TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo Criativo em Gestalt-Terapia

Por:   •  5/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CURSO DE PSICOLOGIA

“Processo criativo em Gestalt-terapia.”

Cap. 6

Nomes: Flávia Proença

Juliany Nóbrega

Tuanny Duarte

Monique Carvalho

Mariana Alcover

Rio de Janeiro, 22 de novembro de 2016.

PARTE 2

Consenso

Caracteriza-se como um processo de negociação com o cliente, ou seja, como um “minicontrato” para a realização de um determinado experimento. O cliente deve-se sentir livre para se recusar ou não de fazer a atividade proposta. A maneira que o consenso é realizado é questão do estilo pessoal do cliente. Os sentimentos relacionados ao experimento podem ser diversos, inclusive  percepção de que o terapeuta está manipulando o cliente, porém, é necessário deixa-lo a vontade para expressar todas as sensações e sentimentos relacionados ao experimento. É imprescindível que o cliente diga o que está experienciando a cada momento.

Pode haver situações que o cliente resista ao experimento proposto, mas o terapeuta deve utilizar essa resistência como uma inspiração para a criação de um novo experimento. É importante que o cliente esteja sempre livre a opinar e intervir no experimento.

O consenso pode ser aplicado individualmente ou em grupo.

Gradação

A gradação é um termo que indica a intensidade de um experimento, onde o terapeuta auxilia no nível em que o cliente está pronto para trabalhar. Sempre que o cliente achar que a atividade proposta excede sua capacidade atual de execução, o terapeuta deve  estar preparado para adaptar a atividade em um nível menos complexo para aquele momento. Caso ocorra o contrário, o terapeuta deve-se aumentar o nível de complexidade da tarefa, pois é necessário que seja algo desafiador e lhe proporcione uma nova experiência.

Parte 5 (Monique)

Cadeira vazia

O experimento com a cadeira vazia dá à pessoa a oportunidade de assumir a autoria das forças opostas em seu intimo, com o intuito de integra-las criativamente. A cadeira vazia permite que a pessoa dialogue com uma polaridade em seu interior. De outro modo, a cadeira vazia se torna alguém do passado com quem a pessoa tem algum assunto inacabado. “Com excessiva frequência, sentimo-nos ‘manipulados”, "forçados", 'coagidos", "intimidados". Projetamos nosso poder, do qual abdicamos ou que entregamos para o meio ambiente, e, por conseguinte, a cadeira vazia se torna o poder com que a pessoa fala e depois retoma para si mesma. Esse recurso é então frequentemente utilizado por sua eficiência em levar a pessoa a retomar algo que inadvertidamente descartou e se realimentar com algo que originalmente tenha parecido difícil, doloroso ou repulsivo.

Elegância dos Experimentos

   Desenvolver um experimento é como desenvolver uma obra de arte - os dois processos e seu resultado podem ter elegância. Um processo elegante é aquele bem cadenciado, em que cada parte do trabalho é facilmente observada e assimilada pelo cliente. Associo elegância com clareza e lucidez de propósito: o cliente tem certa noção da relevância do trabalho para seu problema ou dilema, e o terapeuta tem clareza acerca do propósito do experimento ou do que está buscando. Associo a questão do timing com a elegância do trabalho: cada aspecto do experimento é apresentado num certo momento da prontidão do terapeuta e, ainda mais importante, da prontidão do cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (108.3 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com