TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concreto Pré Moldado

Trabalho Escolar: Concreto Pré Moldado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 2

Uma estrutura feita em concreto pré-moldado é aquela em que os elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes e outros, são moldados e adquirem certo grau de resistência, antes do seu posicionamento definitivo na estrutura. Por este motivo, este conjunto de peças é também conhecido pelo nome de estrutura pré-fabricada.

Os pré-moldados proporcionam maior agilidade da obra, economia dos materiais e mão de obra, bem como limpeza no canteiro. Sem esquecer também da qualidade do concreto e armações que são calculadas e acompanhadas de perto por especialistas. Quanto mais rápido a obra estiver pronta, menores serão os gastos e mais rápido será o retorno.

Aliando o projeto ao método construtivo, podem-se ter vãos maiores, usando menos material e pés direitos amplos. Considerando ainda que após a cobertura a obra toda pode ser finalizada no seco longe das intempéries.

Esse método construtivo revolucionou a construção na Europa. Após a última grande guerra foi necessária a reconstrução das cidades rapidamente. O uso dos pre moldados foi aplicado em larga escala, resolvendo o problema com eficiência e ganhando confiança por lá. No Brasil com a entrada das multinacionais vem ganhando mercado aos poucos. Hoje já esta sendo empregada nas maiores obras do país como shoppings, supermercados e hospitais.

Nos tempos atuais, tem havido falta de mão de obra especializada na construção civil, assim o uso do pre moldado ganhou espaço facilitando a vida daqueles que precisam construir.

A utilização do pré-moldado numa obra precisa de planejamento anterior ao projeto arquitetônico, principalmente se essa obra sai dos padrões convencionais dos barracões. Pode se utilizar pré-moldados para construção de casas, lofts, prédios, supermercados, igrejas, escolas, galpões, centros de eventos, silos, aviários, condomínios industriais entre outras obras.

Estas estruturas podem ser adquiridas junto a empresas especializadas, ou moldadas no próprio canteiro da obra, para serem montadas no momento oportuno.

A decisão de produzi-las na própria obra depende sempre de características específicas de cada projeto.

Normalmente, no Brasil, são construídos edifícios de até dez andares com estruturas integralmente pré-fabricadas de concreto. Com resistência mecânica que pode chegar até 50 MPa, os pilares são contínuos e têm as ligações, semi-rígidas, resistentes à flexão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com