TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Por:   •  26/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.130 Palavras (9 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 9

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS:

A análise financeira de uma empresa tem como papel principal disponibilizar a transparência das ações no que se refere aos pontos fracos e fortes no desempenho financeiro e operacional. Com base na informação fornecida, decisões estratégicas podem ser tomadas para a expansão de atividades econômicas que podem influenciar negativa ou positivamente, os rendimentos futuros, além de identificar fatores de risco que precisem de atenção e criação de planos de ação para serem sanados a tempo de não causarem prejuízos. Para Sanvicente (2017):

A finalidade de analise depende do ponto de vista que o analista adotar, podendo referi-se tanto ao passado futuro ou presente para expor o resultado do desempenho financeiro da empresa em questão. Mesmo os registros feitos no passado são dados que podem ser usados na aplicação de métodos financeiros na projeção de demonstrações futuras.Marion (2012 p.07) destaca que “a avaliação da eficiência administrativa e a preocupação do desempenho de seus concorrentes, os funcionários na expectativa de identificarem melhor a situação econômica-financeira, vêm consolidar a importância imperiosa das Análises das demonstrações contábeis.” As opiniões de Sanvicente (2014) e Marion(2012) associam-se a reflexão de Assaf (2015 p. 83), que afirma que “a demonstração de resultados visa fornecer de maneira esquematizada os resultados auferidos pela empresa em determinado exercício social.”

Com base nas afirmações dos autores, entendemos a importância do registro de informações econômicas- financeiras da empresa para que se possa obter um diagnóstico sobre sua real situação, para se manter o registro sobre seu desempenho desde o momento em que foi criada aos dias atuais, além de servir como ferramenta para a decisões que influenciam o seu futuro e a permanência no mercado. Entre as principais demonstrações financeiras temos: Balanço patrimonial: que representa o conjunto de elementos que montam o patrimônio da empresa; Demonstração de resultados: se trata de um relatório sobre os resultados de suas atividades num espaço de tempo, acumulados entre duas datas afim de serem comparados.

                     

                   BALANÇO PATRIMONIAL

[pic 1]

Fonte: https://gestao.wordpress.com/2008/05/18/balanco-patrimonial.

                                                              DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS

[pic 2]

fonte: http://triaxiscapital.com/tag/demonstrativo-de-resultados-do-exercicio/

Demonstrações financeiras são usadas ainda para construção de Índices Financeiros que de acordo com Sanvicente (2014p.177), são destinados a medir a posição financeira e os níveis de desempenho da empresa em diversos aspectos.” Entre esses índices destacaremos a seguir a importância dos Índices de Liquidez e o de Capital Circulante Líquido (CCL).

  • INDICES DE LIQUIDEZ:

Índice de Liquidez Corrente:

LC = ATIVO CIRCULANTE__

         PASSIVO CIRCULANTE

Liquidez corrente indica o quanto existe de ativo circulante para cada $1 de dívida a curto prazo.

                SE                                                     DENOTA

LIQUIDEZ CORRENTE>1,0                        CAPITAL CIRCULANTE POSITIVA

LIQUIDEZ CORRENTE=1,0                        CAPITAL CIRCULANTE NEGATIVO

LIQUIDEZ CORRENTE<1,0                        CAPITAL CIRCULANTE NULO

                

Índice de Liquidez Seca:

                

                ILS=ATIVO CIRCULANTE MENOS ESTOQUE_

                                         PASSIVO CIRCULANTE

Este índice tem a função de identificar as dívidas a curto prazo e identificar uma maneira de sana-las, transformando o estoque em contas a receber, determinando a possibilidade de antecipar o pagamento de mercadorias em estoque, conseguindo descontos sobre o valor contabilizado a longo prazo, se trata de uma ação incerta, já que o estoque liquidado pode ser ou não comercializado, refletindo assim sobre os resultados financeiros posteriores.

                Índice de Liquidez Imediata:

                ILI=DISPONIBILIDADE MAIS APLICAÇÕES TEMPORÁRIAS_

                                        PASSIVO CIRCULANTE

Este terceiro índice registra a quantidade de dividas a curto prazo que precisam ser quitadas no mês corrente e o valor que a empresa tem em caixa para cumprir com essas obrigações.

                Índice de Liquidez Geral:

                ILG=ATIVO CIRCULANTE MAIS REALIZÁVEL A LONGO PRAZO_

                                        PASSIVO CIRCULANTE

Esse índice registra a liquidez tanto a curto prazo quanto a longo prazo, todos as dívidas a direitos a receber, é usada para manter o controle sobre a capacidade que a empresa precisa ter para cumprir com todos os seus compromissos referentes a pagamentos aquisições necessárias.

Capital Circulante Líquido (CCL): Este índice corresponde a capacidade que a empresa tem em identificar quais ativos são transformáveis em dinheiro, afim de sanar compromissos com o pagamento de vencimentos a curto prazo. Entretanto, deve ser entendido que a empresa deve manter o equilíbrio entre o capital usado para pagamento a curto prazo e o usado para pagamento a longo prazo, para que este último não seja usado como capital para novos investimentos o que pode acarretar ao não cumprimento de suas obrigações financeiras e redução de sua rentabilidade, identificando o momento certo para cada ação, satisfazendo suas expectativas e conseguindo o retorno financeiro esperado. (ASSAF 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (378.7 Kb)   docx (540.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com