TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de cinco situações relacionadas à ética profissional em gestão

Tese: Análise de cinco situações relacionadas à ética profissional em gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Tese  •  2.283 Palavras (10 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 10

Baseado no livro de Walter Kim, o filme “Amor sem Escalas” (Up in the air) lançado em 2009 foi dirigido por Jason Reitman e retrata questões relacionadas ao mundo contemporâneo empresarial durante uma crise econômica em que milhares de pessoas foram demitidas de seus empregos.

A personagem principal é Ryan Bingham, interpretado pelo ator George Clooney, um conselheiro de transição de carreira contratado por empresas que precisam demitir seus funcionários, sem que a demissão seja executada por elas. Ele não só demite como também aconselha as pessoas a não ver a demissão como um fato ruim e, sim como uma oportunidade de mudança de vida.

Sua rotina de trabalho é viajar pelos Estados Unidos, passando por diversos aeroportos e hotéis, que são sua casa. Além disso, ele aproveita a oportunidade das viagens para acumular milhas. Ele também ministra palestras motivacionais apresentando uma mochila para explanar como é difícil carregar tudo o que se tem na vida e mostra como carregar uma mochila mais leve.

Seu estilo de vida é ameaçado quando Natalie Keener, uma profissional recém-formada da faculdade, chega à empresa em que ele trabalhava com o objetivo de implantar um novo modelo de funcionamento em que não será mais necessário viajar para demitir os funcionários, pois será substituído por videoconferência, a fim de que o processo seja mais barato e rápido e impessoal. Ao questionar esta nova proposta, Bingham leva Natalie em suas viagens para que ela entenda como funciona o processo na prática.

Em uma de suas viagens, ele conhece Alex Goran, também executiva, que tem o mesmo estilo de vida, com quem se envolve afetivamente.

“Amor sem Escalas” é um filme sobre um homem de negócios que descobre sua condição humana. Ele percebe que a vida não é apenas o trabalho, como sempre imaginou, mas também as pessoas que estão em sua vida. Ele se dá conta ao longo do filme e um fator chave é quando descobre que Alex é casada e tem filhos e ele é sozinho.

2.2 Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração

O tema principal do filme é a utilização de empresas contratadas para agilizar os processos de demissão em uma época de crise, na qual muitos colaboradores são dispensados. Desta forma, o processo em que o gestor imediato informava sobre a demissão, explicando os motivos da dispensa e vivenciando aquele momento com seu ex-colaborador, é substituído por outro em que uma pessoa contratada pela empresa comunica sobre a dispensa e tenta convencer o colaborador de que aquele é o momento para novas oportunidades. Esta situação demonstra o enfraquecimento das relações humanas no trabalho e o distanciamento do sofrimento e do desconforto que a dor de outra pessoa pode causar. Isto pode ser observado na cena inicial do filme que registra vários depoimentos de colaboradores demitidos que mostram sua indignação ao receber a noticia da dispensa através de um estranho. Ironicamente, embora em diversos momentos do filme seja possível observar a frase “sua fidelidade é valorizada por nós” a empresa contratante se utiliza de uma opção econômica e impessoal para dispensar os colaboradores e, desta forma, desvaloriza a fidelidade destes profissionais e não é transparente e ética em suas ações.

Visando evitar a fragmentação do convívio social e a impessoalidade no processo de dispensa, tão dramático para o colaborador, sistemas de avaliação claros e transparentes, além do relacionamento direto entre gestor e empregado, embora menos confortáveis são mais humanos e éticos.

Na segunda cena analisada, Bingham, após demitir um colaborador, apresenta-lhe um kit contendo soluções para sua atual situação, porém estas soluções não existem de fato e as promessas sobre o futuro não se concretizarão. Ao final das explicações, o colaborador questiona quando entrarão em contato com ele para iniciar sua recolocação no mercado e Bingham afirma que em breve. No entanto, após sair da sala, ele pensa “Eu nunca mais o verei”.

Nesta cena, nota-se a despreocupação de Bingham com o colaborador demitido, pois as informações prestadas não condiziam com a realidade, pois ele sabia que não haveria nenhum futuro contato para recolocação do ex-empregado no mercado. O foco de Bingham era concluir seus objetivos profissionais e para tal, usa o distanciamento emocional.

Em outro momento, todos os executivos estão no escritório da empresa onde são comunicados de que sua metodologia de trabalho passaria por mudanças: as viagens não seriam mais necessárias e todo o processo de dispensa seria feito por videconferencia, dentro do escritório. Após receber a noticia, Bingham se dirige ao seu superior e indaga: “O que fazemos é brutal, deixa as pessoas devastadas, mas o jeito como eu faço é muito digno”.

Segundo Matos (2012), “a tecnologia põe as pessoas em contato, sem promover o relacionamento humano” e isto é que podemos observar analisando as cenas descritas acima, pois com o novo método proposto para as demissões, o relacionamento humano será cada vez menor prejudicando a ética do relacionamento. Também podemos notar a falta de gestão participativa, pois os executivos só foram informados sobre a mudança no processo de demissão sem participar da tomada de decisões, o que interfere na ética empresarial, que exige gestão participativa.

Nesta cena é possível perceber que Bingham internalizou as práticas de seu trabalho e está resistente ao novo método. Além disso, por conta de seu estilo de vida também é possível perceber que ele ignorou e desprezou aspectos de sua vida pessoal em virtude das práticas e exigências de suas atividades profissionais.

Na quarta cena analisada, Natalie pergunta a Bingham sobre seus cartões e os programas de fidelidade. Ele diz que só utiliza estabelecimentos que contemplem milhas para o programa em que é cadastrado. Ela questiona como funciona e porque ele se importa com isso. Ele explica que seu objetivo de vida é alcançar dez milhões de milhas e que, se conseguir, será a sétima pessoa a alcançar este status e que passará a ser “executivo vitalício da companhia aérea”, além de conhecer o capitão e ter seu nome na lateral do avião.

Podemos observar uma postura antiética adotada pela personagem principal, que se utiliza dos gastos custeados pela empresa como passagens, estadias e alimentação para beneficio próprio (acumulo de milhas em programas de fidelidade).

Na quinta cena, ele comunica um colaborador que ele será dispensado e este fica preocupado e desolado, sem perspectiva de vida por depender daquele emprego pra sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com