TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE E RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO SOBRE O ARTIGO CIENTÍFICO: ESTUDO ESTATÍSTICO DE PRODUÇÃO DE CONCRETOS COM ADIÇÕES MINERAIS

Por:   •  4/5/2018  •  Monografia  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA- UFBA

INSTITUTO DE MATEMÁTICA

ANÁLISE E RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO SOBRE O ARTIGO CIENTÍFICO: ESTUDO ESTATÍSTICO DE PRODUÇÃO DE CONCRETOS COM ADIÇÕES MINERAIS

DEBORAH SANTOS DE SOUZA

Salvador

2018

ESTUDO ESTATÍSTICO DE PRODUÇÃO DE CONCRETOS COM ADIÇÕES MINERAIS

Paulo Ricardo de Vargas Furquim

Respostas do questionário sobre o artigo

O presente artigo tem como objetivo principal  estudar a influencia entre a relação de água/aglomerante, resistência à compressão, tipo e teor de adição mineral com variáveis dependentes da microestrutura e durabilidade do concreto através de ferramentas estatísticas.

O objetivo da pesquisa é estudar, através de ferramentas estatísticas adequadas, as relações e a significância de influências dos principais parâmetros constitutivos das misturas estudadas como o tipo e teor de adição mineral, relação água/aglomerante e resistência à compressão, sobre as demais variáveis relacionadas à microestrutura e à durabilidade.

A população em estudo é o concreto com adição de minerais.

A metodologia de coleta de dados da pesquisa se deu da seguinte maneira: foram realizados alguns projetos pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Concreto ‘GEOPECON’, sendo cada projeto com características diferentes e nomeados como: PROJETO 1POZ, PROJETO 2CAL, PROJETO 3ATI, PROJETO 4FIN e PROJETO 5CAR.

Portanto, a amostra tem um tamanho total de 5 projetos, sendo cada projeto dotado de características diferentes  e resultados diferentes, estes que serão análise de estudo.

A unidade amostrada é o cimento com aditivos e teor de adição diferentes em cada projeto.

O tipo de amostragem é o cimento Portland, de alta resistência inicial, CP-V ARI, todas as pesquisas e projetos foram realizados com esse mesmo tipo de aglomerante.

A metodologia de analise de dados utilizada foi a análise de variância ‘ANOVA’, onde o seu objetivo é identificar se o valores de variáveis de resposta, medidas em diferentes níveis, diferem significativamente. A técnica consiste em comparar grupos de observações através da comparação da variabilidade das médias entre os diferentes grupos com a variabilidade das observações dentro de cada grupo.

Esta análise foi determinada através de um teste que consiste em comparar valores calculados e tabelados para um determinado nível de significância de uma função de distribuição da probabilidade F (distribuição de Fisher).

Os resultados foram discutidos e demonstrados através de gráficos de variação, e tabela de dados para a descrição de cada análise, além de valores obtidos através de cálculos da ‘ANOVA’.

Os resultados da pesquisa foram satisfatórios, grande parte dos modelos gerais de regressão linear múltipla apresentou significância e coeficiente de determinação forte e muito forte. Para os modelos individuais de regressão linear simples obteve-se significância forte em menos de um terço das análises para o tipo e teor, e cerca de dois terços para a relação a/ag e resistência à compressão das variáveis dependentes da durabilidade. Praticamente, todos os modelos individuais apresentaram coeficientes de determinação variando de médio a fraco. Esses resultados mostraram que existe significância mais forte e menor dispersão nos modelos quando realizada a regressão múltipla. Este resultado já era esperado pelo autor, tornando a pesquisa satisfatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com