TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA APLICABILIDADE DO MÉTODO SCAMPER NO PROCESSO CRIATIVO: UM ESTUDO DE CASO DO NDI - NÚCLEO DE DESIGN E INOVAÇÃO DO SENAI ALAGOAS

Por:   •  18/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.618 Palavras (11 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO E TECNOLOGIA INDUSTRIAL (PPGGETEC) MESTRADO PROFISSIONAL

ELITON ELÓI BRANDÃO DE FREITAS

JOSÉ ADAGNON M. L. JÚNIOR

LUIZ ANDRÉ DA SILVA LIMA

THALLES FULGÊNCIA CORREIA BELO

ANÁLISE DA APLICABILIDADE DO MÉTODO SCAMPER NO PROCESSO CRIATIVO: UM ESTUDO DE CASO DO NDI - NÚCLEO DE DESIGN E INOVAÇÃO DO SENAI ALAGOAS

Maceió/AL

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        

3. METODOLOGIA        

4. ANÁLISES DOS DADOS OBTIDOS        

5. CONCLUSÕES        

REFERÊNCIAS        

 RESUMO

A criatividade como impulsionador do desenvolvimento das organização, vem sendo objeto de diversos estudos. Neste universo podemos destacar a importância de ferramentas que possam auxiliar o processo criativo, fazendo com que as equipes de trabalho possam aplicar a criatividade, transformando-a em produtos, processos ou sistemas inovadores. Sendo assim, a abordagem sobre a utilização da ferramenta SCAMPER encontrada neste trabalho, tem como  finalidade analisar a aplicabilidade do método como estimulador da criatividade no processo de desenvolvimento de melhorias em um produto do SENAI Alagoas, o SAAP - Sistema de Apoio Administrativo e Pedagógico, desenvolvido no NDI - Núcleo de Design e Inovação. Serão apresentados os dados obtidos com a aplicação da ferramenta SCAMPER no contexto do NDI, além das análises quantitativas e qualitativas de tais dados. Por fim, serão feitas as conclusões sobre a eficácia do método utilizado no contexto em questão.

Palavras-chaves: SCAMPER, processo criativo, criatividade, ferramenta criativa, método criativo.

 1. INTRODUÇÃO

A geração de ideias parte do que chamamos de criatividade, que trata-se da habilidade de desenvolver novas ideias e de descobrir novos meios para solucionar os problemas e as oportunidades das empresas (SIQUEIRA, SD).

O presente trabalho propõe ampliar o conhecimento desta ferramenta, tendo em vista a pouca literatura disponível conforme busca por bibliografias existentes, que aborde o tema de forma mais aprofundada. O objetivo é analisar a aplicabilidade do método no processo de criação de produtos do NDI - Núcleo de Design e Inovação do SENAI Alagoas. Tendo como objeto de estudo um dos sistemas desenvolvidos pela equipe de trabalho do NDI, o SAAP - Sistema de Apoio Administrativo e Pedagógico, com o intuito de trazer melhorias na sua interface.

A primeira ferramenta para a produção de novas ideias que se tem notícia é a associação de ideias, estruturada por Platão e Aristóteles no sec. IV-a.C. Desde então, têm surgido ferramentas dos mais variados tipos. Buscam-se métodos para melhorar os pensamentos com novos enfoques, de modo a se obter inesperadas e valiosas respostas que possam ser aproveitados para a produção de inovações. Nos dias atuais há uma gama admirável de ferramentas para se pensar diferente. Entre tantas ferramentas, selecionamos o SCAMPER devido à abrangência, facilidade de compreensão e que visa à criatividade e inovação.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A criatividade pode ser explicada por diversas formas. Pode ser uma característica individual, um resultado de um produto criativo - inovador, ou pode ser explicada como um processo específico (ELÓI, 2010).

O processo de inovação surge a partir do desenvolvimento das competências internas de uma empresa, promovendo um ambiente colaborativo e propício à geração de novas ideias (BECKER; CUNHA, 2007). Dessa forma, essas novas ideias contribuem para o surgimento da inovação, em que a mesma pode ser definida como sendo a introdução de algo novo ou a modificação substancial de algo já existente (VERAS, 2008).

A importância da inovação para o crescimento das empresas, muitos empreendedores ainda sentem dificuldade na hora de estimular a criatividade, seja por falta de verba, seja pela ausência de profissionais criativos. O SCAMPER pode ser uma boa solução, já que potencializa o uso dos recursos disponíveis.

O SCAMPER é uma ferramenta que funciona como um guia para o empreendedor na realização de uma sessão de brainstorming com seus funcionários a respeito de assuntos, dos mais diversos temas relacionados à novos produtos e processos, sendo utilizado como instrumento de inovação, que torna possível direcionar e organizar a discussão de um grupo de pessoas para um melhor resultado produtivo (FERNANDES, 2012).

Essa técnica baseia-se em um acrônimo de sete tipos de perguntas, formuladas para a geração de uma nova ideia, neste caso, essas perguntas são formuladas para estimular respostas conforme a equipe analisa este pensamento criativo (RUGGIERE, 2013). Essas sete perguntas são substituir, combinar, adaptar, modificar, procurar outros usos, eliminar e rearrumar, sendo que cada uma delas possibilitam as diferentes maneiras de transformar um produto ou processo (SERRANO, 2012).

O ambiente e a cultura organizacional influenciam diretamente as atitudes dos funcionários com relação ao desenvolvimento do seu potencial. Empresas que estimulam pensamentos divergentes e não reprimem as ideias que surgem, contribuem para um melhor relacionamento dos funcionários, além de acelerar o processo de resolução de problemas. Investimentos em desenvolvimento do potencial criativo mostram-se como uma alternativa favorável ao ganho de competitividade no ramo empresarial (AMABILE, 1996).

3. METODOLOGIA

O trabalho foi desenvolvido por meio da aplicação a ferramenta SCAMPER direcionada a um produto do NDI, o SAAP - Sistema de Apoio Administrativo e Pedagógico. Este sistema tem como finalidade a gestão da documentação dos cursos desenvolvidos pelo SENAI Alagoas, além do gerenciamento de algumas rotinas administrativas das unidades operacionais da instituição.

A aplicação da ferramenta se deu em reunião com uma equipe multidisciplinar formada por quatro participantes. Entre eles, estavam presentes, um programador, um designer gráfico, um analista de sistemas e um assistente administrativo, usuário frequente do sistema em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (156.1 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com