarias e Higiene Pessoal.
  1. LOCALIZAÇÃO: São José dos Pinhais (PR), Região Metropolitana da Capital Paranaense, fica a primeira fabrica. Neste mesmo local tem um centro de pesquisa e desenvolvimento com tecnologia de ponta. 2 centros de distribuição um localizado em Registro (SP) e em São Gonçalo dos Campos (BA) ainda tem uma fabrica de beleza mais sustentável do Brasil. E escritórios em SP, Curitiba (PR), Colômbia e Portugal.
  1. MODELOS DE GESTÃO: A inovação é uma das estratégias principais do Boticário. O Brasil é um mercado dinâmico, maduro e a necessidade de lançamentos é a regra de mercado.
  1. FATURAMENTO DA EMPRESA: como tem capital fechado, O Boticário não divulga seu lucro. Segundo franqueados, a margem de lucro é de 10%das vendas = 600mi. De reais por ano. Faturamento R$6.66bi. em 2012 = 20% superior a 2011 crescimento de 15% a.a.
  1. PONTOS DE VENDAS: Com mais de 3.600 lojas pelo Brasil O Boticário também oferece quiosques em pontos estratégicos como shoppings e grandes supermercados, produtos através de catálogos e pelo e-commerce.
  1. POLITICAS DE MARKETING: As principais características que tornam a empresa líder no mercado mantendo seu alto nível de comprometimento em se destacar e não deixa a concorrência avançar: Inovação na comunicação visual, compras online, franquias, revistas de revenda “O Boticário porta-a-porta”, cursos de auto maquiagem.
  1. FILOSOFIA DA EMPRESA: A filosofia de O Boticário prima pela busca e valorização não apenas da beleza que nos envolve no dia a dia e sim  em todos os âmbitos da vida.
  1. FORMATO DE NEGOCIO: O grupo Boticário que iniciou manipulando cremes faciais a base de algas marinhas e colágeno, comercializa perfumes e cosméticos, entre outros produtos de cuidados pessoais atendendo a um publico variado, a loja opera em vários formatos, como lojas de ruas, quiosques e shoppings.
  1. FOCO DE CLIENTES: O foco no Boticário em relação a seus clientes é a fidelização e promoções como por exemplo o clube viva, onde a cada compra que o cliente cadastrado vai acumulando pontos por cada produto que compra dando seu CPF para registrar, e depois podendo utilizar desses pontos que viram porcentagem de descontos em qualquer produto da loja. O Boticário e suas inovações.
  1. FOCO DE PRODUTOS: Lançamentos constantes de novos produtos atendendo cada vez mais as necessidades do mercado. Mas seus carros chefes são: EGEO, COFFEE WOMAN, LILY ESSENCE, THATY, ACQUA FRESCA. 
  1. CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO: através de franquias quiosques, catálogos com revendedoras, catálogos online.
  1. ANALISE SWOT:  

FORÇA.

Qualidade dos produtos.

Valorização da beleza feminina

Preocupação com as questões ambientais

Alto investimento para o crescimento

Uso da biologia molecular e

Nanotecnologia.

FRAQUEZA

Valor não muito rentável a todos os públicos.

AMEAÇAS

Suas principais concorrentes especializadas em cosméticos e perfumes.

Solução

Chegar a classe C, por meio de pontos de amostras. Com qualidade de nossos produtos, aumentar o número de vendas, diminuir os gastos e seguir crescendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com