TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos administrativos - estudo de caso

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1:

Passo 1:

Para começar a realizar um planejamento para a cafeteria, devemos antes de tudo, estar certos de que temos em mãos as ferramentas corretas. Antes das ferramentas, porém, vem o conhecimento sobre o processo administrativo e seu universo.

A cafeteria é, antes de mais nada, uma empresa. E a empresa, nada mais é, apesar de todas suas peculiaridades, uma organização voltada para o lucro. Vale ressaltar que mesmo tendo praticamente o mesmo objetivo, todas as empresas são diferentes. Indiferentemente de seu setor de atuação, cada empresa tem suas características próprias. E essas são definidas não apenas pela missão, visão e valores organizacionais, mas também pelo seu tamanho, funcionários, público, cultura em que está inserida, entre tantas outras características.

 No caso da cafeteria, ela oferece produtos para seu público visando o bom atendimento, a fidelização de seu público alvo, mas antes de tudo: o lucro.

A empresa é considerada uma organização social, ou seja, um conjunto de pessoas que cooperam entre si em busca de um objetivo em comum. Existem três razões fundamentais que explicam a existência das organizações:

1) Razões Sociais: consiste na necessidades que as pessoas tem de estarem juntas e procurar satisfações sociais que somente as organizações pode atender.

2) Razões Materiais: consiste na necessidade das pessoas de se unirem para alcançar três obtjetivos que jamais conseguiriam ao agir isoladamante:

- aumento da habilidade: a união faz a força. As organizações possibilitam a integração, o agrupamento e a ampliação das habilidades de várias pessoas.

- compressão de tempo: consiste na capacidade de comprimir o tempo para alcançar determinada meta. Assim, as organizações ganham tempo e reduzem o esforço.

- acumulação de conhecimento: consiste na disposição de meio e recursos para que as pessoas desfrutem a experiência e a vivência dos outros, permitindo ao conhecimento ser produzido, reunido, organizado, acumulado, disseminado e devidamente aplicado pelos seus membros.

3) Efeito Sinergístico: trabalho em equipe. Existe sinergia quando duas ou mais causas em atuação conjunta produzem em efeito maior do que a soma dos efeitos produzidos se atuassem individualmente.

A empresa é considerada um sistema aberto, já que proporciona entradas e saídas. Uma empresa de contabilidade, por exemplo, recebe informações soltas, as avalia, organiza, classifica, e, por fim, as transforma em informações concisas, capazes de serem ponto de início para tomadas de decisões. Podemos também pensar em uma empresa que fabrica bijouterias. Ela compra as peças, ou insumos (entradas), os tranforma de diversas maneiras, ( banho de ouro, montagem da jóia, colocação de pedras) e por fim, apresenta o resultado na forma de produtos (saídas). Tanto na empresa de contabilidade, quanto na de bijouterias, existe um processo contínuo de aprendizagem e auto-organização. Essas são características de empresas abertas, sejam elas de serviços ou de produtos.

Por trás de toda empresa, existem conceitos que a define e as diferencia de outras empresas do mesmo setor. É muito importante que ao se montar uma empresa, se tenha em mente sua missão, visão e valores organizacionais.

Missão é a razão de existir da empresa, sua finalidade. Quais são as atividades da empresa, qual sua contribuição para sua clientela, para a sociedade em geral. O estudo da região ou regiões em que ela se estabelece e seu público-alvo.

Visão é o que a empresa imagina para seu futuro. O empreendedor, com certeza, deve imaginar que com alguns anos de mercado sua empresa vá se solidificar, crescer, enfim, apresentar algum tipo de evolução. Podemos dizer que visão é a evolução da empresa de acordo um determinado período de tempo e espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com