TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE FINANCEIRA

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 6

2 ANÁLISE FINANCEIRA DA EMPRESA ALFA E BETA COMÉRCIO DE PRODUTOS ELETRÔNICOS S/A

Conforme Gitman (1997, p. 46), existem três tipos de fluxos de caixa. O fluxo operacional, o de investimento e o fluxo de financiamento.

“Os fluxos operacionais são fluxos de caixa – entradas e saídas – diretamente relacionada à produção e venda dos produtos e serviços da empresa. Esses fluxos captam a demonstração do resultado e as transações das contas circulantes ocorridas durante o período”. (GITMAN, 1997, p. 49)

Os fluxos de investimento são fluxos de caixa associados com a compra e venda de ativos imobilizados e participações societárias, resultam de operações de empréstimo e capital próprio. Tomando ou quitando empréstimos tanto de curto prazo (títulos a pagar) quanto em longo prazo resultará numa correspondente entrada ou saída de caixa. (GITMAN, 1997, p. 52).

Uma empresa eficiente deve possuir uma política estruturada na área de finanças, mantém um fluxo de caixa, que controla entradas, sabendo-se assim ter disponibilidades de valores para pagamentos de contas, e investimentos. Depois dos lançamentos feitos e controlados, a movimentação deve ser repassada para a contabilidade que monta os demonstrativos contábeis.

Para Menezes (2001, p. 23), a palavra investimento significa aplicação de recursos em meios de produção ou geração de receitas, ou seja, empregar esforços em determinado objetivo.

Hilgert (2015, p. 1) enfatiza que desde os primórdios da administração científica, deve ser levado em consideração um requisito de suma importância que é o resultado financeiro do investimento, visto que qualquer investidor quer ter como certo o retorno do capital investido além da geração de receitas que devem ser provenientes do investimento em questão. O principal objetivo de uma organização ao tomar a difícil decisão de investir é a maximização de receitas, melhor aproveitamento possível dos recursos que estão a disposição a fim de aumentar cada vez mais seus lucros, obtendo o retorno do investimento.

O planejamento inicial exposto pela empresa Alfa e Beta Comércio de Produtos Eletrônicos S/A é bem claro, com base em pesquisas de mercado realizadas antes da abertura da empresa se consegue fixar as metas para o primeiro ano de existência, onde esta, apesar de não conseguir obter de volta o valor inicial investido, consegue terminar com rentabilidade considerável para o primeiro ano negócio.

Em termos de projeção de crescimento nos anos seguintes apresentará os seguintes números.

Lucro Líquido Crescimento Valor Final Líquido

ANO 1 85.759,04 85.759,04

ANO 2 85.759,04 6% 90.904,58

ANO 3 90.904,58 6% 96.358,86

ANO 4 96.358,86 6% 102.140,39

ANO 5 102.140,39 6% 108.268,81

Ao se observar o crescimento de 6% esperado nos primeiros cinco anos de trabalho é evidente que a partir do terceiro ano de funcionamento a empresa já terá uma lucratividade considerável e terá conseguido se ressarcir do investimento inicial de R$ 200.000,00 realizado.

Embora se observe que a empresa está em expansão não se mostra um investimento lucrativo a ser feito em suas ações, pois o lucro com as mesmas se mostra irrisório, não compensando fazê-lo considerando os dados que se apresentam.

Segundo Helfert (2000, p. 182), a análise adequada dos investimentos empresariais requer que o analista e o responsável pelas decisões sejam muito conscientes e específicos a respeito dos inúmeros aspectos envolvidos. Precisa-se fixar uma série de regras básicas para garantir que os resultados sejam coerentes e importantes. As principais regras destacadas por Helfert são:

• Definição do problema;

• Natureza do investimento;

• Estimativa dos custos e benefícios futuros;

• Fluxo de caixa;

• Dados contábeis relevantes;

• Custos Históricos;

• Valor do Dinheiro no tempo.

Para Helfert (2000, p. 9), o ideal seria começar qualquer avaliação de investimento declarando abertamente o motivo de se realizar tal investimento. Definir e delimitar o problema a ser resolvido ou a oportunidade apresentada pelo investimento e identificar qualquer alternativa potencial para a ação proposta, para que assim seja efetuada uma análise adequada. Deve-se haver uma conclusão ponderada em relação ao investimento onde seja superior ao desejo de prosseguir sem a devida cautela.

A maioria dos investimentos empresariais tende a ser independente quando se tem recursos disponíveis para a realização de dois projetos distintos ou mais. Contudo existem circunstancias nas quais é necessário que sejam feitas escolhas de forma a utilizar da melhor forma possível o capital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com