TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Pré Moldados

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.569 Palavras (7 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 7

PRÉ-MOLDADOS (NBR 9062)

  1. Processos de produção

  1. Dosagem do concreto

A dosagem do concreto é feita através de padiolas de madeiras. Os funcionários enchem as padiolas e despejam na betoneira, onde é misturado, até chegar ao traço de concreto desejado. A dosagem do concreto não é alterada conforme a marca do cimento ou a qualidade dos agregados.

É utilizado para a fabricação do concreto areia industrial, areia, brita nº1, água e dois tipos de cimento, no verão é utilizado o cimento CP2 e no inverno utilizado o cimento CP5.

  1. Erros

NA REFERÊNCIA: Segundo NBR 12655, o cálculo da dosagem de concreto deve ser refeito cada vez que for prevista uma mudança de marca, tipo ou classe do cimento, na procedência e qualidade dos agregados e demais materiais.

NA OBRA: A dosagem do concreto não é alterada conforme a classe do cimento ou a qualidade dos agregados.

  1. Acertos

Não foram encontrados acertos nas normas pesquisadas

  1. EPI’s

3 Funcionários usando capacete, máscara e luva

  1. Preparo do concreto

O concreto é feito em uma betoneira, localizada próxima ao depósito de agregados. Os agregados dosados nas padiolas são adicionados na betoneira, e misturados até que se forme uma massa homogênea. Não é controlado o tempo de mistura, é misturado até que o funcionário ache que a mistura esteja bem homogênea.  

  1. Erros

NA REFERÊNCIA: Segundo NBR 12655, o tempo mínimo de mistura estacionária é de 60s, devendo este tempo ser aumentado em 15s para cada metro cúbico de capacidade nominal da betoneira ou conforme especificação do fabricante.

NA OBRA: O tempo de mistura não é controlado.

  1. Acertos

NA REFERÊNCIA: Segundo NBR 12655, os componentes do concreto devem ser misturados até formar uma massa homogênea.

NA OBRA: O concreto é misturado até formar uma massa homogênea.

  1. EPI’s

3 Funcionários usando capacete, máscara e luva

  1. Execução

  1. Seleção e montagem das formas (optar por viga ou pilar)

Todas as formas são metálicas e ancoradas à sua base, elas são selecionadas conforme a seção das vigas ou pilares.

Antes da utilização as formas são limpas com água, depois de limpas são erguidas as laterais da forma e presas uma na outra com parafusos, então é passado o desmoldante para facilitar a desforma. As formas dos consoles são feitas de madeirite e são concretados depois da peça já concretada.  

  1. Erros

Não foram encontrados erros nas normas pesquisadas

  1. Acertos

NA REFERÊNCIA: Segundo NBR 9062, as formas devem ser adequadamente ancoradas às bases, para resistir aos esforços resultantes durante o lançamento e adensamento do concreto, assim como da operação de extração dos elementos pré-moldados.

NA OBRA: Todas as formas eram ancoradas às suas bases.

NA REFERÊNCIA: Segundo NBR 9062, no caso em que as superfícies das formas sejam tratadas com produtos antiaderentes, destinados a facilitar a desmoldagem, esse tratamento deve ser feito antes da colocação da armadura.

NA OBRA: O desmoldante utilizado era passado na forma antes da colocação da armadura.

NA REFERÊNCIA: Segundo NBR 9062, as formas devem ser cuidadosamente limpas antes de cada utilização e isentas de pintura ou outras substâncias protetoras que possam aderir à superfície dos elementos de concreto.

NA OBRA: Todas as formas eram limpas antes de cada utilização.

  1. EPI’s

3 Funcionários usando capacete e luva

  1. Disposição das armaduras e cuidados

A disposição da armadura dentro da forma é feita manualmente, o número de funcionários depende do tamanho da peça que será concretada. As armaduras são dispostas centralizadas na forma, com o auxílio de espaçadores, para que a armadura fique na posição adequada, conforme indicada no projeto estrutural.  

  1. Erros

Não foram encontrados erros nas normas pesquisadas

  1. Acertos

NA REFERÊNCIA: Segundo NBR 9062, a armadura deve ser colocada no interior das formas, de modo que, durante o lançamento do concreto, mantenha-se na posição indicada no projeto, conservando-se inalteradas as distâncias das barras entre si e as faces internas das formas.

NA OBRA: As armaduras são posicionadas com a ajuda de espaçadores para que a armadura fique na posição indicada no projeto estrutural.

  1. EPI’s

2 funcionários usando capacete e luva

  1. Concretagem (lançamento, adensamento, cura, acabamento)

Lançamento:

Depois do preparo do concreto, o mesmo é despejado em uma cuba metálica, que é transportada com o auxílio de uma ponte rolante e feito o lançamento do concreto dentro das formas. O lançamento é feito com uma altura de 30 a 70 cm aproximadamente, nunca passando disso, iniciando de uma ponta da forma e terminando na outra, assim o concreto fica o mais próximo possível de sua posição definitiva. Dependendo do tamanho da peça, o lançamento do concreto era interrompido, até que a cuba metálica fosse enchida novamente.

Adensamento:

O adensamento do concreto é realizado por um funcionário e feito através de um vibrador de imersão e realizado logo depois do lançamento do concreto nas formas. Não existe um tempo padrão para o adensamento do concreto, ele é feito até o funcionário achar que está vibrado o suficiente. O mangote nem sempre é mergulhado na posição vertical e em nenhum momento o mangote encosta na armadura do pilar ou da viga.

Cura:

Depois de concretado o pilar ou a viga, é realizado o procedimento de cura a seco do concreto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com