TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Cientifico Para Estudo

Por:   •  24/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 5

                                       

Faculdades Metropolitanas Unidas

Disciplina: Teoria e História do Direito

Professor: Ricardo Libel Waldman

Aluna: Isabella Carreira de Aquino Navarro – RA: 3899209

Um dos momentos importantes da Cultura Helênica é, sem dúvida, a obra de Sófocles com especial ênfase para a Trilogia Tebana. Antígona, diante da morte de seu irmão Polinício e do édito de Creonte (rei de Tebas), que proibia o sepultamento do rapaz, rebelou-se contra o Estado, então representado na pessoa de Creonte, afirmando o direito ao sepultamento do corpo de seu irmão. Este é um dos maiores momentos do Direito em todos os tempos. Na defesa de seus argumentos ela invoca a proteção de leis superiores àquelas produzidas pelo Estado e que, por eternas, não se sujeitavam às vontades deste ou daquele governante temporário. Não há como esconder a forte denúncia do relativismo e da legislação feita para atender interesses momentâneos e menores, no desafio fundamental que ela lançou. Esta passagem marca a construção do conflito de direito natural que tanta importância tem para o combate à tirania. Alguns analistas pensam que o direito é uma construção romana e que a Grécia não desenvolveu as artes jurídicas de forma notável. O que não é verdade as concepções de ordem jurídica eram representadas no teatro. Além disso a peça mostra a luta do herói( Édipo) por controlar o destino, tentar ir contra o fluxo dos acontecimentos, terminando em um final trágico. O questionamento diante da leitura e se na contemporaniedade nós também não estariamos indo contra à ordem natural das coisas e violando o direito natural no âmbito do meio ambiente. Será mesmo que tais indagações teriam compatibilidade ou seria apenas uma mentira conveniente?

A  atribuição humana de manipular o clima da Terra é,para alguns, extremamente absurdo. Estaríamos falando de forças de magnitude extremamente gigantescas, enquanto que a ação humana é uma coisa minúscula. Existe neste contexto um interesse geopolítico muito grande que usa do cientificismo para legitimar uma agenda geopolítica internacional. O INPE( Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) gosta de trazer notícias sensacionalistas, comparando área de desmatamento com duas regiões de Belo Horizonte, de São Paulo mas não faz a comparação escalar do quanto é o tamanho da Amazônia, e quando os dados são expostos vê que é uma coisa pequena de desmatamento frente ao universo que é a floresta. Nem sequer o nosso desmatamento está interferindo na floresta e muito menos a floresta interfere no clima da Terra. Por exemplo o desmatamento legal é de 20 % de área que o agricultor ou dono da propriedade pode fazer e o desmatamento ilegal que muitas ONG’s também estão envolvidas e recebem dinheiro para isso.

Muitos cientistas afirmam tais hipóteses, porém uma teoria necessita de evidências que validem/comprovem sua pesquisa o que não é o caso temos hipóteses controvérsias ou falsas como se fossem resultantes de um consenso entre os especialistas. De acordo com o professor Luiz Carlos Molion o aquecimento apenas se explica por processos físicos naturais, independentes de qualquer presença ou atividade humana. O que provoca as mudanças climáticas,para ele, é o resfriamento da Terra ainda termina dizendo que há um doutrinamento de mudanças climáticas, quase que religioso que conseguem mudar leis e impõem isso como meta de consumo, com isso a indústria fica limitada a usar um modelo de produção.

Mudanças climáticas são fenômenos naturais, que sempre acontecem. Nos últimos 20 anos, o que cresceu foi o monitoramento do planeta, por meio do sensoriamento remoto, de estações meteorológicas. A conclusão de seu pensamento é a de que não tem a ver com questões climáticas e sim com questões econômicas. O desenvolvimento não tem que ser sustentável, e sim racional.

Além do professor Molon vários outros especialistas se juntaram a sua tese e confirmam que não é o CO2 quem controla as mudanças climáticas e sim as variações do Sol, que tem ciclos de atividades diferentes e qualquer variação reflete no planeta devido à proximidade. Ou seja são grandes incógnitas muito maiores que qualquer ação do homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com