TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Por:   •  18/5/2018  •  Seminário  •  11.234 Palavras (45 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 45

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

2        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

3        PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA        7

4        ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA        9

5        ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        11

6        DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO        13

7        PLANO DE ENSINO        22

8        DIÁRIOS DE REGÊNCIA        42

CONSIDERAÇÕES FINAIS        52

REFERÊNCIAS        53



INTRODUÇÃO

   Em 04 de setembro do ano 2017, estive no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, motivo este apresentação para o Estágio Curricular Obrigatório III sugerido pela Universidade Pitágoras Unopar.

   No colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, realizei o estágio que foi uma das etapas mais essenciais da minha vida, como futura docente na disciplina de Língua Portuguesa, durante a realização do mesmo, conheci pessoas com séries finais do ensino médio, estudando conteúdos diferenciados e alunos mais maturidade.

   Mas foi nas aulas práticas que adquiri novas experiências, tive mais habilidades e técnicas para trabalhar em sala de aula, ajudando a turma da 1ª série do ensino médio a aprender caminhos que eles possam trilhar com sucesso nas suas vidas.

   Ele ajudou-me a vencer a timidez, a ouvir histórias vivenciadas pelos jovens havendo interação entre estagiária e alunos.

   O estágio além das experiências levou-me a enxergar outros rumos indispensáveis na formação dos profissionais.

   Através do estágio, aprendi que sempre temos que inovar nossos conhecimentos, apresentando trabalhos com mais dinamicidade, criatividades para que as aulas tenham uma boa produtividade e a turma adquiria novos conhecimentos e entendimento nos assuntos.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

   O colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães fica situado na Avenida César Borges, S/n, Bairro: Jequiezinho, Cep: 45.208.001, CNPJ: 04.735.750/0001-62, cidade: Jequié, estado: Bahia.

   Rovelina Lima Macedo é a diretora geral da escola. Claudinéia Nascimento, Geiva Mangabeira e Joseane Jardim são professoras, elas são capacitadas para lecionar a Língua Portuguesa no ensino médio, o horário de funcionamento é turno matutino e vespertino. Todos os funcionários e alunos obedecem ao horário de entrada e de saída do colégio.

   Em Jequié, 9 abril de 2001, o governo do Estado da Bahia inaugurou a obra de construção do Colégio Luís Eduardo Magalhães com a presença na época do senador Antônio Carlos Magalhães, do governador do estado César Augusto Rabello Borges e do secretário da educação Eraldo Tinoco.

   A fundação da biblioteca do Colégio Modelo foi no dia 07 de abril de 2010, ela está aberta a toda comunidade Jequieense. No período da inauguração da biblioteca tiveram presentes os gestores: Jáques Wagner e o governador da Bahia, Osvaldo Barreto Filho, o secretário da educação, Roberto Gondim Pires, o diretor da DIREC 13 e Rovelina Lima Macedo, diretora do respectivo colégio.

   Diretora geral: Luciene Sampaio Viana, diretoras do turno Matutino: Rísia Lopes Soares, vespertino: Joseane Silva Santos Jardim, Noturno: Benilda Domingos dos Santos.

   Sua equipe de gestores atual está assim: Diretores de turno: Matutino: Lázaro Souza Santos, vespertino: Hélio Rocha Sousa Filho. Secretária: Maria Madalena Nery Farias Santos.

   

   


  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

   A ideia principal dos autores é verificar como está a formação e o desenvolvimento  dos professores na disciplina e prática da Língua Portuguesa, eles procuram entender a construção de objetos de ensinos aplicados na sala de aula, durante as aulas de língua materna, através da investigação dos gêneros discursivos nos relatos que os acadêmicos produziam no estágio supervisionado. Inúmeros relatórios foram analisados para saber como está a prática pedagógica voltada ás aulas de Língua Portuguesa.

   As investigações foram abordadas em três etapas principais. A primeira etapa procurava expor o funcionamento dos relatórios, como se deve trabalhar na disciplina de língua portuguesa.

   Já a segunda etapa os projetos de pesquisas dos relatórios eram examinados e na última etapa o objetivo era apresentar as construções dos objetos de ensino. Os autores esperam que suas dedicações nas análises venham tornar forte o trabalho na formação do professor e no ensino da língua materna.

   Com a análise feita nos relatórios do estágio supervisionado, os gêneros discursivos estavam tomados como objeto de ensino da Língua Portuguesa nas aulas supervisionadas pelos acadêmicos durante o estágio.

   Os autores observaram que os trabalhos feitos pelos alunos, eles obtiveram êxito, os relatórios que os alunos da universidade fizeram foram maravilhosos, demonstrando ter conhecimento, habilidades e práticas nas aulas de Língua Portuguesa. Foi percebido pelos autores que além de dominar o uso da língua materna, os acadêmicos estavam capacitados para assumir sala de aula para que os conteúdos de ensino sejam transmitidos aos seus futuros alunos de maneira esplêndida, construindo conhecimento e um bom aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (76.2 Kb)   pdf (490 Kb)   docx (96.3 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com