TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DA GRENDENE

Por:   •  8/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.882 Palavras (20 Páginas)  •  1.155 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

  1. Introdução/ Contextualização
  2. Dados da companhia
  3. Definições básicas
  4. Balanço e DRE
  5. Indicadores
  6. Análise
  7. Comentários gerais
  8. Conclusão
  9. Bibliografia

  1. Introdução/ Contextualização

Para o trabalho a ser apresentado buscamos oferecer orientações e potencialidades para que a empresa defina uma tomada de decisão adequada para o mercado atual referindo-se sempre às suas análises.

De acordo com os parâmetros utilizados em sala de aula identificaremos a história da empresa, tipo de mercado, seu porte, o setor, tempo no mercado. E como análise fundamental utilizaremos as análises vertical e horizontal, as principais contas, os índices de atividade

  1. Dados da companhia

Quando a gaúcha Grendene foi criada, no início dos anos 70, o objetivo da companhia não era vender calçados: a empresa fabricava telas para cobrir os garrafões de vinho produzidos na Serra Gaúcha. Foi pioneira na utilização da poliamida (nylon) como matéria-prima para a fabricação de solados e saltos para calçados.

Ganhou destaque no mercado calçadista apenas em 1979, quando o empresário Pedro Grendene, um dos fundadores e principais acionistas da empresa, criou a sandália de plástico, Melissa Aranha, que ganhou fama no país nos pés da personagem Júlia, papel de Sônia Braga na novela Dancing Days. A família Grendene também é dona da Vulcabrás.

Em 1983, a Grendene passou a investir em parcerias com designers internacionais para modernizar a sandália. No ano seguinte, lançou sua versão infantil, a Melissinha, vendida sempre acompanhada de algum brinde.

 O público masculino entrou no planejamento da companhia em 1986, com o lançamento da linha Rider.

Nos anos 90, a companhia inaugurou três fábricas no Ceará nas cidades de Fortaleza, Sobral e Crato.

Em 1998, a Grendene criou uma divisão só para cuidar da grife Melissa, direcionando-a para o mercado da moda.

Em 2003, a Grendene Calçados S.A foi incorporada à Grendene S.A, como parte da preparação da abertura de capital da empresa, que acontece um ano depois e assim passou a ter suas ações ordinárias negociadas no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo.

Com a estreia no novo mercado da Bovespa, os 25 anos da companhia são comemorados com exposição no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Em 2006, a Grendene inaugurou a Galeria Melissa, espaço moderno na Rua Oscar Freire.

Atualmente, a empresa oferece seis principais linhas de produtos e aproximadamente quatrocentos modelos de calçados. O grupo vende seus produtos para o mercado interno e externo.

A empresa

A Grendene fundada em 1971 e é uma das maiores produtoras mundiais de calçados. Possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil. A Companhia é detentora de marcas reconhecidas, como: Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte, Grendene Kids e Zizou. Além disso, atua também através de licenciamentos de celebridades e personagens do universo infanto-juvenil.

A Grendene é totalmente integrada, com capacidade instalada de 250 milhões de pares por ano em suas seis unidades industriais, compostas por 11 fábricas de calçados, e também de fábrica de PVC para consumo próprio na produção de calçados; sua logística de distribuição atinge desde distribuidores a varejistas tradicionais e não tradicionais em todo o território nacional e no exterior.

As unidades industriais estão distribuídas:

No Estado do Ceará, nas cidades de Fortaleza, Sobral e Crato.

No Estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Farroupilha.

 E no Estado da Bahia, onde há uma unidade na cidade deTeixeira de Freitas.

A empresa vende seus produtos por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e via subsidiárias.

No exterior temos a Grendene USA, Inc. (EUA) e a Grendene Argentina S.A. (Argentina), atingindo cerca de 60 mil pontos de venda fora do País e 65 mil no mercado brasileiro, além de uma área de vendas separada e distribuição seletiva para a marca Melissa, um Showroom Melissa em Milão, três “Galerias Melissa” (São Paulo, Nova York e Londres), e uma “Casa Ipanema”  (Rio de Janeiro).

É responsável também pela marca Grendha e pela coleção Grendha Ivete Sangalo.

Os valores que norteiam a Grendene:

  • Missão

Fazer moda democrática, respondendo rapidamente às necessidades do mercado e gerando retorno atrativo para a empresa e seus parceiros.

  • Visão

Ser a empresa mais rentável do mundo entre as organizações líderes do setor.

  • Valores

LUCRO – O lucro é essencial e insubstituível para a continuidade da Grendene e a manutenção dos empregos.

COMPETITIVIDADE – Produtividade crescente – custos e despesas em exame e redução constante.

INOVAÇÃO E AGILIDADE – Antecipar-se às dificuldades, inovar e fazer melhor.

ÉTICA – Integridade, Respeito e Transparência – Pensar, Falar e Agir.

As principais vantagens e diferenciais competitivos da Grendene se traduzem em:

•        Força das marcas

•        Capacidade de inovação

•        Marketing agressivo

•        Processo produtivo diferenciado

•        Tecnologia proprietária

•        Pesquisa & Desenvolvimento

•        Verticalização

•        Escala de produção

•        Custo competitivo

•        Qualidade dos produtos

•        logística

•        Nível de governança corporativa

•        Solidez financeira

Além de produtos inovadores e de qualidade, a Grendene tem uma gestão profissionalizada, composta de pessoas talentosas pesquisando tendências, com capacidade de interpretar, traduzir, criar e lançar moda em nível global, produzindo e controlando custos e despesas. Tudo com o objetivo de maximizar o retorno do acionista de forma sustentável.

  • Responsabilidade Social

A Grendene é responsável por gerar milhares de empregos diretos tanto para cidade de Sobral como para toda região Norte do Estado do Ceará. Realiza elevados investimentos com o desenvolvimento para seus colaboradores e capacitação técnico profissional, tanto no que corresponde a educação básica, técnica e comportamental. A empresa ainda fornece uma alimentação saudável para seus colaboradores e conta com atendimento médico capacitado para os mesmos, dentro da própria empresa, é uma forte aliada dos órgãos municipais e estaduais como Secretária da saúde, do trânsito e da educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (379.4 Kb)   docx (136 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com