TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE COMPARATIVA DAS OBRAS “ADMIRÁVEL MUNDO NOVO”, “TEMPOS MODERNOS” E “A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO”

Por:   •  3/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.265 Palavras (10 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA [pic 1]

CURSO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO

HIAGO SANTOS PEREIRA

ANÁLISE COMPARATIVA DAS OBRAS “ADMIRÁVEL MUNDO NOVO”, “TEMPOS MODERNOS” E “A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO”.

JEQUIÉ – BA

2014

 HIAGO SANTOS PEREIRA

ANALISE COMPARATIVA DAS OBRAS “ADMIRÁVEL MUNDO NOVO”, “TEMPOS MODERNOS” E “A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO”.

Artigo desenvolvido para a disciplina Administração I como parte da avaliação referente ao 2º semestre.  

Professor: Saulo Peixoto.

JEQUIÉ-BA

2014


Sumário

1 INTRODUÇÃO .................................................................................................4

2 APRESENTAÇÃO DAS IDEIAS DE CADA TEORIA ....................................5

3 RESUMO DAS OBRAS ...................................................................................6

     3.1 ADMIRÁVEL MUNDO NOVO  .................................................................6

     3.2 TEMPOS MODERNOS ............................................................................7

     3.3 A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAISO ..............................................8

4 RELAÇÃO ENTRE AS OBRAS E AS TEORIAS APRESENTADAS ..........9

5 CONCLUSÃO ................................................................................................10

Introdução

          A teoria da Administração Científica é um produto das experiências e observações do americano Frederick Winslow Taylor e o objetivo dessa teoria é alcançar a eficiência por meio da racionalização do trabalho no nível operacional. Para ele, “o principal objetivo da Administração é assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado”.

          Frederick Taylor foi o percussor da eficiência industrial e ajudou o desenvolvimento das indústrias por meio da aplicação de métodos científicos, e a Organização Racional do Trabalho (ORT) foi sua contribuição mais importante, que se caracterizava pela “tentativa de substituir os métodos empíricos e rudimentares por métodos científicos”. Portanto,

         O francês Henry Fayol foi o pensador da teoria clássica, e “se a teoria da administração científica se caracterizava pela ênfase nas tarefas, a teoria clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente”. “A preocupação era aumentar a eficiência da empresa por meio da disposição dos departamentos e das inter-relações estruturais. Daí a ênfase na estrutura e funcionamento da organização”. 

          Frederick Taylor e Henry Fayol são considerados os fundadores da administração moderna. A busca pela eficiência das organizações era o objetivo em comum entre eles. “Segundo a Administração Científica, essa eficiência era alcançada por meio da racionalização do trabalho do operário e do somatório da eficiência individual.” Enquanto que “na Teoria Clássica, partia-se do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos ou pessoas”.

Referência:

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. Volume I. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.

Apresentação das Ideias Principais das Teorias

         No primeiro período de Taylor, que corresponde à publicação do seu livro Shop Management (1903), ele afirma que: o objetivo de uma boa Administração era pagar salários melhores e reduzir custos de produção; para realizar tal objetivo, a Administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa e experimentos para formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações fabris; os empregados devem ser cientificamente selecionados e colocados em seus cargos condições de trabalhos adequadas; os empregados devem ser cientificamente treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executar uma tarefa para que a produção normal seja cumprida; a administração precisa criar uma atmosfera de cordial cooperação com os trabalhadores, para garantir a permanência desse ambiente psicológico.

         No segundo período de Taylor, época que corresponde à publicação do seu livro Princípios de Administração Científica (1911), ele concluiu que “a racionalização do trabalho operário deveria ser logicamente acompanhada de uma estruturação geral da empresa e que tornasse coerente a aplicação dos seus princípios”. Para Taylor, três males padeciam as indústrias de sua época: vadiagem sistemática do operário, desconhecimento pela gerência das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização e a falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho. E para tentar acabar com esses males Taylor idealizou a Organização Racional do Trabalho (ORT), que tem como base: a analise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos; estudo da fadiga humana; divisão do trabalho e especialização do operário; incentivos salariais; conceito do homo economicus; boas condições ambientais de trabalho; padronização de métodos e supervisão por funções.

          Para a Teoria Clássica da Administração, todas as empresas apresentam seis funções básicas, Fayol identificou as funções como: técnicas, comerciais, financeiras, segurança, contábeis e administrativas. Essas seis funções representa o processo administrativo. Fayol concluiu que a administração deveria também se basear em leis e princípios bem definidos. Os 14 princípios gerais da administração segundo Fayol são: Divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação dos interesses individuais aos gerais, remuneração justa do pessoal, centralização, cadeia escalar, ordem, equidade, estabilidade do pessoal, iniciativa e espírito de equipe. Fayol acreditava que esses princípios poderiam ser aplicados em qualquer organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (157.1 Kb)   docx (309.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com