TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO MODELO DE GESTÃO

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  11.461 Palavras (46 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 46

6 ANÁLISE DO MODELO DE GESTÃO

A partir deste tópico é mostrada a análise do modelo de gestão realizado na organização Vale do Sol Pousada Hotel. A avaliação é feita seguindo o Modelo de Excelência de Gestão (MEG) difundido pela FNQ (Fundação Nacional da Qualidade). Esta análise é feita através das perguntas do Questionário do Prêmio MPE Brasil.

6.1 FNQ – Fundação Nacional da Qualidade

Segundo o documento Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão da FNQ, a Fundação Nacional da Qualidade é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e também centro de estudo de qualidade de gestão, que existe desde 11 de outubro 1991, com o objetivo principal de disseminar o MEG (Modelo de Excelência da Gestão), este modelo de gestão vem sendo difundido à sociedade há 19 anos. Esse processo ocorre anualmente através da concessão do PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade), premiando empresas que aplicam o MEG em suas respectivas gestões.

Sendo formada por 39 organizações públicas e privadas, que administram o PNQ, a FNQ busca se esforçar para se tornar um centro de referência mundial em excelência de gestão, levando em conta aspectos como a turbulência, já que as organizações existem em um ambiente imprevisível, que sofre constantes mudanças.

Outro aspecto importante com que trabalha a FNQ é a Globalização, as organizações trabalham atualmente em um mundo onde não existem barreiras econômicas e geográficas e linguísticas. O objetivo principal da organização é o de tornar as organizações brasileiras mais competitivas, melhorando a qualidade de vida da população brasileira.

Missão

Disseminar os fundamentos da excelência em gestão para o aumento de competitividade das organizações e do Brasil.

Visão

Ser um dos principais centros mundiais de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre a excelência em gestão.

6.2 MEG – Modelo de Excelência em Gestão

De acordo com o portal da FNQ o Modelo de Excelência de Gestão (MEG) é o carro chefe da FNQ para que ela possa concretizar a sua missão, estimulando e apoiando as organizações brasileiras no desenvolvimento e evolução de suas gestões. O MEG propicia que a organização se autoanalise em relação ao seu grau de maturidade de gestão. Ele é baseado em um conjunto de onze fundamentos que estão descritos na publicação Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão disponível no portal FNQ. Estes fundamentos da excelência são conceitos reconhecidos internacionalmente.

Os fundamentos da Excelência possuem características tangíveis, quantitativas e qualitativas. Os requisitos são expressos em questões formuladas e em solicitações de informações específicas para o melhor entendimento do gestor.

6.2.1 Fundamentos da excelência

De acordo com o documento Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão da FNQ, os fundamentos da excelência são conceitos reconhecidos internacionalmente, que expressam a excelência de gestão, eles levam a práticas ou fatores de desempenho de organizações de classe mundial. Os fundamentos são os seguintes:

  1. Pensamento Sistêmico: de acordo com o documento de conceitos fundamentais de excelência em gestão, o pensamento sistêmico mostra como as organizações estão inseridas em um ambiente externo, e internamente há uma combinação de recursos humanos e organizacionais, que podem afetar a empresa positivamente ou negativamente.
  2. Aprendizado Organizacional: o aprendizado organizacional deve fazer parte do dia a dia de toda organização. Ele é construído através de percepção, recepção e compartilhamento de informações. Este processo é extremamente necessário para que a organização evolua.
  3. Cultura de inovação: este conceito busca promover um ambiente aberto a novas ideias que serão introduzidas no ambiente organizacional. Uma organização aberta à inovação tem mais competitividade no seu ramo de atuação.
  4. Liderança e constância de propósitos: os líderes devem atuar dentro das organizações tendo uma visão sistêmica, que abrange as fronteiras internas e externas da organização. Ele coloca estes conceitos em prática, coordenando, negociando e supervisionando os processos da empresa.
  5. Orientação por processos e informações: é necessário que a organização compreenda seus processos internos que agregam valor para as partes interessadas. A organização deve ter domínio sobre os processos, já tendo este conhecimento, a empresa pode prevenir problemas, usar os recursos de forma eficiente e evitar o desperdício.
  6. Visão de futuro: é um conceito fundamental para a organização prever seu futuro e adotar práticas de planejamento estratégico. A organização deve sempre se antecipar para o futuro, sempre se adaptando, garantindo assim sua sobrevivência em momentos de crise.
  7. Geração de valor: a geração de valor para as partes interessadas aprimora a qualidade das relações entre empresa e seus ambientes externos e internos. A empresa põe em prática este conceito, estabelecendo metas e indicadores e acompanhando suas respectivas evoluções.
  8. Valorização das pessoas: atualmente nas organizações, é de fundamental importância que a empresa crie condições para que os colaboradores tenham a oportunidade de se realizarem profissionalmente e humanamente, tendo a oportunidade de aprender e se desenvolver como pessoa e colaborador.
  9. Conhecimento sobre o cliente e o mercado: a organização deve desenvolver serviços variados com foco em atender as variadas necessidades dos clientes da empresa, é de fundamental importância que os líderes se antecipem ás expectativas do mercado, buscando assim uma relação duradoura com seus parceiros.
  10.  Desenvolvimento de parcerias: as organizações atuais que querem oferecer valor agregado em seus produtos e serviços devem procurar formas de parcerias com outras instituições. As parcerias podem ser desenvolvidas com, por exemplo: setor público, outras empresas, fornecedores e clientes. Esta colaboração mútua permite que os objetivos sejam alcançados.
  11. Responsabilidade Social: todas as organizações devem desenvolver relacionamentos baseados na ética, levando em conta este conceito, qualquer organização se relaciona com a sociedade em geral, atendendo de uma forma ou de outra suas expectativas e necessidades. Assim as empresas devem ter consciência moral, e procurar exercer suas atividades de uma forma sustentável, respeitando a sociedade como um todo e também a vida natural.

6.2.2 Critérios de Excelência

Seguindo os Cadernos Compromissos com a Excelência, os chamados critérios de excelência (Figura 10) difundidos pelo Modelo de Excelência de Gestão são utilizados para a organização se auto avaliar e obter seu diagnóstico de gestão. Os mesmos fazem parte do documento Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão, a partir da avaliação que a organização faz de si mesma, ela pode estabelecer modelos de melhoria na sua própria gestão.

Figura 10 – Critérios de Avaliação

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (81.6 Kb)   pdf (587.9 Kb)   docx (321.3 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com