TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS; GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Por:   •  16/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.804 Palavras (16 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEAD

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

5ª SÉRIE

DISCIPLINAS NORTEADORAS: ANÁLISE DE INVESTIMENTOS; CONTABILIDADE DE CUSTOS; ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS; GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

DESAFIO PROFISSIONAL: Acompanhamento do processo de gestão financeira de um empreendimento, partindo do seu planejamento, analisando sua execução, monitorando resultados, buscando ações corretivas e reiniciando o ciclo através da busca de novas oportunidades de mercado

ANANINDEUA-PA

2016


1 INTRODUÇÃO

Atualmente são muitos os administradores de empresas se encontram que buscam oportunidades de investimento no mercado de trabalho. Assim, através de um planejamento, uma analise de investimento buscam a realizar a abertura denovos negócios, adquirir credito e criar tecnologia aplicando a sustentabilidade.

Muitas empresa ao não realizarem esse estudo sobre a viabilidade de umprojeto, não buscando saber quais são seus riscos, seus retornos e até mesmo analisando a situação econômica de sua país e de outro países como uma forma de crescimento ou uma oportunidade de exportação.

E por não realizarem todo esse processo se encontram sem um capital de giro suficiente para a continuação desde projeto, se encontram com uma situação econômica mundial desfavorável, desse modo não conseguindo um resultado positivo. Levando assim o fechamento dessa nova organização.

        Este será nosso desafio neste trabalho, realizar o acompanhamento do processo de gestão financeira de um empreendimento, partindo do seu planejamento, analisando sua execução, monitorando resultados, buscando ações corretivas e reiniciando o ciclo através da busca de novas oportunidades de mercado para implementação da empresa PlastSuco.  

        Utilizando de uma pesquisa de sobre a viabilidade econômica do projeto, com a montagem de um fluxo de caixa para um período de cinco anos, fazendo cálculos como o valor presente liquido (VPL), a taxa interna de retorno (TIR) e o prazo de retorno para o projeto em questão. E após realizaremos uma projeção do fluxo de caixa para um período de quarto meses, para assim identificar se o capital de giro disponibilizado pelos investidores é suficiente.

Realizarem a elaboração de um demonstrativo do resultado do exercício (DDRE), calcularem a lucratividade do projeto, realizaremos a elaboração de um balanço patrimonial para o primeiro ano de exercício da empresa e calcularemos a rentabilidade do projeto.

E também realizaremos uma pequena pesquisa sobre as vantagens de exportações de produtos e quais são as vantagens desse tipo de atividade para um país.

2 ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA DO PROJETO

 Neste passo iremos realizar os primeiro passos para a abertura da empresa PlatSuco, nele iremos montar um fluxo de caixa da empresa para seus primeiros 5 anos ( cinco anos ), e neste passo também vamos calcular o seu valor presente liquido (VPL), a taxa interna de retorno (TIR) e seu prazo de retorno (PAYBACK) e para finalizar iremos analisar os valores obtido e chegar ao resulta se há ou não viabilidade de se executar o projeto para a empresa PlastSuco.

2.1 MONTAR O FLUXO DE CAIXA DO PROJETO PARA UM PERÍODO DE 5 ANOS

Para AZEVEDO (2012), o fluxo de caixa tem se apresentado como umas das ferramentas mais eficazes na gestão financeira das empresas. Essa ferramenta possibilita ao gestor programar e acompanhar as entradas (recebimentos) e as saídas (pagamentos) de recursos financeiros, de forma que a empresa possa operar de acordo com os objetivos e as metas determinadas a curto e a longo prazo. A curto prazo, para gerenciar o capital de giro, e a longo prazo, para fins de investimento.

        A seguir, seráapresentadoo fluxo de caixa daempresa PlastSuco.

Tabela 1: Fluxo de caixa para 5 anos

[pic 2]

[pic 3]

Fonte: Turma de administração Anhanguera (2016)

2.2 CALCULAR O VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)

        O valor presente líquido (VPL), também denominado método de avaliação de fluxos de caixa descontados, proporciona uma comparação entre o valor do investimento e o valor dos retornos esperados (na forma de fluxo de caixa líquido)com todos os valoresconsiderados no momento atual. Abaixo o calculo do VPL:[pic 4]

        O gráfico abaixo representado é dado pela formula do valor presente líquido.

[pic 5]

        Para que saibamos se os valores obtidos no resultado do calculo do VPL, temos que verificar três regras básicas:

Se o VPL > 0, aceita-se o projeto de investimento, pois os retornos oferecidos cobrirão o capital investido, o retorno mínimo exigido e ainda oferecerão um  ganho líquido extraordinário ao investidor.

Se VPL = 0, o projeto de investimento apresenta-se indiferente, pois seu retorno apenas cobrirá o capital investido e o retorno mínimo exigido pelo investidor, não oferecer qualquer vantagem ou ganho, além disso.

Se VPL < 0, rejeita-se o projeto de investimento, pois os retornos oferecidos não cobrirão o capital investido acrescido do retorno mínimo exigido pelo investidor.

 A seguir, será apresentada a resolução pela planilha de cálculo (MS Excel):

Fórmula na célula

=VPL (10%;C4:C8)

=C10+C11

Tabela 2: Valor presente líquido (VPL)

[pic 6]

Fonte: Turma de adm. Anhanguera (2016)

2.3 CALCULAR TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR)

        

        Para OLIVIO (2012) A Taxa Interna de Retorno é um método similar ao VPL, ou seja, utiliza a mesma lógica de calculo, contudo, apresenta os resultados em porcentagem, e não em valor monetário. Após a montagem do fluxo de caixa, calcula-se a TIR. Adota-se uma taxa mínima de atratividade para avaliar se o resultado da TIR é compatível com as expectativas do investidor e, assim, se o projeto é interessante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (660.5 Kb)   docx (486.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com