TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOS INDICADORES FINANCEIROS DO MAGAZINE LUIZA NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022

Por:   •  27/7/2022  •  Resenha  •  1.897 Palavras (8 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS SOCIAIS E APLICADAS

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRÇÃO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DOCENTE: ANGELICA CATARINE DA MOTA ARAUJO DISCENTE: LICURGO DA SILVA MARTINS

 MATRÍCULA: 171830911

ANÁLISE DOS INDICADORES FINANCEIROS DO MAGAZINE LUIZA

PATOS 2022

  1. INTRODUÇÃO

Indicadores financeiros são bases de resultados que geram informações sobre o escopo financeiro de uma empresa para análise de desempenho e resultados. Sem eles, os gerentes acabam incapazes de tomar decisões informadas. Munidos desses dados, os gestores conseguem definir os resultados do período atual com dados de períodos anteriores e permitir que tenham dados e análises consistentes para ajudá-lo a tomar decisões.

A empresa que será feita a análise de seus indicadores é o Magazine Luiza, e é interessanrte observar que os indicadores financeiros são avaliados através de dados conseguidos em seus demonstrativos financeiros. Dentre os índices existentes, no presente trabalho serão abordados os indicadores de liquidez, atividade, rentabilidade e endividamento.

A base de informações quantitativos do presente estudo foram obtidas através do Demonstrativo financeiro padronizado da empresa em questão. Tais informações foram ordenadas e calculadas por do Excel. Os resultados  conseguidos serão detalhados no relatório que  em seguida, que abrande ao trimestre  de Dezembro de 2021 a Março de 2022.

ANÁLISE DOS DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Indicador de liquidez

Os indicadores de liquidez são utilizados para verificar a capacidade creditícia e monetária de uma organização para cumprir as obrigações contidas no passivo circulante. Assim sendo, são indicadores muito significativos para monitorar a saúde financeira de uma empresa. A análise do MGLU iniciará com quatro subindicadores de liquidez.

O primeiro indicador a ser analisado é a liquidez corrente , que no ano de 2021, foi 1,61. Se comparado de forma direta com o ano de 2022, quando a liquidez imediata da organização obteve um índice de liquidez superior, no valor de 1,80, pode-se afirmar  que em 2022 o grupo Magazine Luiza teve uma melhora na sua saúde financeira. Todavia, é válido salientar que em nos dois períodos a empresa conseguiu ter uma ótimo performance, porque os resultados expostos apontam que o MGLU possui um excedente de liquidez imediata, sendo satisfatório para  manter-se estável no mercado.

Ao analisarmos a liquidez imediata da organização observamos que, diferente na liquidez corrente, houve uma queda significativa no valor obtido, Em 2021 a liquidez imediata da empresa foi de 0,27 e em 2022 esse valor diminuiu para 0,18. Significa dizer que, de modo geral, a organização tinha menos dinheiro disponível em caixa no primeiro trimestre de 2022, o que incide negativamente na capacidade de pagamento imediato.

Acerca do indicador de liquidez seca, o resultado  apresentou uma sucinta melhora de 2021 para 2022. Em 2021 o resultado alcançado foi de 1,01, e no ano de 2022 esse resultado subiu para 1,06. Apesar disso, é interessante observar que o índice de liquidez seca não considera o estoque, isto significa que esse indicador irá calcular a capacidade de pagamento da organização subtraindo a presença do estoquee sua chance de tornar-se líquido, dando o valor real da porcentagem de obrigações que a empresa pode cumprir sem vender nada durante um dado período.

E no caso da liquidez geral do Magazine Luiza, do qual o cálculo é  mais vasto e considera tanto o ativo circulante como o passivo circulante, bem como o ativo circulante e o realizável a longo prazo, é uma métrica da análise financeira mais completa que as demais. Nesse indicador é perceptível os seguintes resultados. Por mais diferenças que tiveram entre os índices acima, em 2021 e 2022, o valor obtido no cálculo foi de 1,05. Diante disso é possível perceber apesar de alterações que houveram entre ativos e passivos circulantes e as demais variáveis que compõem este cálculo, durante o trimestre analisado não houveram mudanças significativas a ponto de alterar o índice de liquidez geral  e a empresa conseguiu manter uma margem excedente notável.

Em suma, a análise de liquidez da empresa Magazine Luiza demonstra que houveram oscilações positivas entre Dezembro de 2021 e Março de 2022. Porém quando comparados os períodos é perceptível que o índice de liquidez geral se manteve. Entretanto, apesar das variações positivas e a manutenção da liquidez geral, os indicadores de liquidez imediata mostram que o Magalu    está com  o índice abaixo de  1, o que não é interessante , mas é preciso constatar que não significa que a organização perdeu sua capacidade de pagamento, mas que parte do patrimônio está no estoque, que tem um período maior para transformar-se em disponível para o resgate imediato.

  1. Indicador de atividade

O índice de atividade são medidos pelos índices de: Giro de Estoque, Prazo Médio de Estocagem e Giro do Ativo Total.  Esses índices mostrarão a velocidade que o Estoque se transforma em no dinheiro em caixa.

Para iniciar, o indicador avaliado será o giro do estoque. No ano de 2021 o giro do estoque da MagaLu foi de 0,68, já em 2022 esse valor subiu para 0,78. Previamente já é possível ver que a empresa conseguiu vender mais, proporcionalmente, do seu estoque no ano de 2022. Considerando que o período são de 3 meses, entende-se que a empresa teve um bom desempenho que em ambos os períodos não teve dificuldades em resolver o acúmulo de seus estoques.

O segundo indicador a ser estudado será o prazo médio de estocagem, que resumidamente é o tempo em que os produtos ficam armazenados. Desse modo, os dados obtidos no ano de 2021 através dos cálculos realizados totalizaram 132 dias, já em 2022 esse período diminuiu para 114,8 dias, dando sinais suficientemente claros para concluir que a empresa conseguiu um desempenho mais satisfatório que em 2021.

Concluindo, o último indicador analisado será o giro do ativo total da organização. No ano de 2021 o resultado obtido através dos cálculos foi de um giro de ativo total igual a 0,22 enquanto em 2022 o giro do ativo total da MagaLu foi de 0,26. De modo genérico, é possível atestar que a organização conseguiu um melhor desempenho em 2022, mesmo que sua base de vendas foi suavemente que o ano de 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (96.6 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com