TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO: AGUARDENTE AMETISTA

Por:   •  27/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  3.485 Palavras (14 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” FACULDADE DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA

                                      Administração

BRUNA MARIA ZUMKELLER FERREIRA

ELCIO ANÍBAL FAGUNDES DE LUCCA

FELLIPE BATISTETTI DOS ANJOS

FELIPE OLIVEIRA CAIRES

IURI ANDRADE MESQUITA

LUIS HENRIQUE PEREIRA DE CARVALHO

RAFAEL ANNELLI PAES

ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO: AGUARDENTE AMETISTA

TUPÃ – SP

2020

BRUNA MARIA ZUMKELLER FERREIRA

ELCIO ANÍBAL FAGUNDES DE LUCCA

FELLIPE BATISTETTI DOS ANJOS

FELIPE OLIVEIRA CAIRES

IURI ANDRADE MESQUITA

LUIS HENRIQUE PEREIRA DE CARVALHO

RAFAEL ANNELLI PAES

ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO: AGUARDENTE AMETISTA

Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Administração da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, a ser utilizado como critério de avaliação e obtenção de nota na disciplina de Trabalho Interdisciplinar Orientado III.  

Docente: Prof. Dr. João Guilherme de Carmargo Ferraz Machado.

TUPÃ – SP

2020

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 JUSTIFICATIVA        4

3 OBJETIVOS        5

3.1 Objetivo geral        5

3.2 Objetivos específicos        5

4 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        5

4.1 Análise externa        5

4.2 Mercado do produto e geográfico        6

4.3 Estrutura de concorrência        6

4.4 Barreiras à entrada        7

4.5 Concentração de mercado        7

4.6 Análise do macroambiente        8

4.7 Aspectos de cultura        9

4.8 Clima organizacional        10

4.9 Mercado de mão de obra        10

4.10 Mercado de bares e restaurantes        10

5 METODOLOGIA        11

6 RESULTADOS ESPERADOS        12

7 CRONOGRAMA        12

REFERÊNCIAS        13

1 INTRODUÇÃO

O setor de bares e restaurantes conta com um cenário promissor que se expande, em média, 10% a cada ano. Segundo a ABRASEL (ASSOCIAÇÃO DE BARES E RESTAURANTES) o setor é responsável por 450 mil oportunidades de empregos, além de sentir com menos intensidade o impacto de crises econômicas. Em 2018, movimentou aproximadamente cerca de R$250 bilhões no Brasil. Ademais, possui nichos específicos que apresentaram crescimentos surpreendentes, com 98% de expansão. (ABRASEL, 2019)

Com o passar do tempo nota-se constante mudança nos hábitos alimentares da população brasileira, devido diversos fatores, como: aumento da população urbana, elevado poder de compra, presença das mulheres no mercado de trabalho, entre outros. Dadas características influenciam diretamente nas percepções e, consequentemente, escolhas do que será consumido pelo indivíduo. (SEBRAE, 2019)

O ramo da “alimentação fora de casa” parece simples, porém, na prática é bastante complexo e envolve uma série de conhecimentos, além de, exigir busca constante por melhorias e alta qualidade. Por conta disso, mesmo com características que indicam um mercado de crescimento e exploração, ainda existe um alto nível de mortalidade dos estabelecimentos, pois, cerca de 35% dos bares e restaurantes fecham as portas em dois anos. (ABRASEL, 2018)

Tendo em vista a necessidade em expandir conhecimentos relacionados ao funcionamento prático de uma organização, surge tal problemática: “Como a Aguardente Ametista é afetada pelo ambiente externo?”. A partir disso, considerando a importância socioeconômica desse mercado para o país, pretende-se analisar as variáveis do ambiente externo que afetam o setor, pois, tais fatores podem acarretar oportunidades e ameaças para a organização.

2 JUSTIFICATIVA

O estudo deste se mostra relevante, dada a importância da organização para o país, uma vez que, tem gradativo crescimento no mercado, gama de franquias, grande influência econômica e na geração de emprego e renda. Além de ser valoroso analisar o ambiente externo, visto que permite identificar oportunidades e ameaças, a fim de planejar estratégias. Ademais, pois, poderá eventualmente servir como orientação a empreendedores com interesse na área.

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo geral

O objetivo geral deste é analisar o ambiente externo a organização, e a partir disso, ressaltar quais os impactos para a ela, ou seja, como ela é afetada pelas forças externas existentes.

3.2 Objetivos específicos

Como objetivos específicos, espera-se:

  • Analisar o mercado de produto e geográfico, na qual a organização se insere; a estrutura da concorrência a que compete, e as formas de barreiras à entrada e concentração do setor;
  • Analisar o macroambiente da organização, a partir das seis forças propostas por Kotler, a saber: forças econômicas, forças político-legais, forças demográficas, forças socioculturais, forças tecnológicas e forças naturais, cujos impactos para a organização estudada deverão ser identificados e descritos a partir de dados secundários;
  • Identificar aspectos da cultura, do clima organizacional e o mercado de mão de obra os quais a permeiam.

4 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

4.1 Análise externa

Segundo Oliveira (2007), a análise externa tem como propósito estudar a relação existente entre organização e o ambiente em que está introduzido, relacionando com oportunidades e ameaças. O macroambiente não é estável, mas sim um todo de forças que muda a cada momento. Como o ambiente externo pode afetar diretamente a empresa o gestor deve se atentar em aproveitar as oportunidades e impedir ou adaptar-se com as ameaças. Toda organização é parte integrante do seu ambiente, logo como os níveis operacionais estão ligados aos elementos internos, a tarefa dos níveis mais elevados - nível estratégico - é estudar e mapear as possibilidades e perigos que o ambiente impõe na organização. O conhecimento mediante o ambiente externo é de total importância para o planejamento estratégico, para conseguir a compatibilidade entre a organização e as forças externas que ficam ao redor de toda organização. (OLIVEIRA, 2007)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (170.1 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com