TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Por:   •  22/11/2020  •  Seminário  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Rodrigo César Silva Lima

Estudante do Curso de Letras

          Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Este trabalho tem natureza pesquisadora, tendo em vista que se trata de uma análise acerca dos conteúdos referentes à fala e a escrita, sendo abordado e trabalhado no Capítulo I - “Linguagem, Socialização e Enunciação” do livro didático de Português do Ensino Médio - Volume 1, do autor José de Nicola.

Não somente na parte inicial, mas no decorrer do material, percebe-se uma maneira superficial de tratar do assunto: fala e escrita. José Nicola não obedece às regras de roteiro, lançando à mente do leitor rápidas ideias, resumidas e não especificadas. Especificar os tópicos com mais detalhes seria importante, porque estaria abrindo espaço para discussões entre professor e aluno acerca do letramento, da fala, escrita e oralidade. De modo geral, pode-se dizer que não há uma intenção realmente precisa de como produzir outros meios que possibilitem trabalhar o conteúdo, de forma a não limitar o aluno meramente a uma leitura sem aquisição de aprendizado.

As atividades propostas se encontram já no final do capítulo, apresentando aspectos voltados para alunos vestibulando, deixando a desejar no conteúdo, uma vez que parece que não houve muito esforço nem criatividade na elaboração das questões, sendo elas todas voltadas para os alunos que têm pressa de serem aprovados no vestibular. Ao todo, são duas atividades. A primeira apresenta questões discursivas, contudo possui apenas 3 questões. A segunda apresenta questões objetivas. Através dessa observação percebemos que essas atividades são propostas apenas com intuito de levar o aluno a fazer interpretações pautadas na metodologia usada nas questões dos processos seletivos de ingresso ao ensino superior. José de Nicola conectou o assunto às questões, em termos de assunto tratado, mas não as metodologias para fusão de ambas as propostas- conteúdo/atividades.

Entende-se que as atividades de um livro didático devem ser tidas como uma forma de reforçar e exercitar o que foi estudado, mas, na elaboração delas, nem sempre é dado a devida atenção que a produção de atividades eficazes requerem. Poder-se-ia dizer que esse capítulo é um exemplo de como os exercícios de fixação de conteúdos não foram devidamente pensados, uma vez que mostram-se confusos quando tentamos situá-los em um contexto de relação ensino-aprendizagem. Não têm uma relação com o que foi anteriormente trabalhado com o aluno, apenas uma ideia superficial do assunto. Não se pode deixar de considerar que a fala é uma constituinte importante de um grupo linguístico. É somente com coerência que é possível que se alcance o sucesso comunicativo entre quem fala e quem ouve.

Tomando este comentário como base, compreende-se que há uma necessidade muito grande em melhorar a maneira avaliativa adotado no livro didático estudado, sobretudo para os temas relacionados à linguagem, que são extremamente importantes nas relações sociais e no que as constitui: a comunicação através da fala. Considerando-se o grande papel que o livro didático possui em sala de aula, este deve estar bem estruturado para conseguir preencher todas as lacunas e desmistificar mitos existentes no contexto da fala e da escrita na língua portuguesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com