TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré moldados - perguntas mais comuns

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  1.853 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

 

[pic 5]

[pic 6]

  1. Por que usar concreto pré-moldado em edificações?

Resposta: O uso de concreto pré-moldado em edificações está amplamente relacionado à uma forma de construir econômica, durável, estruturalmente segura e com versatilidade arquitetônica.

  1. Quais as vantagens comparativas entre a construção tradicional e os sistemas pré-fabricados?

Resposta: Produtos feitos na fábrica; Uso otimizado de materiais; Menor tempo de construção; Qualidade; Eficiência estrutural; Flexibilidade no uso; Material resistente ao fogo; Construção menos agressiva ao meio ambiente.

  1. Cite alguns princípios básicos que deverão ser levados em consideração em projeto quando tratamos de pré-moldados.

Resposta: Devem considerar as possibilidades, as restrições e vantagens da utilização do concreto pré-moldado, seus detalhes, produção, transporte, montagem e estados de serviço antes de completar o projeto da estrutura pré-moldada. É muito importante a organização da equipe de projeto e a definição das rotinas de projeto.

  1. Qual é o fator principal da influencia da modulação/padronização na utilização de pré-moldados?

Resposta: A modulação é um fator econômico muito importante no projeto e construção de edifícios, tanto para o trabalho estrutural como para o acabamento. Em pré-fabricação, isso é ainda mais marcante, especialmente em relação à padronização e economia na produção e execução.

  1. Descreva os cuidados com as tolerâncias dimensionais na modulação.

Resposta: As tolerâncias totais têm: a produção, dentro dela dimensional, alinhamento e forma; Marcação tem posicionamento e alignment; Montagem tem alinhamento e posicionamento.

  1. Cite três sistemas estruturais mais comuns em pré-moldados.

Resposta: 

  • Estruturas aporticadas, consistindo de pilares e vigas de fechamento, que são utilizadas para construções industriais, armazéns, construções comerciais, etc.

  • Estruturas em esqueleto, consistindo de pilares, vigas e lajes, para edificações de alturas médias e baixas, e com um número pequeno de paredes de contraventamento para estruturas altas. As estruturas em esqueletos são utilizadas principalmente para construções de escritórios, escolas, hospitais, estacionamentos, etc.

  • Estruturas para pisos, consistindo de vários tipos de elementos de laje montados para formar uma estrutura do piso capaz de distribuir a carga concentrada e transferir as forças horizontais para os sistemas de contraventamento. Os pisos pré-moldados são muito usados em conjunto com todos os tipos de sistemas construtivos e materiais
  1. No caso da utilização de pré-moldados em hotéis e hospitais, quais os cuidados estruturais que deverão ser utilizados?

Resposta: As edificações para hotéis e hospitais possuem, geralmente, grandes dimensões em planta, podendo ter vários pavimentos. Por esta razão, admitir a utilização de sistemas mais industrializados como sistemas estruturais com traves planas e sistemas estruturais em paredes portantes. Os vãos para os pisos são grandes e a sobrecarga também. Neste caso, é indicado o uso de laje alveolar ou elementos de laje com nervuras. Os sistemas de fechamento para as fachadas são equivalentes aos utilizados nos edifícios para escritórios.

  1. Quando devemos utilizar estruturas pré-moldadas contraventadas?

Resposta: Onde a resistência contra ações horizontais é conseguida pela ação de paredes transversais de cisalhamento, por caixas de elevadores e núcleos centrais. Outros elementos da estrutura pré-moldada são estabilizados na direção horizontal pelos componentes de estabilização (como pelo efeito de diafragma das lajes de piso). O conceito total para estabilidade horizontal assegura que as ações horizontais atuantes em qualquer ponto da estrutura sejam transferidas para os componentes de estabilização e, depois para as fundações.

  1. Descreva três itens que deverão ser levados em consideração no papel das ligações em pré-moldados.

Resposta: Conectar elementos à estrutura de apoio; Garantir o comportamento global pretendido para os subsistemas pré-moldados, como a ação de diafragma nos subsistemas de pisos, ação de contraventamento em paredes compostas por elementos de painéis, etc..; Transferir forças do seu ponto de aplicação para um subsistema de estabilização, como um núcleo ou parede de contraventamento.

  1. Qual a principal característica das estruturas pré-moldadas em esqueleto?

Resposta: As estruturas de esqueleto em concreto pré-moldado consistem de um conjunto de elementos de viga e pilar, interligados de forma racional entre si para compor um sistema estrutural que seja capaz de suportar e transferir as ações verticais e horizontais dos pavimentos e fachadas para as fundações.

  1. Cite três tipos principais de elementos pré-moldados para pisos e coberturas.

Resposta: Pisos com lajes alveolares em concreto protendido ou concreto armado; Pisos com painéis nervurados protendidos; Pisos formados por lajes maciças.

  1. As escadas pré-fabricadas de concreto são produtos interessantes, por qual razão? E quais são os tipos de escadas empregadas?

Resposta: As escadas pré-fabricadas de concreto são produtos muito interessantes por causa da qualidade de acabamento e do custo razoável. A primeira categoria compreende as escadas retas; A segunda categoria compreende escadas monobloco.

  1. Cite três tipos de ligações em pisos e concreto pré-fabricado.

Resposta: Ligações nos apoios; Ligações nas juntas longitudinais; Ligações laterais nas bordas não apoiadas dos pisos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (180.3 Kb)   docx (759.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com